Aerofone

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Aerofones são os instrumentos musicais que são longos, cilíndricos, pontudos, onde você põe a boca e suga assopra com força. Têm como objetivo principal utilizarem o ar para produzirem som. Através de diversos mecanismos, o ar passa por inúmeras chaves, dimensões, válvulas entre outros lugares que fazem com que cada buraquinho perfurado nele seja responsável por um ruído diferente. Essencialmente, são todos feitos de um bambu (em alguns casos, revestidos com ouro)

Nomenclatura[editar]

Você ainda vai ter que soprar muito bambu pra chegar até nisso...

O termo nasceu quando o homem primitivo resolveu batizar o aparelho que considerava divertido.... Analizando diversas línguas (em especial, as da coluna a direita da Wikipedia) ele conseguiu juntar as palavrasAeroque vêm de aério, e Fone que vêm de seus parentes próximos de presídios, os celulares. O som se propagava pelos aires tão bem que resolveram dar o melhor prêmio que se pode imaginar aos aerofones: colocá-los a frente de um maestro. A partir daí ele foram sendo conhecidos genericamente como sopros (união de madeiras e metais), e causam ainda uma grande dor de cabeça quando se diz respeito a Beethoven...

Estrutura[editar]

Os aerofones são os parentes mais próximos dos telefones, em especial os celulares. Por definição, as ondas sonoras viajam através de tudo, penetram no seu corpo e chegam em qualquer lugar. Se você soprar um trompete no meio da rua também vai ser resultado semelhante. Como você vai surrar os ouvidos dos transeuntes, por ação e reação eles (claro) irão surrar igualmente teu corpo e possivelmente te dobrar no mesmo formato da trompa ao lado. Talvez uma das coisas mais interessantes dos sopros aerofones é a sua capaciade de servir pra fazer QUALQUER tipo de música. Samba? Tem flauta... Música Erudita? Tem oboé... Marchas? Tem trombone... Funk? Também tem flauta... usando claro, uma habilidade instrumental inversa (adquirindo assim, a clássica voz fanha). O mestre Ricardão é um dos maiores aplicadores da técnica. Clarinetista exímio, ele te pode te ensinar mais do que ninguém como utilizar um aerofone (mas você já sabe disso, não?)