Associazione Calcio Firenze Fiorentina

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
(Redirecionado de ACF Fiorentina)
Ir para: navegação, pesquisa
Associazione Calcio Firenze Fiorentina
Escudo da Fiorentina.jpg
Brasão
Hino florentina, florentina, florentina de Jesuis
Nome Oficial Associazione Cazzo Firenze Fiorentina
Origem Florença
Apelidos Florentina, Fluminense Italiano
Torcedores florentinos
Torcidas Moggis
Fatos Inúteis
Mascote vacas roxas
Torcedor Ilustre Dante Alighieri
Estádio Estádio Mario Luigi
Capacidade 47.000 sofredores
Sede casa de Desmond Miles
Presidente Desmond Miles
Coisas do Time
Treinador algum velho desconhecido
Pior Jogador Nuvola apps core.png qualquer um retirado aleatoriamente do elenco
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png feno
Patrocinador Milka
Time
Material Esportivo Pumba
Liga campeonato italiano
Divisão era para ser a série C, mas...
Títulos uns pouquinhos aí
Ranking Nacional Lááááá atrás
Uniformes Uniforme fiorentina casa.jpg
Uniforme fiorentina fora.jpg



Cquote1.png Você quis dizer: freguês do Milan? Cquote2.png
Google sobre Associazione Calcio Firenze Fiorentina

Cquote1.png Você quis dizer: freguês da Juventus? Cquote2.png
Google sobre Associazione Calcio Firenze Fiorentina

Cquote1.png Você quis dizer: freguês da Inter de Milão? Cquote2.png
Google sobre Associazione Calcio Firenze Fiorentina

Cquote1.png Você quis dizer: Florentina? Cquote2.png
Google sobre Associazione Calcio Firenze Fiorentina

Cquote1.png Fiorentina, Fiorentina... Fiorentina di Gesù... Cquote2.png
Deputato Tiririca sobre Associazione Calcio Firenze Fiorentina

Associazione Cazzo Firenze Fiorentina é um clube de futebol italiano muito importante para dar pontos para Internazionale, Milan e Juventus no Campeonato Italiano. O que a Fiorentina "tem" de tradição, falta em títulos. O time é famoso por seu uniforme roxo ridículo e por fazer número no campeonato italiano e na Liga Europa.

História[editar]

Fundação[editar]

Fiorentina em seus primórdios.

O time foi fundado em 1926, em meio aos preparativos para a Segunda Guerra Mundial, baseado em uma música de Tiririca, pelo empresário visionário, gay e fascista Weegee, com o objetivo de rivalizarem com os times do sul nos campeonatos de espancamento de ciganos promovidos por Mussolini. O uniforme adotado foi o roxo violeta, devido aos primeiros jogadores da equipe, que eram todos camponeses criadores de vacas roxas, mais tarde batizadas de Milka.

A Associação de Futebol Fiorentina foi fundada pela Associação de Açougues de Florença em conjunto com a Agremiação Estudantil de Repentistas de "Florentina de Jesus", e em 1931, após vencer as divisões de base, chega à Primeira Divisão, onde iniciaria sua história de sétimos lugares glórias.

A Fiorentina começa a fazer o que mais sabe: terminar os campeonatos em quarto, em sexto, em décimo segundo, em terceiro, mas campeão que é bom, jamais.

No ano de 1938, consegue sua primeira grande façanha: uma vaga inédita na Segunda Divisão do campeonato italiano. Infelizmente, volta novamente no ano seguinte, mas já demonstrava seu potencial de coadjuvante. Em 1940, chega ao seu primeiro título, a Copa da Itália, quando, como ocorreria raríssimas vezes na sua história, venceu Milan e Juventus. Na ocasião, a vitória foi possível graças ao laxante que foi colocado na bebida dos adversários.

Primeiro scudetto e '50–'60s[editar]

Na década de 50, a Fiorentina colecionou amareladas. Descobriu, empiricamente, a sua vocação: sempre morrer na praia. Foi vice italiano por quatro anos seguidos, vice na Copa dos Campeões, vice na Copa da Itália, uma infinidade de terceiras colocações e participações pífias nos campeonatos europeus. A unica exceção é a temporada de 1955-56, quando conquistou o título italiano por acidente.

Em 1960, viria a conquista da Taça das Taças. A torcida, mais de 50 anos depois, ainda vive desse título da época de seus avôs. Já em 1965, a Fiorentina finalmente consegue seu primeiro vexame internacional ao perder a final da Taça Mitropa para o Vasas SC (quem?).

Segundo scudetto e '70s[editar]

Fiorentina tomando gol da Juventus, como de costume.

Na temporada de 1968-69, a Fiorentina chega a seu segundo e último título italiano. Apesar do acidente, continua sua rotina de posições intermediárias nos torneios italianos e perde outra final da Taça Mitropa, desse vez contra o Čelik Zenica (QUEM?).

Era Pontello[editar]

Em 1980, inicia-se o processo de falência do clube, quando o empresário Super Mario Pontello compra o time, muda o escudo, muda o uniforme, e começa a contratar jogadores caros e ruins, que não mudaram em nada a tradição do clube de não passar das posições intermediárias. Exemplo disso é a temporada de 1989-90, quando termina o italiano na incrível 13º colocação e perde a Final da Taça UEFA para a Juventus (como era de se esperar).

Era Cecchi Gori[editar]

Quando Cecchi Gori e a Cosa Nostra compram a Fiorentina, dá uma merda geral: começaram a contratar jogadores caríssimos indiscriminadamente até o clube falir, tendo ganho apenas umas copinhas de meia-tigela. A fase foi tão braba, que a Fiorentina deixou de ser freguesa apenas de Milan e Juventus, e começou a perder para bostas como Parma, Albinoleffe, Cesena e Pisa Calcio.

Finalmente, na temporada de 2001-02, é rebaixado para a Série B e, devido às dividas superiores a 22 trilhões de euros, o clube abre falência.

Era Della Valle[editar]

A Fiorentina teve um início de século XXI bem movimentado: depois de mover-se com honra para a Série B, conseguiu com orgulho chegar à Série C e finalmente à série Z3.

Explorando a capacidade enorme de um abaixo-assinado feito por pescadores florentinos (e uma mala cheia de euros para a Federação Italiana de Futebol), a Fiorentina deu um mega salto da Série Z3 para a Série C2, e da Série C2 para a Série A em apenas DOIS anos (nem o Fluminense conseguiu uma façanha tão grande, subindo duas divisões em 1 ano).

Após a temporada de 2006-07, todo mundo achou muito estranho aquela tal de Fiorentina em quarto lugar do campeonato italiano, como seria possível? Foi então que Scooby-Doo e sua turma foram contratados e colocaram em evidência o escândalo de manipulação de resultados, o Calciopoli. Só podia ser, e assim a Fiorentina foi punida com a perda de 30 mil pontos e multa de 100.000.000 de euros.

Nos anos seguintes graças ao técnico Cesare Prandelli o time consegue continuar com seu papel de figurante de luxo na Serie A e nas competições europeias, ficando quase sempre em quarto ou quinto. Em 2010 conseguiram chegar a Champions sem roubar pela primeira vez em anos (quer dizer, até agora nada foi provado, então...), mas perderam pro Bayern de Munique com um gol roubado nas oitavas por carma.

Cquote1.png Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão Cquote2.png
Pica-Pau sobre Fiorentina na UCL de 2010


Era Pós-Prandelli[editar]

Em 2011 Prandelli cansou-se de bater na trave e largou o clube, deixando o time se virando com qualquer assistente fajuto. A Fiorentina então mostrou ao que veio a passar boa parte do campeonato daquele ano defendendo a lanterna da Serie A com bravura, mas aí os dirigentes do Bari fizeram uma macumba pra conseguir a posição e aí a Fiorentina terminou em nono. Nos anos seguintes, o time se recuperou a voltou a ser a desempenhar seu papel de sétima força da Itália, perdendo em semi-finais de campeonatos de segunda categoria e se classificando pra Liga Europa porque não tem ninguém melhor pra roubar a vaga. E é assim até os dias de hoje

Ídolos[editar]

Edílson Pereira de Carvalho apitando os jogos da Fiorentina da temporada 2005-06 do campeonato italiano.
  • Giancarlo Antognoni - Um cara que suportou jogar 3.000 partidas por este time, quer dizer que bom ele não era, para nunca ser contratado por alguém melhor.
  • Gabriel Batistuta - Aquele centroavante argentino que parecia Jesus
  • Roberto Baggio - Mais um centroavante
  • Luca Toni - Outro centroavante (só isso que presta no time)
  • Dunga - Pra você ver como o nível é tão baixo, que até ele consegue ser ídolo
  • Daniel Passarella - Zagueiro, atacante, cobrador de pênaltis, técnico.
  • Edmundo - Centroavante matador (literalmente) que fugia dos treinos pra brincar carnaval no Rio
  • Socrates - Atacante, doutor e filosofo
  • Leonardo da Vinci - Inventor, matemático, e ponta direita.

Títulos[editar]

Se você percebeu bem, a Fiorentina está com um recorde fantástico de 16 anos sem títulos. É bom ela tomar cuidado porque o Naútico vem firme e forte pra ultrapassar esta marca