Alkmaar Zaanstreek

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
DramaticQuestionMark.png
Você sabia que...
  • ...não existe ainda um artigo na Oncyclopedia – a Desciclopédia em língua holandesa – sobre esse timeco?
Alkmaar Zaanstreek
Escudo do AZ Alkmaar.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Aaalkmaaaar Zaaaanstreeeek
Origem Bandeira dos Países Baixos Países Baixos- Alaak Ubaar
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote Comprimido
Torcedor Ilustre
Estádio {{{estadio}}}
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador novalgina
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Neerlandês
Divisão Eredivisie
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Alkmaar Zaanstreek, o AZ Alkmaar é o time mais puto dos Países Baixos e um dos clubes mais inúteis da Europa pois sequer ganhar um campeonatinho holandês. Rival eterno do Torno 05.

História[editar]

Fundação[editar]

Equipe do AZ em 1938 quando ainda era só uma equipe não-oficial e não era aceita pela federação. Repare os símbolos nazistas nas camisas.

O Alkmaar Zaanstreek surge só em 1967 através da fusão do Aaalkmaaar '24 e do FC Zaanstreek, dois times completamente falidos como tudo sobre o futebol da Holanda. A ideia era criar uma equipe com um nome fácil (AZ) e que pudesse ser tranquilamente a décima força do futebol neerlandês, objetivo que foi alcançado com sucesso.

Em seu ano de estreia no futebol profissional já ganhou a Segunda Divisão da Holanda, mas no ano seguinte ficou em último na Primeira Divisão e rebaixou, tornando-se o único time da Holanda capaz de subir e rebaixar num mesmo ano.

Participações na Liga Europa[editar]

Após uma décima terceira colocação num dos tantos campeonatos holandeses onde só se fode, o AZ teve a chance de disputar uma repescagem da Liga Europa de 1977-78. Nesta repescagem enfrentou um time de seu nível, o Red Boys Differdange de Luxemburgo, o qual derrotou por 16x1. Como levou 1 gol deste inútil, a equipe holandesa foi imediatamente eliminada da competição.

Foi ainda o vice campeão da Segunda Divisão da Champions League de 1980-81, perdendo a final para um time totalmente erciário da Inglaterra, o Ipswich Town.

O primeiro título[editar]

O fiasco da derrota na Copa da UEFA só não foi pior porque em 1980-81 o AZ ganharia seu primeiro e único título neerlandês, afinal só existem 3 times que ele tem que vencer, e uma hora isso é alcançado, mas também só uma vez a cada 100 anos.

Champions League de 1981-82[editar]

Campeão neerlandês, o AZ teve a honra de jogar a Champions de 1981-82 onde desempenhou uma campanha memorável de não passar da primeira fase. Venceu numa repescagem que reunia os times ruins, o norueguês IK Finish, mas na primeira fase já cagou para o primeiro time realmente tradicional que enfrentou na vida, o Liverpool FC para quem foi eliminado.

Anos 2000[editar]

Após o relativo sucesso do AZ no começo da década de 80, o time entrou em franco declínio e já amarga um jejum de 40 anos sem sucessos. Dedica-se portanto a partidas beneficentes de baralho e só tentar não rebaixar no Campeonato Holandês.

Recordes[editar]

  • Maior goleada já levada em um jogo da Liga do Bin Laden: 13-0 para o Torno 05, em 30 de Novembro de 2004.
  • 225 gols levados em 30 rodadas na mesma liga, em 2004-05.
  • Pior saldo de gols: 225 gols a menos, mesmo ano.
  • Pior ataque: mesmo ano, zero gols.