Álcool

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambug.png
Putz, que desconfusão...
Será que você não estava procurando pelo álcool etílico?

Nota: este artigo fala sobre a função orgânica álcool. Se procura por outro tipo de álcool, olhe álcool (desambiguação).
LSD-2D-3D.png
Lobisomem Negão.jpeg

Este artigo é relacionado à química.

Este artigo louva Atkins.

Não cheire eugenol, é viciante...


Discionario em png.PNG
O Descionário possui um verbete sobre Álcool

Cquote1.png A causa e a solução de todos os nossos problemas Cquote2.png
Homer Simpson sobre Álcool
Cquote1.png Classe muito importante de compostos orgânicos. Cquote2.png
Capitão Óbvio sobre Álcool
Cquote1.png U CÃO FOI QUE BUTÔ PÁ NÓIS BEBÊ!! Cquote2.png
Jeremias sobre Álcool
Cquote1.png Esses compostos possuem uma hidroxila ligada a um carbono com hibridização sp3... Cquote2.png
Engenheiro Químico sobre Álcool
Cquote1.png Tu és para mim o que sou para ti, tu vais me matar mas eu vou te engolir. Cquote2.png
Você sobre Álcool

Álcool é uma importante (ou não) função orgânica descoberta por Jeremias nos idos da juventude de Dercy Gonçalves.

Tabela de conteúdo

[editar] Química

Molécula de etanol, álcool muito conhecido (e apreciado).

Os álcoois são compostos orgânicos que possuem uma hidroxila (OH-) ligada a um carbono que esteja tomando de quatro átomos diferentes, ou seja, nenhum átomo esteja colocando duas (ligação dupla) ou três (ligação tripla) vezes no carbono mencionado. Na Química, diz-se que esses carbonos estão chapados saturados.

Embora existem álcoois que possuam anéis aromáticos, o importante é o carbono que tem a hidroxila: se ele estiver fazendo quatro ligações simples (tomando de 4 diferentes), é um álcool, se não é um enol (composto tão instável quanto o humor da tua esposa nos dias de TPM).

[editar] Nomenclatura

O nome álcool deriva do termo árabe ó o khu, frase falada por esse povo ao ver um bêbado andando pela rua. Foi assim que surgiu a expressão "Cu de bêbado não tem dono".

A IUPAC, organização que organiza a química a nível mundial (e que nunca teve muito sucesso nessa organização), deciciu que todos os álcoois terminariam em 'OL'. Assim, o etanol, o metanol, o formol e o bucetol são álcoois com, respectivamente, dois, um e cuatro átomos de carbono na sua estrutura.

[editar] Clasificação dos álcoois

DramaticQuestionMark.png
Você sabia que...

A clássificação de um álcool está íntimamente relacionada ao carbono que está levando da hidroxila, e dependerá de quantos outros carbonos estarão metidos nele. A classificação é:

  • Álcool primário: a hidroxila está ligada a um carbono que está tomando apenas de um outro carbono. Ex: Etanol;
  • Álcool secundário: a hidroxila está ligada a um carbono que está tomando de outros dois átomos de carbono. Ex: 6,9-Bucetol;
  • Álcool terciário: a hidroxila está ligada a um carbono que está tomando de outros três carbonos. Ex: Surubol;

[editar] Obtenção

A Testosterona é um álcool, o que prova a importância dos álcoois para os homens.

Os álcoois são obtidos por meio de inúmeros processos, desde a fermentação usando o caldo de cana (mais comum no Brasil, onde a tecnologia é limitada), até o uso dos reatores de fusão sogral (ver Seiva de Sogra), no qual as reações átomo-moleculares internas produzem grandes quantidades de álcoois, como o etanol, o metanol, o pintenol e o bucetol.

[editar] Usos

O maior uso dessa substância é na forma de uma bebida refrescante, substituta dos refrigerantes. Porém, também possui utilidades secundários em farmacologia e na indústria de combustíveis. A mistura de 60% de álcool (geralmente etanol ou metanol), 20% de água, 15% de solvente e 5% de gasolina (só para dar um cheirinho à mistura) consiste na famosa gasolina batizada vendida em muitos postos do país.

Além de analgésico anal, o álcool (em gel) também é bastante utilizado, por uma questão de prevenção, para higienizar-se depois de um passeio em algum local público contagioso. Segundo as recomendações oficialmente promulgadas pelo posto de saúde, deve-se aplicar, esfregar e apalpar o álcool em gel sobre as regiões mais vuneráveis: olhos, nariz e boca. Essa tática de prevenção não funciona no Brasil, pois muitas pessoas brincam com o gel por confundirem-o com a Amoeba ou deixam de aplicar o produto sobre o delicado nariz devido ao péssimo odor que ele exala. Agora fique quieto, beba seu vidro de Bourbon e lembre-se: se álcool fosse ruim, não terminaria em cool!

[editar] Ver também

Química Orgânica: Funções Orgânicas
v d e h
Ácido carboxílico · Ácido sulfônico · Álcool · Aldeído · Amina · Amida · Cetona · Éster · Éter · Fenol · Haleto · Hidrocarboneto · Nitrila · Nitrocomposto
Grupos funcionais
Hidroxila · Formila · Carbonila · Carboxila · Nitrogênio (como heteroátomo) · Oxigênio (como heteroátomo) · Íon cianeto
Embasamento Teórico
Tetravalência do carbono (capacidade de tomar 4 de uma vez só) · Ligação Covalente · Forças intermoleculares · Postulados de Kekulé · Isomeria
Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas
Outras línguas