Açaí

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Zetsu rosto.PNG Açaí pertence ao Reino Plantae
Este artigo é Verde e fala de uma Planta, de alguém com nome de planta ou de alguém que acha que é uma planta.

Caso estrague este artigo o Bulbassauro acaba com você.

Victreebel.jpg
BandeiradoPara.jpg Agora me deu medo!!

Este artigo foi escrito por um cabôco nativo paraense que toma açaí na cuia! Aproveita pra tomar um tacacá enquanto estás lendo, sumano, agora, ai de ti se tu esculhambares ele, ou o pau te acha, meu preto!


Açaí
Açaís furiosos
Açaís furiosos
Classificação científica
Reino: Plantinhas
Superdivisão: Plantas com esperma
Divisão: Anjo esperma
Classe: Monococotilenolodôneos
Subclasse: Comebucetinhas
Ordem: Arebaba
Família: Arecaca
Gênero: Tuaherpes
Espécie: Açaí
Tuaherpes olaola

Cquote1.png Você quis dizer: Jabuticaba Cquote2.png
Google sobre Açaí
Cquote1.png Eu moro lá! Cquote2.png
Alguém sobre Assaí Açaí.
Cquote1.png Volta logo meu filho Cquote2.png
Sua mãe sobre Assaí Açaí.

Açaí é uma frutinha nativa do meio do mato que aparece em árvores na forma de [[ bolinhas roxas ,também chamada de fruta dos deuses ou fruta do jardim do Éden, é usada principalmente na alimentação de seres humanos]] e produção de bombas, já que possui muita energia característico dos lugares onde é plantada.

O nome[editar]

Uma Diliça, experimente também!

Existe uma famosa história contada pelos índios da Índia do Mato Grosso que narra o surgimento do nome da frutinha, que era, até recentemente, desconhecida dos europeus. Há muitas luas atrás existia uma formosa índia de cabelos longos chamada Juçara, que se casou com um guerreiro de nome Açooi. Tiveram um filho (Açaí) que após nascer estava com muita fome, para a criança parar de berrar Açooi lhe deu coisas que tinha conseguido na floresta, quando Açaí comeu a bolinha roxa ficou engasgado com o caroço e morreu. No mesmo ano colonizadores holandeses chegaram naquela tribo e através de tradutores foi possível que conhecessem a história e batizassem o Açaí de Açaí, em homenagem ao Açaí, para que fique imortalizado em dicionários e xampus.

Comércio[editar]

Fonte de trabalho escravo para muitos moradores do norte e centro-oeste do país, ele é um milagre econômico, sendo comercializado como qualquer coisa (de laxante à massa corrida), já que frutas do Amazonas vendem muito, tem destaque o vinho a cachaça de açaí, produto típico do Amapá e o ki-suco de açaí, ainda que possa ser comido na forma natural em uma tigela (vide foto), conservando assim seu inesquecível sabor tropical.

A partir da extração da borracha ele passou a ser conhecido no sudeste, se espalhando depois para outros países interessados em coisas exóticas, hoje em dia são exportadas cerca de 500 toneladas de açaí por ano para países como a China, Rússia e Irlanda.

Cultivo[editar]

Açaí sendo retirado de seu barbante.

O açaí não surge do nada, ele vem do pé de açaí coqueiro quando este tem alguma parasita, como carrapatos ou piolhos, sendo uma reação de proteção semelhante a pérola (já que o carrapato fica preso no coco e se torna o caroço de açaí), o cocô coco ao invés de se desenvolver como seria normal acaba diminuindo e ganha a coloração escura. Outra maneira de se obter essa fruta é usando uma muda ou enxerto, aprisionando os carrapatos manualmente.

Os melhores terrenos para plantio são os mangues resistentes, já que a planta pesa mais de 500 quilos quando adulta, sendo que mede 2 metros quando adolescente, 1 quando criança e 5 centímetros na fase de espermatozóide embrião. Chamada palmeira, dela também é possível se extrair palmito e látex.

Agricultura familiar[editar]

Com o crescimento de buracos na camada de ozônio, se tornou possível plantar o açaí em sua própria casa, evitando riscos como a putrefação na viagem e perda de maciez, para se plantar o açaí são necessários alguns cuidados:

  • Adicione 2 litros de água diariamente - Plantas também tem sede, para se desenvolver bem o fruto precisa ter muita água na polpa, hidratantes não são recomendados, dê preferência a horários próximos ao meio-dia, pois a água é absorvida mais facilmente.
  • Deixe ao sol - regra fundamental, para a absorção melhor de energia luminosa coloque lupas ou óculos na passagem dos raios solares.
  • Use adubos - esterco é ideal quando se quer ter um produto final nutritivo, principalmente os de cachorro, daí cabe ao seu bom senso o quanto usar.

Com isso é só retirar da geladeira colher e servir.

Propriedades nutritivas[editar]

Como já foi dito, ele possui características que ajudam a digestão defecação, sendo um laxante natural, além disso serve também como purificador sanguíneo por ajudar os rins a desempenhar sua função de limpeza. No reino animal é usado para regulação do estômago como o Activia já que os bichinhos tiveram que se adequar ao fato de não terem dinheiro para compra do produto.

Usos alternativos[editar]

Jackie está triste por estar faminto.

Por ser um organismo com dimensões redondinhas, pode ser usado como substituto para se jogar bola de gude, como um alimento comum acompanhado de morango, pode ser observado como um obra de arte da natureza (?), não servir para absolutamente nada ou alimentar o Jackie.