Anderson "Spider" Silva

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa


DramaticQuestionMark.png
Você sabia que...
  • ...Anderson Silva pode te matar somente com um coice?
DramaticQuestionMark.png
Você sabia que...
  • ...o pescoço de Anderson Silva teve que receber um reforço em barras de titânio para suportar o peso de sua cabeça?
DramaticQuestionMark.png
Você sabia que...

Cquote1.png Só deram frango pra esse cara lutar contra. Cquote2.png
Qualquer um sobre Anderson Silva
Cquote1.png Rrrrrapaz... O cabeçudo de calção amarrrelo tá trrrriturrrando o outrrro! Cquote2.png
Galvão Bueno sobre Anderson Silva
Cquote1.png Num guenta dez minuto de porrada comigo, morô? Cquote2.png
Gil Brother Away sobre Anderson Silva
Cquote1.png Um pedaço de lata... Cquote2.png
Anderson Silva sobre o Cinturão do UFC
Cquote1.png ...MAS TÁ AQUI COMIGO! Cquote2.png
Anderson Silva, ainda sobre o cinturão, momentos antes de perdê-lo.
Cquote1.png Senhores, nunca serão, jamais serão... Cquote2.png
Anderson Silva sobre qualquer coisa, copiando o Capitão Nascimento.
Cquote1.png Gosto de vários tipos de doces, menos quebra-queixo. Cquote2.png
Vitor Belfraco após o pequeno trauma
Cquote1.png Já acabou?! Mas eu só fui buscar uma cerveja na geladeira! Cquote2.png
Torcedor que comprou o Pay-Per-View do UFC 126 sobre a luta principal

Anderson Silva, também conhecido como "Spider", é um conhecido ex-lutador de porradaria MMA, vulgo Vale-Tudo.

Biografia[editar]

Origem e infância[editar]

Anderson Silva e Peter Parker: gêmeos separados no nascimento?

Anderson provavelmente nasceu na cidade cinzenta, mas saiu de lá quando jovem (e fugindo das enchentes) para morar em Cu-Ritiba, cidade de clima mais "fresco", tendo sido criado pelos tios e avós.

Quando criança, foi um garoto capeta e bastante folgado (apesar de não ser carioca), o que constantemente lhe rendia participações em brigas, onde sempre tomava altos cacetes dos valentões do bairro, que o julgavam ser apenas um pré-baitolinha só por causa da voz. Porém, foi numa bela e sangrenta manhã de sol que apareceu a sua fada madrinha (com uma proposta irrecusável, é claro). Após pedir para ser bom o bastante pra revidar, ele passou a assistir muitos filmes de porrada gratuita, tipo os de Bruce Lee, Rocky e Os Três Patetas, a fim de aprender técnicas de defesa pessoal e assim poder finalmente quebrar a cara dos outros coleguinhas.

Ao ser finalmente introduzido (ui!) no mundo das artes marcianas marciais, Silva percebeu que tinha um talento excepcional em acabar com os outros, não necessitando de qualquer esforço para arrebentar supercílios e inchar os lábios de seus desafiantes. Sua força e habilidades incomuns foram atribuídas ao fato de todos os treinos terem sido sucedidos por uma mistura especial de Biotônico Fontoura com Red Bull e Sustagen Kids, além dos tradicionais docinhos caramelizados de Whey Protein.

Atuação enquanto lutador[editar]

Normalmente, as lutas de Anderson Silva terminam assim...
...ou assim, após uma tentativa fracassada de usar um golpe de kung fu estilo "demente".

Anderson Silva começou então a levar a arte de bater nos outros mais a sério, dedicando-se não somente a assistir aos filmes dos atores anteriormente citados, mas passou também a estudar e treinar variados estilos de luta, como Taekwondo, Ai Ki Do, Sim Eu Dô, Ju eu dô, Jiu Jitsu dá dor, Muay Thai e Netinho de Paula's Punch Style. Inclusive, foi ao adentrar o mundo da luta que recebeu seu famoso apelido, The Spider (O Aranha), graças à sua visível semelhança com Peter Parker, identidade secreta do famoso herói dos gibis, o Homem Aranha.

Após nocautear muitos adversários e humilhar ainda muitos outros nos campeonatos de artes marciais em que disputava, Anderson então passou a disputar campeonatos de Mixed Martial Arts (MMA), os famosos vale-tudo, que seus pais e sua avó acham um absurdo e chamam todos os lutadores de animais selvagens, mas que é muitíssimo apreciado por japoneses sádicos, que idolatram os lutadores do esporte. Passou então a lutar em campeonatos como Shooto ("Chuto", onde foi campeão), PRIDE (onde ganhou alguma coisa), Cage Rage (no qual não perdeu) e no UFC, onde era campeão até o dia em que teve de usar muletas.

Anderson mostrando como respeita seus adversários.

Apesar de ter durado muito enquanto campeão de sua categoria e sustentar o maior número de vitórias consecutivas em defesa de cinturões em toda a história do UFC, Silva já vem adotando um discurso de lutador derrotado. Sempre que alguém o entrevista, é aquela mesma história: "ele podia ter me vencido, qualquer um pode me derrotar, eu não sou tão bom assim e blá blá blá...", bastante diferente de sua postura dentro do octógono, onde baixa a guarda, dança, dá chutes esquisitos, provoca bastante e não perde uma oportunidade de dar uma pirueta ou de humilhar seu adversário.

Talvez tal discurso tenha ganhado mais força após a luta contra Chael Sonnen, luta onde tomou um cacete, inclusive tomou knockdown e estava com a luta perdida, mas graças a uma cabacice desatenção de principiante de Sonnen, foi salvo por uma miraculosa finalização em triângulo no último round. Depois ele veio com um papo que lutou com uma costela quebrada... Sei, sei! Além do susto, Silva também viu outros dois fodões e campeões invictos terem seus cinturões arrancados, sendo eles Lyoto Machida e o fedorento. Ao que tudo indica, Anderson já estava com medinho e dando desculpinha para o caso de derrota (ou não).

Pós-lesão[editar]

Será que isso era parte de algum plano?

Anderson quase se aposentou após executar um chute malandro que, ao atingir seu adversário, Weidman, fez sua perna parecer a do Monkey D. Luffy do One Piece. Pra completar a decadência, foi reprovado em um simples teste de dopagem. Hoje, perde umas lutas, é casado, está quase na linha de chegada e tem 4 filhos. Dizem por aí que Anderson organiza torneios de MMA com seus filhos na sala de sua própria casa, fechando uma espécie de octógono com os sofás e estante, vendo seus filhos se surrarem até um desmaiar. Brincadeira sadia, entre família... Apesar dos 4 filhos, Spider prega a abstinência sexual antes da luta, chegando a ficar até 3 meses sem dar umazinha só pra poupar energias e enfiar porrada nos adversários (quando é claro que ele está com vontade é de enfiar outra coisa). Inclusive, é devido a esse fato que Anderson prefere partir para a trocação ao invés da luta no solo, já que aquele rala-e-rola e esfrega-esfrega todo poderia resultar em algo não desejado... Pelo menos não em um octógono, com um monte de gente olhando!

Técnicas[editar]

Anderson Silva versus Vitor Belfort num momento de soneca.

O lutador se baseia principalmente na técnica de deixar o adversário inconsciente o mais rápido possível. Para tal, ele senta a porrada no coitado, fazendo uso de chutes, cotoveladas, joelhadas e qualquer outro tipo de ataque que consiga foder ferir e derrubar seu desafiante. Muito rápido e ágil, Anderson costuma fazer uso da "Dança da Viuva Negra Aranha" para confundir seus adversários, técnica onde ele fica de guarda baixa, fazendo caretas, desviando de todos os ataques de seus oponentes, que ficam muito putos e vão pra cima com tudo, quase sempre resultando em golpes de contra-ataque certeiros de Spider logo na primeira brecha que tem, derrubando o pobre coitado que pensou que podia vencê-lo, mas se tudo isso não funcionar, ele simplesmente quebra sua canela. Se você alguma vez viu Anderson Silva sujo de sangue, certamente esse sangue era de seu adversário.

Títulos[editar]

Miniatura do Spider, feita com as proporções reais de sua cabeça em relação ao seu corpo.
Booby Lashley Primão por parte de pai dos Istades do Anderson

Shooto

  • Campeão dos Meio-Médios-Intermediários do Shooto

Cage Rage

  • Campeão dos Médios do Cage Rage

UFC

  • Vencedor da Luta da Noite (3 Vezes)
  • Vencedor da Finalização da Noite (2 vezes)
  • Vencedor do Nocaute da Noite (2 vezes)
  • Recorde de maior número de vitórias consecutivas no UFC (14)
  • Recorde de maior número de vitórias consecutivas em defesa de título no UFC (9)
  • Maior cabeça em relação ao corpo (7 vezes)
  • Segunda maior humilhação da história do UFC (luta contra Forrest Griffin)
  • Maior humilhação da história do UFC (as lutas contra Chris Weidman)

Bolshoi

  • Campeão do Lago dos Cisnes

Bishoi

  • Essa voz fininha não engana ninguém

GLSBT

  • Maior representante gay no UFC

World MMA Awards

  • Luta do Ano (2010): Anderson Silva vs Chael Sonnen, no UFC 117
  • Lutador com a maior habilidade em se contradizer: 2007, 2008, 2009, 2010.

Anabol Awards

  • Uso de maior quantidade de esperma de cavalo na veia do pé com residuos de Bostanolona já registrada (superando inclusive Leo Stronda), antes da luta com o Nicolas Cage Nick Diaz

Ver também[editar]