Anaxímenes

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Anaxímenes é mais um discípulo de Tales de Mileto que embirutou após tantas aulas de trigonometria com o mestre. Grande amigo de Anaximandro, concordou com a teoria maluca do amigo sobre o áperion (constante infinita que reina absoluta), mas afirmou que o áperion era o ar.

Anaxímenes aparentemente era um grande fã do desenho animado Avatar, pois acreditava incondicionalmente que tinha o potencial de soltar hadoukens de ar.

Filosofia[editar]

Cquote1.png Yo te lo aseguro,

nunca fallarás,
cuando tú respondas:
Ar
Anaxímenes sobre e sua canção O ar aplicado à filosofia Churi Churin Fun Flays


O ar quando fica irritado.

Anaxímenes discordou da ideia central de Anaxágoras que a resposta para todas dúvidas do universo era a constante Churi Churin Fun Flays. Para Anaxímenes a resposta de tudo era o "ar".

Para Anaxímenes o ar é a origem de tudo, chegou a essa conclusão após utilizar, escondido, uma saia da mãe, e sem cueca sentir aquele arzinho gostoso nas vergonhas e então refletir que o ar está em toda parte, logo o ar é Deus, logo o ar é origem das coisas, concluiu. O ar diferencia-se nas substâncias, por rarefação e condensação. Rarefazendo-se, torna-se fogo; condensando-se, humanos. E seu eterno movimento é o motivo que se dá a transformação.

A filosofia de Anaxímenes é bem simples e funcional, e pode ser aplicada a qualquer campo de estudo:

  • Qual a origem da vida? O ar.
  • Qual o sentido da vida da vida? O ar.
  • Quem é Deus? O ar.
  • Como a epistemologia do ser humano reflete em sua percepção sobre a ontologia? O ar.
  • Porque todos homens tem o mórbido desejo por sexo anal? Por causa do ar que deve ser ocupado.
  • Quem nasceu primeiro: A galinha ou o ovo? O ar, que se transformou em ovo e galinha posteriormente.
  • Como a placa de "proibido pisar na grama" foi colocada lá? O ar a levitou até lá.

Cosmologia[editar]

A Terra, acreditava Anaxímenes, foi formada primeiro através da condensação do ar, e dela, ergueram-se as estrelas, dando a impressão de que estas são rarefações da purpurina. A Terra era plana e boiava no ar. O Sol também era plano e largo no formato de uma folha e caminhava através de brumas de ar.

A alma que era feita de ar puro se impregnava na matéria de ar condensado, e com uma ou duas gotas de éter (antigo nome de LSD) surgia o ser humano.

Em meio a tantas afirmações absurdas, Anaxímenes acertou pelo menos uma, quando foi o primeiro a propor que a luz da Lua era refração da luz do Sol. Mas para um louco que ficava dizendo que o pensamento é um ar etéreo, ter acertado essa da Lua não fez a diferença sobre a credibilidade do maluco.