Andy Warhol

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Nerd.jpg

>Este artigo é coisa de NERD, portanto, seja bem-vindo._

>Aqui falamos sobre coisas que você se interesse, como RPG e computador e até mesmo sobre Você. Caso você seja um Valentão, não leia este artigo!_

2qjx1rl.gif
Este artigo é papo de doido!

Ele pode falar sobre alguma coisa doida, alguém doido, ou foi escrito por um doido. Se você mora num hospício, onde tudo que se tem pra comer é gelatina, é recomendável não ler o artigo. Mas se você é como os nerds da uiquipédia, sem nenhuma gota de doideira, fique à vontade!

Kidiaba.gif


Donamorte1.jpg

Andy Warhol já morreu!!!

Não era pintinho, mas largou a casca!

Clique aqui pra ver quem te espera no inferno.

60px-Bouncywikilogo.gif
Para aqueles sem senso de humor, os espertalhões da Wikipédia têm um artigo (pouco confiável) sobre: Andy Warhol.

Cquote1.png Esse cara é meio boiola, não é, não? Cquote2.png
Capitão Óbvio sobre Andy Warhol
Cquote1.png Foi muito importante pra minha carreira. Me deu casa, comida, roupa lavada, heroína, e ainda me deixou brincar com a banana dele. Cquote2.png
Lou Reed sobre Andy Warhol
Cquote1.png Ele é fantástico. É fabuloso. Um dos maiores artistas do século XX. Cquote2.png
Um indie qualquer sobre Andy Warhol
Cquote1.png Um cara dormindo durante uma hora??? Esse é o filme mais insuportável do mundo!!! Que tipo de demente dirige uma merda dessa? Cquote2.png
Qualquer pessoa normal sobre Andy Warhol
Cquote1.png Eu percebi, naquele final dos anos 60, que Nova York estava infestada de drogados e putas que queriam ser estrelas do mundo da arte. Eles não tinham talento, eles não tinham casa, eles não tinham futuro, então eu fundei um abrigo para eles. E distribuía sopa de batata com pão toda noite. Foi assim que surgiu a Factory Cquote2.png
Andy Warhol sobre a Factory

Andrew Warhola (Andy Warhol foi um nome indie criado pelo próprio), foi um cara de cabelo branco (na verdade era uma peruca) e excêntrico que viveu o suficiente para fazer umas coisas cults. Infelizmente sua popularidade nasceu da Banana que desenhou para a capa do primeiro álbum da banda Velvet Underground, os fundadores do estilo rock, que anos mais tarde foi muito difundido pelo Sonic Youth. Andy foi um dos pioneiros do primitivo, trabalhoso, cansativo, errôneo e ruim modo de pintura chamado Serigrafia. Serigrafia vem do tupi: Seri: Se sujar e Grafia: de tinta

Banana do Warhol
A rancheira em pessoa, o sonho de Andy (não, ele não queria comer ela: queria ser ela

Tambem foi famoso por sua Pop Art. Um estilo fajuto e bobo que fez os humanos perceberem que o melhor modo de fazer as coisas é simplificando e renovando. A Pop Art normalmente era feita com re-utilização de fotos, ou produtos ja existentes (Ready-made). Como a famosa foto da rancheira e baixista Marilyn Monroe, que ele fez várias cópias sequenciais e repintou cada uma de uma forma. Claro que isso é baboseira blasè pra indie posar de culto!

Sim, Warhol foi um dos pre-cursores do estilo: Indie, Blasè e pseudo-culto. Usava roupas coladas, era suficientemente magro, era realmente entendido de muita coisa (infelizmente com o tempo, os indies, deixaram de ser entendidos e se tornaram pseudo-entendidos), e o jeito blasè veio de família.

[editar] Filmes

Quando Warhol estava no ápice da fama, resolveu apostar na pseudo-cultura. Pagou de pseudo-cineasta e conseguiu ser um dos criadores do estilo "Pseudo-Cult". Normalmente filmes pseudo-artisticos, com milhares de coisas pseudo-senses, cenas pseudo-necessárias, com takes chocantes e pseudo-bizarros e muito experimentalismo no pseudo-geral. Uma lição que Warhol passou foi que qualquer um que tenha uma camisa listrada e cigarro na mão pode fazer pseudo-cinema. O conceito do pseudo foi perdido com o tempo e as pessoas pararam de mencionar essa parte da palavra, infelizmente dando a entender que pseudo-cinema e cinema são a mesma coisa influenciando na qualidade das produções mais atuais. Entre seus filmes mais famosos estão:

a banda que ele "criou")

  • 1964 - Empire (Empire States filmado no mesmo ângulo por tempo suficiente pra você acender um cigarro, escutar o seu album preferido do Pavement, fumar utro cigarro e voltar pra ver os créditos).
  • 1963 - Blow Job (Um rapaz recebendo um boquete, Warhol achou que seria mais "indieressante" filmar apenas o rosto do rapaz, durante 20 minutos).
  • 1963 - Sleep (Um cara dormindo e sendo filmado...)

[editar] A Banda

Warhol certa vez achou uns mendigos, sujos, drogados e prostitutos tocando num bar, percebeu que era hora de revolucionar a arte novamente. E convidou os caras para tocarem sério, chamou-os de Velvet Underground, (do canadense Vulvet Udigrudi), lhes deu estilo, e um lugar pra se drogarem (os indies originais se drogavam de verdade, assustador né?), para tocarem e para rolar shows loucos e teatros, chamou esse lugar de Factory.

Mas achou que a tal banda só estaria completa com um vocal feminino, chamou então Nico, uma filha da sua empregada Maria Zualana. Nico estava desempregada e quase entrando para a prostituição, Warhol ainda pôde se sentir herói por salvar a garota. Com o Velvet Underground completo, começou uma longa jornada incluíndo: chicotes, bananas, luzes psicodélicas, pseudo-experimentalismo e junkyes para todo lado. Nico cansou de fazer de conta que sabia cantar, mesmo tendo voz de cozinheiro italiano e foi embora. Velvet fez um punhado de musicas boas e bem mais normais e desapareceu. Lou Reed, o vocalista percebeu que seria melhor saír fora tambem e revolucionar o Rock.

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas
Outras línguas