Alumínio

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Nota: Este artigo fala do metal da latinha de sardinha, se procura pela cidade paulista, consulte Alumínio (São Paulo).


DramaticQuestionMark.png
Você sabia que...
  • ...o pai do Quico morreu de alumínio?
Alumínio
Latas amassadas de alumínio.png
Alumínio rendendo uns bons centavos a um catador
Símbolo, número Al, 13
Série metais esquecíveis
Principal isótopo papel alumínio
Propriedades atômicas
Massa atômica 350ml
Dureza Plenamente amassável
Nível de radioatividade Nula
Nível de toxicidade Alta
Propriedades físicas
Comestível? Sim
Inalável? Não
Posso passar na pele? Não testado ainda
Onde encontrar Latinhas
ponto de fudição 660,32ºC
ponto de rebuliço 2518,85ºC
Coisas de quadrinhos
Probabilidade de te transformar num super-herói Médio (te transforma no Surfista Prateado)



Cquote1.png Papel alumínio tem 13 letras Cquote2.png
Zagallo sobre adoção do número atômico 13 para o alumínio

Alumínio é o metal mais abundante e mais importante do Planeta Terra, afinal é nele que estão boa parte das cervejas, item essencial para uma vida feliz. O alumínio pode ser encontrado em geladeiras de machos de todo o mundo, é obtido através de reciclagem ou em qualquer supermercado, a mineração do alumínio é muito cara, mas como latinhas de cervejas nunca é demais, é um dinheiro bem gasto (ou não).

Apesar de ser um metal bem útil, ele sofre preconceito em certos países, j[a que enlatar vinho em alumínio é um crime inafiançável em países como Itália e Portugal.

Características[editar]

Exemplo de alumínio encontrado livre na natureza.

O alumínio é um metal leve, macio, resistente, cinza, tem gosto de gorgonzola, tem cheio do que havia na latinha, não é tóxico, não é magnético, não é explosivo e não é inflamável mas é excelente condutor de calor, sendo portanto, ótimo ingrediente para a fabricação de bombas caseiras e outros tipos de artefatos similares.

Considerado um excelente isolante térmico e de grande durabilidade, raramente é encontrado livre na natureza, sendo avistado mais em poças de argila, sendo encontrado livre na natureza apenas nas proximidades de acampamentos de baderneiros que abandonaram ali suas latinhas de cerveja.

O processo de mineração do alumínio é muito complicado, sendo necessário um choque de 1 trilhão de volts a 2000°C para separar o alumínio do óxido de oxigênio da alumita. Não entendeu? Nem eu, por isso recicle sua latinha, para poupar o ser humano desse trabalhão.

História[editar]

O alumínio já era conhecido e usado pelos antigos alquimistas gregos para se embebedarem tentar produzir a pedra filosofal, pois acreditava-se que o metal tinha propriedades mágicas. O que esses alquimistas não entendiam, é que as propriedades supostamente alucinógenas do alumínio, na verdade eram do líquido contido em seu interior, normalmente cerveja.

Embora muito usado na história humanidade, é de Friedrich Wöhler os créditos de ter isolado o alumínio pela primeira vez na história, e portanto a patente do metal é de exclusividade da Duff Beer Inc., empresa para a qual ele trabalhava.

O alumínio foi extremamente importante durante a Segunda Guerra Mundial, metal ideal para manter o suprimento de salsicha de galinha enlatada para os soldados dos Aliados, as guerras nunca mais foram as mesmas após o ser humano dominar a arte de manusear o alumínio.

E quanto ao Surfista Prateado, ele não passa de um lunático enrolado em papel alumínio.

Aplicações[editar]

Alumínio usado para combater as forças do mal.

O alumínio tem mais de 8000 utilidades, entre as mais importantes está o seu uso na produção das ligas metálicas de aviões, foguetes, ônibus, latas de sardinhas e carros tipos Gurgel e toda e qualquer outra coisa que você consegue amassar e dobrar com as mãos. A principal liga metálica do alumínio é o AlumínioferrotungstêniomanganêsAAAAtudocoladocomchicletemastigadoquetemnofinaldonomeônio, ideal para a fabricação de aviões.

O alumínio também é presente em diversas janelas e portas baratas que geralmente sempre tem aquelas pontas afiadas e cortantes que já feriram (quiçá mataram) muitos usuários. Mas a ideia é essa mesmo, pegar o bandido invasor desprevenido, se cortando em quinas de portas de alumínio.

O conhecido papel alumínio também é muito utilizado por pobres para embrulharem e levarem suas comidas à vários lugares na falsa esperança daquilo servir de isolante térmico, todavia, aqueles marmitex sempre estão frios, comida quente na marmita de alumínio é lenda urbana, pois a alta condutividade térmica do metal na verdade faz o contrário, ele suga e retira o calor da comida e passa esse calor todo para as mãos do cidadão que segura a marmita..

Todavia, a principal utilidade do alumínio sem dúvidas é o fato dele estar presente nas famosas latas de cerveja. O que seria do mundo sem elas? Nem todos tem grana para comprarem as garrafas de vidro, e se as cervejas fossem servidas em garrafas pet então? Agradeça ao alumínio, ele é parceiro da humanidade não apenas para deixar as pessoas bêbadas e felizes, mas também até para destruir o Planeta Terra, já que a sua obtenção é feito através de um processo que destrói permanentemente para sempre o solo de onde é extraído, sem contar com as impurezas tóxicas que produz.