Átomo

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Serotonina 2.jpg.jpeg
Mendelevio.jpeg

Este artigo é relacionado à química.

Lembre-se que a configuração eletrônica do sódio é 1s2, 2s2, 2p6, 3s1.

Somente use água destilada neste artigo.


Azul-lei-2006.jpg
Electromagnetic spectrum tshirt-p235033841529386507qmkd 400.jpg

Este artigo é relacionado à física.

Provavelmente estará cheio de citações e referências a Albert Einstein.

Cquote1.png A física está para a matemática, assim como o sexo está para a masturbação. Cquote2.png
Richard Feynman sobre física


Cquote1.png Graçiinha! Cquote2.png
Hebe Camargo sobre o átomo.
Cquote1.png A... Tomô? Cquote2.png
Garotinha da propaganda da Parmalat sobre o átomo.
Cquote1.png Hum, gostei desse negócio de tomar! Cquote2.png
Carla Perez sobre átomo.
Cquote1.png Próton! Cquote2.png
Átomo sobre atendendo ao telefone.
Cquote1.png Você quis dizer: Merda que você estudou para não levar bomba em química. Cquote2.png
Google sobre Átomo.
Cquote1.png Gente, TUDO no mundo é feito de átomos Cquote2.png
Professor de Química sobre Átomos.
Cquote1.png Foda-se! Cquote2.png
Eu depois de descobrir que TUDO é feito de átomos.
Cquote1.png A bomba atômica tem esse nome porque é feita de átomos. Cquote2.png
Guria Retardada sobre átomos.

"Será que é um átomo...? Naa, não pode ser... deixa pra lá"

Átomo é uma palavra grega que significa indivisível "que não pode ser dividido", portanto eletrons, neutrons e prótons são mitos criados para confundir a cabeça de estudantes do ensino médio. Seu tamanho médio pode ser descrito por algo como: "duas vezes o tamanho do seu pênis".

O átomo, assim como todo ser vivo, tem algumas funções principais:

  • Nasce
  • Cresce
  • Reproduz
  • Come a Sua Mãe
  • Envelhece
  • Morre

Os átomos diferenciam entre si pelo crachá. Porque todos são bolinhas muito pequenas e parecidas. Existindo em quantidades tão grandes que ninguém consegue tem saco para contar. A sociedade dos átomos é muito complexa. Eles formam alguns tipos de ligações entre eles:

- Ligação Covalente Casamento em comunhão de bens: neste tipo de ligação os átomos se juntam como iguais, mesmo que diferentes, em ligações duradouras.

- Ligação Iônica Ligação Parasítica: um átomo suga energia do outro e fica colado nele, só desligando dele quando ele explode em uma reação nuclear.

- Ligação Dativa Ligação sexual: Um átomo dá parte de sua energia a outro átomo, pedindo em troca somente sua proximidade e carinho. Esta ligação é mais estável que as demais.

Ultimamente (desde 1900 e alguma coisa), foi descoberta algo menor que um átomo, o número de vitórias de um time conhecido como Corinthians nessa rosca, mas isso não vem ao caso.

Tabela de conteúdo

[editar] Primeiros Sinais

A primeira menção ao átomo aconteceu na Grécia. Enquanto Aristóteles fazia seu passeio pela praia analisando os seres marinhos que estavam mortos pela areia (estrelas-do-mar, ouriços, baleias jubarte, etc.), algo refletiu a luz do Sol. Era algo bem pequeno, que Aristóteles pegou com a cutícula da unha. Como hoje sabemos, aquilo era um átomo, e esta foi a primeira relação humano-atômica. Muito tempo depois, um cientista chamado Leucipo estava em seu laboratório quando viu algo estranho no tubo de ensaio, e achou ter descoberto uma nova partícula de dimensões extremamente pequenas que pensou que algum dia iria se chamar átomo, mas deixou pra lá, não devia ser importante mesmo.

Foto de quando um átomo teve dor de cabeça crônica, não aguentou a pressão, e explodiu.
Exemplo de átomo em anime

[editar] Modelos Atômicos

Ao longo dos séculos, vários fracassados se dedicaram a arte de descobrir como os átomos se parecem e como se comportam.

[editar] Modelo de Dalton

Esse modelo foi criado por John Dalton, que durante trabalhos experimentais no quintal de casa, não sabia se o atomo que estava vendo era verde ou vermelho. Esta duvida permaneceu até o momento em que ele inventou o daltonismo; Após a invenção ele descobriu que todos os atomos eram cinzas. Esse modelo ficou muito defasado principalmente por quem conseguia enxergar em cores e ver que os atomos não tem cores definidas.

[editar] Modelo de Thomson

Joseph Thomson um cara lindíssimo era um cientista muito do vagabundo que, enquanto recebia verbas de uma instituição privada para pesquisar mais sobre o átomo, ficava no seu laboratório fazendo porra nenhuma e dando festas de vez em quando. Mas, no dia da Festa do Pudim de Ameixa, o inspetor da instituição privada apareceu e queria ver o progresso das descobertas. Como a única coisa que tinha em mãos era um pudim de ameixa, disse que, depois de muita investigação, chegou a conclusão de que o átomo devia se parecer com aquele pudim que estava em suas mãos.

Um exemplo do Modelo Atômico de Thomson pode ser visto em [1].

[editar] Modelo de Rutherford

Ernest Rutherford não tinha nada pra fazer e resolveu se ingressar no mundo da Química, já que estava na moda. Utilizando fenômenos esferográficos no estudo do material que compunha o átomo, descobriu que eles são ocos. Depois, na UFS, descobriram que na verdade ele tinha olhado para seu saco e visto duas bolas e ali começou a pensar sobre os atmos e os pelos do seu saco seriam ao eletrons em volta dele.

Nunca coma átomos

[editar] Modelo de Niels Bohr

Após todo o esforço de Rutherford para criar seu modelo oco para o átomo, Niels Motherfucker Bohr, que trabalhava pra Rutherford fazendo a faxina do laboratório, roubou toda a papelada de uma nova formulação da estrutura atômica, e divulgou como se fosse trabalho próprio. Levando algum crédito pela descoberta da estrutura atômica. Alguns acham que Bohr só fez isso após pegar Rutherford com outro.

[editar] Estrutura

Atualmente sabe-se que o átomo é uma bolinha semi oca, de tamanho muuuuito pequeno, tão pequeno que tem mais átomos em um grão de sal do que neurônios no seu cérebro, ou seja, 2 átomos por grão de sal(NaCl).

[editar] Ver também


Tabela.jpg
v d e h
O Átomo


v d e h
Modelos atômicos
Átomo maciço
Modelo atômico de Demócrito · Modelo atômico de Dalton · Modelo atômico de Thompson
Átomo planetário
Modelo atômico de Rutherford · Modelo atômico de Rutheford-Bohr
Átomo quântico
Modelo atômico de Schrödinger
Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas
Outras línguas