Agrigento

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Romanopre.jpg ROMANI ITE DOMVM!!!

HÆC ARTICVLVS ROMANVM EST. LATIM LOQVÆBITVR. NON INTERLEGIT? HVMORIS PRIVATVS NON EST. MVITISSIMVS ENGRAÇATVS! SED ROLA MEAM VADE MAMARE! VADE FŒDERE CVM PORRIBVS NOSTRVM.

Spqrpre.jpg


Este artigo é um
Patrimônio Mundial da Humanidade.

Pode ser uma ruína, uma cidade
de merda, um matagal abandonado,
mas está protegido!

World Heritage Site logo.png

Leitura recomendada apenas para
pessoas com cultura.

A UNESCO monitora este artigo.
Cquote1.png Você quis dizer: Agrião Cquote2.png
Google sobre Agrigento

Cquote1.png Experimente também: Akragas Cquote2.png
Sugestão do Google para Agrigento
Cquote1.png Prefiro macarrão. Cquote2.png
loira sobre Agrigento.

Agrigento é mais uma daquelas cidades da Itália onde todos se empanturram de lasanha e ficam com maiores taxas de colesterol e triglicérides do que a grande maioria da população mundial. Sendo uma cidadezinha na Sicília, fundada por gregos que se perderam por ali ao tentarem comercializar algo com Cartago.

História[editar]

Não confunda Agrigento com Agrião.

Após muito navegar em círculos, lá no meio do mar Mediterrâneo, um grupo de gregos, com péssimo senso de direção acabaram caindo na Itália, tropeçaram naquele pedaço de terra, onde criaram uma colônia de exploração, mas que não deu muito certo, afinal mercantilismo não estava em moda.

Agrigento depois passou de mão em mão, feito corrimão de quartel e a sua irmã, etruscos, latinos, cartagineses, sendo que depois das mal-afamadas guerras púnicas acabou ficando sob a bandeira romana, sendo governada pelos Césares e teve seu nome mudado para Agrigentum, em homenagem a principal cultura agrícola da região, o agrião.
Um monumento típico de Agrigento, caindo aos pedaços.

Zona Arqueológica[editar]

A Zona Arqueológica de Agrigento foi tombada como patrimônio da humanidade e como local em iminência de deslizamentos, pelos efeitos da erosão. Ali encontram-se os mais diversos locais onde nerds ficavam cavucando o chão atrás de pedaçoes de pratos quebrados, algo muito útil nos estudos.

Tem alguns templos que compõem essa zona arqueológica, dentre eles o de Juno, da Concórdia e um em homenagem a sua avó, que fazia a alegria dos jovens da época, afinal ela estava no vigor da juventude, na época, e com um ânimo considerável para aguentar toda uma cidade, sim, sua mãe puxou a ela.

Ver também[editar]