Amoebozoa

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
(Redirecionado de Ameba)
Ir para: navegação, pesquisa

Nota: Este artigo é melhor compreendido por quem entende de amebas. Se você não entender, possivelmente é por que tem Q.I. de ameba!


Anemonas.jpg Este artigo é relacionado à biologia.

Lembre-se que tem cistos de ameba nas suas unhas.

Amebas em geral
Stroisolaiks Splungs: Ameba de alta periculosidade
Stroisolaiks Splungs: Ameba de alta periculosidade
Classificação científica
Domínio: Cara de idiota
Reino: Protista
Filo: Amebas bozudas

Cquote1.png A-mo-e-ba! A massinha de Brincar! É Massa! É pra morrer de rir! Cquote2.png
Criança sobre Amoeba

Amoebozoa, ou mais simplesmente as amebas é um ser vivo durante toda a sua vida. Este protozoário tem um Q.I. muito baixo, à exemplo dos manos, loiras,botafoguenses e flamenguistas(Amebus Chorones), e sobrevive graças ao seu Vacúolo Contrátil – principalmente com contrátil em emissoras nacionais.

As amebas, também conhecida como amoeba (A massinha de brincar) é unicelular, podendo usar só uma operadora por vez – Ex.: Tim, Claro, Vivo, Sercontel, Espetinho...

Uma ameba de água doce sem vacúolo, pode eventualmente explodir pelo processo de osmose. As primeiras granadas eram fabricadas a partir de sal, e amebas sem vacúolo, causando uma explosão de meleca amebal.

Digestão Celular[editar]

A digestão celular da ameba se da pelo englobamento de todo tipo de porcarias, que variam desde gatinhos até bolas de futebol,ou seja, cerveja. O Estudo da digestão na ameba é complexo. Os cientistas se dividem em três correntes:

A primeira delas é conhecida como corrente Amebista, esta acredita que após o englobamento das partículas a ameba as digere e elimina através da Clasmocitose.

A segunda corrente, já um tanto enferrujada, é a corrente mais “chatinha” – conhecida como Anamébica, esta não acredita em amebas.

A última corrente tem velocidade de 4m/s.Se um barco for atravessar o rio, perpendicularmente à margem, com velocidade de 3m/s, qual será a velocidade resultante?

Habitat[editar]

Ameba contando uma piada repetida a um Mafagafo

Existem amebas de água doce e salgada. Nestes 2 sabores são apreciadas por seres que se alimentam de amebas. Tanto doce como salgada não são agradáveis ao paladar humano, entretanto muitas crianças acabam colocando AMOEBA na boca para sentir seu sabor um tanto exótico.

A AMOEBA habita um potinho, que pode ser comprado em lojas de 1,99 – e as crianças adoram brincar com ela, inflando-a com auxilio de um canudo.

Estrutura[editar]

As amebas podem se locomover por Falsos Pés (Pés made In Paraguay ou Pseudópodes) – DIGA NÃO A PIRATARIA! é isso ai!

Protozoonoses[editar]

As protozoonoses são doenças causadas por protozoários, ou seja, amebas e seus miguxos.

A ameba pode ser agente etiológico (causador) da Amebíase, conhecida como Disenteria amebiana (EntAMOEBA histolytica) que se locomove por pseudópodes.

Esta doença ataca o intestino, seja ele delgado ou grosso. O principal sintoma é o gasto excessivo de papel higiênico.

O indivíduo pode adquirir a doença através da coxinha da rodoviária (Coxus sujus)

Esta doença ocorre principalmente onde o saneamento é muito básico.

Miguxos[editar]

Um amigo do protozoário (ONG - Amigos do Protozoário) é o mosquito-palha, que transmite a famosa “Úlcera de Bauru”, causada por ingestão de Bauru da rodoviária. A doença é transmitida pela saliva do mosquito, portanto sua profilaxia é dada pelas seguintes recomendações:

  • Não beije um mosquito-palha
  • Ao procurar agulhas no palheiro, verifique se não há alguma palha que se mexe.
  • Separe talheres e objetos pessoais do mosquito dos seus.
  • Esvazie sempre o copinho da dentadura da SUA VÓ.