Apologia

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Isso é CÓRRUPÇÃÃÃO! Cquote2.png
Heloísa Helena sobre apologia contra a apologia à corrupção

Eu não tenho a menor ideia do que está escrito aqui, mas deve ser muito importante

Apologia é a justificativa ou defesa de alguma coisa. Frequentemente, o termo é usado para dizer que alguém está falando bem de alguma coisa (de forma disfarçada).

A apologia é mais útil do que parece. Imagine, por exemplo, a Record falando bem do Edir Macedo, ou a Globo falando bem do Dr. Roberto, ou o Lula falando bem do MST, ou o Anticristo de Satã, ou a Herbalife dela mesma, assim, na cara. Não dá certo, precisa disfarçar. Ninguém pode sair por aí falando para menores de idade beberem, ou falando para as pessoas pegarem prostitutas, mas alguém pode fazer apologia a isso, ou seja, apresentar alguma coisa (de preferência ilegal) de forma que faça ela parecer perfeitamente normal, e aceitável.

Alguns tipos de apologia são considerados crimes, outros são mais aceitáveis. Por exemplo, apologia ao Nazismo é crime, já a apologia ao Comunismo é chique, principalmente numa universidade pública. Sacou???

Cquote1.png Hum... não... Cquote2.png
noob

Pelo mundo afora[editar]

Boas apologias costumam ser complicadas, difíceis e chatas de ler. Assim você concorda antes mesmo de começar.
Platão escreveu a Apologia de Sócrates, defendendo-o contra todas as acusações contra sua atuação questionável no Corinthians. Mais tarde, sob a acusação de apologia Platão foi preso e obrigado a realizar trabalhos forçados. Mas foi logo libertado por uma ação do sindicato.

Nos países anglófonos e francófonos apologizar quer dizer desculpar-se, é uma forma fresca chique de pedir desculpas. É uma forma deveras elegante de expressar-se

Cquote1.png Mon apologie mademoiselle Cquote2.png
Francês sobre Apologias
Cquote1.png My apologies Madam Cquote2.png
Inglês sobre Apologias

Na Igreja Católica, a Apológética era o ramo da Teologia que visava refutar as acusações contra a e defender a Igreja. Foi grandemente abandonada pela CNBB que parou de defender a Igreja e agora defende só a reestatização da Vale do Rio Doce.

Durante os tempos áureos da URSS o conceito de apologia era vinculado a teoria marxista-lenista, o que confundia os ocidentais, v.g:

Cquote1.png Na União Soviética o Partido apologiza VOCÊ!! Cquote2.png
URSS sobre Apologia

Como pode-se notar não é claro se o Partido se desculpa ou seja faz apologia a você, isso era vinculado a fatores randômicos

A versão soviética eventualmente foi importada para o Brasil e Portugal durante os anos 60 e 70.

Onde encontrar[editar]

Podemos encontrar apologias em qualquer lugar, basta prestar atenção. Em todo lugar tem alguém fazendo referências ao uso de Maconha, o consumo de bebidas alcoólicas e ao homossexualismo.

Segue a lista dos principais lugares em que há apologia:

Relação com os desennhos animados[editar]

Desenhos animados e programas ifantis tem uma relação forte com a apologia, sendos que esses são dois dos lugares em que mais existe apologia. Em vários deles além dos personagens serem pederastas assumidos, como os Telettubies e o Elmo, os protagonistas aparecem cometendo pequenas infrações e se dando bem no final, como o Pica-Pau, e outros são completos drogados como Bob Esponja.

Um estudo realizado pela Universidade de Madison a última em notas, a primeira em festas apontou que de todos os infratores presos nos Estados Unidos, 42% deles assistiam a desenhos animados frequentemente, esse número ainda subia para 98% entre os menores infratores.