Ácido

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
AAAcido.jpg ESTE ARTIGO É CORROSIVO!!!

Portanto, não o cheire, não o lamba e evite o contato com a pele, olhos e mucosas. Em caso de contato, não provoque vômito, procure ar fresco e lave a porra toda com água corrente em abundância.

Cquote1.png Cuidado com essa substância, o poder de corrosão dela é enorme... Cquote2.png
Engenheiro Químico sobre ácido sulfúrico

Cquote1.png Se tem H, é ácido. Cquote2.png
Aluno de ensino médio que dormiu nas aulas de química sobre ácidos.
Cquote1.png Mas pensei que ácido queimasse! Cquote2.png
Criança de 5 anos sobre o fato dos refrigerantes de cola terem ácido fosfórico na composição.
Cquote1.png Nitrogênio com 3 e o Enxofre com 4, Cloro, Bromo e Iodo com 3 ou 4, ou sem nenhum! Cquote2.png
Seu professor de química sobre como identificar os ácidos fortes.

Ácido é um nome dado a um composto químico de merda, criado pra enfrentar os álcalis, que são os seus opostos. São muito conhecidos, e vamos falar dessas drogas hoje, agora, já, nessa hora, nesse artigo, ah, chega de enrolação...

Como descobriram?[editar]

Não beba, seu idiota! Isso não é um remédio!

Quando o neanderthal botou um líquido na boca e queimou a bocarra dele. Invocado da vida, mandou aquele troço pra sogra dele, que foi derretida instantaneamente. Vendo o poder de fogo que tinha em suas mãos, o neanderthal decidiu usar aquilo em suas guerras, causando terríveis destruições.

Svante Arrhenius (quem?), um químico trouxa, descobriu reações que transformavam água em vinho ácido e álcali, sendo que o ácido ficava com o azedo e queimante e o álcali ficava com o amargo (ou adstringente, que eu não faço ideia do que seja), o gosto de sabão.

Composição[editar]

Todo ácido possui um íon chamado H+. Este troço é que confere ao ácido poderes inacreditáveis de tostar qualquer coisa, dependendo do tipo de ácido e de coisa que nos referimos (Chuck Norris e Goku por exemplo nada sofrem debaixo de ação de qualquer ácido que exista).

Segundo os químicos existe um nivelador de potência dos ácidos, chamado pH. Esse troço (que não tem nada a ver com PhD) mede através de coisinhas chamadas de indicadores de pH se o ácido é ácido ou se ele é um álcali (como é que é?).

Um doutor chamado Gilbert Newton Lewis criou um ácido próprio, o ácido de Lewis, um troço que ninguém sabe porque ele criou e que a única diferença para os outros ácidos é porque esse tinha o nome dele. Outros dois palermas, Johannes Nicolaus Brønsted e Thomas Martin Lowry criaram outro tipo de ácido, um que leva o nome dos dois. Bom, isso tudo é bobagem, vamos enfim para os ácidos.

Exemplos de ácidos[editar]

Único tipo de ácido que todo mundo pode tomar. Só cuidado pra não ficar doidão!

Vantagens de existir os ácidos[editar]

O que ocorre com quem leva ácido na cara.
  • Com os ácidos foi possível para os cirugiões de araque poderem trabalhar (e ferrar com a cara das mulheres).
  • Graças aos ácidos podemos enfim fazer experiências com formigas, podendo ver elas queimarem e ficarem agonizando.
  • Certos ácidos só servem pra os professores de Química darem notas baixas em você por não saber qual é a fórmula do ácido bórico, nem do ácido ascórbico.
  • Outros ácidos servem para você queimar aquela prova de química que o professor te deu nota baixa por você não saber qual a fórmula do ácido bórico, nem do ácido ascórbico.
  • Ácidos são ótimas formas de queimar o seu boletim escolar cheio de notas baixas.
  • Graças aos ácidos também, podemos acabar com a raça das nossas sogras com maior facilidade. Principalmente se usarmos o chamado "cianeto".

Galeria ácida[editar]

Ver também[editar]

Mirror2.jpg Conheça também a versão oposta de Ácido no Mundo do Contra:

Espelhonomdc.jpg

C2C3Tetra.jpg
Química inorgânica
v d e h

Funções inorgânicas: Ácido - Base - Sal - Óxido - Hidreto

Grupos funcionais: Hidróxido (OH-) - Hidrogênio (H+ | H-) - Oxigênio (O2-)

Teoria desnecessária que você tem que aprender: Ligação química (Iônica - Covalente - Metálica) - Molécula - Geometria molecular - Simetria molecular - Forças intermoleculares - Agregado iônico