İstanbul Başakşehir Futbol Kulübü

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
İstanbul Başakşehir Futbol Kulübü
Escudo do İstanbul Başakşehir.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial İstanbull Baixacalçasaqui Futbol Kulübü
Origem Bandeira da Turquia Turquia - Istambul
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio Fatia Inteirinha Stadium
Capacidade 17600
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador Companhia de Esgoto de Istambul
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Turco
Divisão Só não é campeão
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



İstanbul Başakşehir Futbol Kulübü é um time de futebol turco que só existe para assistir o Beşiktaş, Fenerbahçe ou Galatasaray serem campeões, em outras palavras, fazer número no campeonato turco para que o torneio não se pareça apenas um triangular entre os únicos times que realmente prestam da Turquia. É um time pequeno e sem importância que nunca ouvimos falar. O seu maior rival é o Kasımpaşa porque é o único time que tem chances reais de derrotar em Istambul, e mesmo assim não ganha todas.

História[editar]

Fundação[editar]

Fundado em 1990 com o nome de İstanbul Büyükşehir Belediyespor (Istambul Bundalelê Bola a seu dispor, em português) era inicialmente um clube formado por jogadores de Istambul frustrados por nãos erem capazes de jogar nos grandes clubes da cidade, esses renegados se uniram então para formar o seu próprio clube. Como eles não foram dispensados a toa, o timeco não teve o menor sucesso em seus primeiros anos, e ainda é um mistério como não faliu, mas ficou de 1990 até 1996 na última divisão, sustentado pela Companhia de Esgotos de Istambul, única empresa que tinha moral de patrocinar um time merda desses.

1. Lig[editar]

A "1. Lig", apesar do número 1, na verdade é um nome eufemístico para "Segunda Divisão da Turquia", e de 1997 até 2006 o İstanbul frequentou com muito orgulho essa merda de divisão, 10 anos visitando as piores pocilgas da Turquia, porém o patrocínio com a Companhia de Esgoto de Istambul expirou em 2006, aí o time pode subir de divisão ao se esforçar um pouco pela primeira vez, ao ser vice da segundona.

Primeiro rebaixamento[editar]

Pela temporada de 2006-07 o İstanbul Başakşehir fazia sua estreia na primeira divisão da Turquia, e em seus primeiros anos se acostumou com o meio da tabela, contentado que ser campeão era impossível, apenas vencia os piores times e garantia o meio da tabela. Como a torcida é pequena, todos preferem Beşiktaş, Fenerbahçe ou Galatasaray para torcer em Istambul, nunca houve exigência para os jogadores.

Todavia, em dado momento, percebeu-se que a sala de troféu do clube estava vazia. Como seria impossível ser campeão da primeira divisão, um audacioso projeto levou o time a ser rebaixado no campeonato turco de 2012-13, e no ano seguinte retornaria com o objetivo alcançado ao ser campeão da segunda divisão.

Liga Europa da UEFA (2015-2017)[editar]

Após alguns anos no meio da tabela do torneio nacional, a qualidade do futebol turco decaiu, e isso possibilitou o İstanbul Başakşehir começar a brigar para ficar em quarto ou quinto lugar da competição, o que serviu para dar vaga ao clube em suas primeiras Liga Europa da UEFA, mas a estreia em 2015-16, por exemplo, só serviu para o clube ir dar uma passeada na Holanda mesmo, porque na fase preliminar foram duas derrotas e eliminação relâmpago para o AZ Alkmaar.

Na temporada seguinte, pegou gosto pela competição, mas dessa vez eliminou um, o HNK Rijeka mas só após dois empates, só que depois foi facilmente eliminado com duas derrotadas perante o Shakhtar Donetsk.

Süper Lig 2016-17[editar]

O campeonato turco de 2016-17 foi o grande destaque da história do İstanbul Başakşehir, em 34 jogos foram apenas 3 derrotas, mas como nesse estatística incrível inclui-se uma derrota por 4x0 para o rival de merda o Kasımpaşa SK, o time foi impossibilitado de ser campeão, e a taça do título foi entregue para o Beşiktaş JK por Erdoğan.

Títulos[editar]

Na impossibilidade de vencer a primeira divisão