Ácido carbônico

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
ESTE ARTIGO É SOBRE QUÍMICA

Frascosquimica.jpg
Estrutura química de Ácido carbônico
Ácido carbônico
Nome IUPAC
Ácido carbônico
Fórmula química H2CO3
Sinônimos Carbonato de hidrogênio, água com gás.
Informações gerais
Efeitos em mafagafos Nem um pouco.
Efeitos alucinógenos Duvido...
É comestível? Nein
Pode ser usado como
tempero em pizzas?
Não, mas pode ir no guaraná.
Informações físico-químicas
Massa molar 62 g/mol.
Densidade 1,2 g/cm3.
Ponto de fusão Uns °C.
Ponto de ebulição Outros °C.
Solubilidade em água Bastantes mg/mL (20°C).
Informações de segurança
Metabolismo WTF?
Toxicidade Nulo.
Inflamabilidade Nulo.
Meia-vida Não me pergunte isso.
Excreção Por arrotos.

Cquote1.png Ele é muito instável, tenham paciência. Cquote2.png
Terapeuta do ácido carbônico para demais ácidos sobre ácido carbônico.

Não nos responsabilizamos pelo consumo exagerado de ácido carbônico.

O ácido carbônico é o ácido mais inofensivo de todos. Ninguém tem medo dele. Enquanto os outros corroem, ferem e até podem matar, o ácido carbônico não machuca nenhuma mosca. Por isso, ele é discriminado pelo resto dos ácidos. De tão fraco, ele é usado em várias bebidas, tanto Coca-cola (quem ataca os dentes é o ácido fosfórico) quanto cerveja e Refrigerantes Noku. O refrigerante, bebida largamente consumida em todo o mundo, tem o ácido carbônico como componente fundamental. Esse ácido é formado por meio da mistura de gás carbônico e água num aparelho denominado carbonizador, em seguida é adicionado aos demais ingredientes, o que confere ao refrigerante uma boa aparência e um sabor agradável, fazendo então aquelas bolinhas bem conhecidas. Porém, o ácido no refrigerante, se for misturado com Mentos, pode causar efeitos devastadores.

História[editar]

Não se sabe precisamente quem o descobriu. O que se sabe é que tudo começou quando um garotinho tomou Mentos com Coca-cola e o resto eu acho que você sabe (ou não) . Continuando, quando os peritos foram examinar o corpo do menino, descobriram uma nova substância no estômago da criança, que era o gás carbônico.

Características e produção[editar]

O carbonato de hidrogênio é um ácido bem fraco. Sim, isso já foi repetido centenas de vezes no início deste artigo, mas é para encher o saco de quem está lendo isso ter certeza de que todo mundo sabe. O método mais famoso de produção desse ácido é a mistura de dióxido de carbono com Guaraná Dolly, ou outro refrigerante à sua escolha. E eu já disse que ele é um ácido bem fraquinho?

Efeitos da mistura ácido carbônico com mentos com Guaraná Jesus.

Sendo uma substância muito instável, não se pode obter ácido carbônico puro. Se ele for purificado, irá provocar uma reação violenta seguida de uma explosão, assim como ocorre na bomba de Mentos com algum refrigerante.

Usos[editar]

O ácido carbônico é usado na fabricação de refrigerantes. Ele é quem faz aquelas bolhinhas, que não servem para porcaria nenhuma. A utilidade mais legal do ácido carbônico é a produção do coca-mentos. Além de ser usada nas brincadeiras, essa mistura pode servir como combustível de foguetes, combustível para carros comuns, bomba atômica, entre outras coisas interessantes.


Ver também[editar]