Arantina

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Único lugar do Universo onde o PT e PSDB fizeram parte da mesma chapa





Carroca1.jpg Enxada-1.png Esti artigu é caipira, sô!! Enxada-2.png

Este tar di artigu pareci caipira, foi escritu purum caipira, ô ele é de fato
CAIPIIIIRRA!!!

Num istraga eli naum, si não nóis crava a inxada pra riba docê!


Gnome-searchtool blue.png Arantina é uma pequena cidade desconhecida.
Você pode estar perdendo seu tempo à-toa ao ler sobre essa joça.
Se o Bin Laden tivesse se escondido aqui, ninguém teria achado.

Sciences de la terre.svg.png


Arantina Tranquilidade
Bandeira arantina.JPG
Bandeira
"Oh Arantina, quem vens, não voltas jamais"
Hino "clariô, clariô tradição..." Morrão, Eki
Local Minas Gerais do Pão de Queijo
Idioma Mineirês, caipirês e português (minoria)
Geografia
Clima Polar
Locais de Referencia Festas Juninas, Cadê o Boi, exposições agropecuárias e outras coisas de roça
Economia Pão Durismo de Queijo
Produtos Exportados Queijo e cuecas
Política
Governo
Nuvola apps core.png
Administração divida em dois partidos (de direita ://////)
Atual Prefeito
Nuvola apps core.png
Paulo Henrique Ganso
Vice-Prefeito
Nuvola apps core.png
Vasco da Gama (enterno vice)
Mídia
Cidadãos Ilustres
Crystal Clear action bookmark.svg.png
José, João, Geraldo e Eu
Esporte Símbolo Correr atrás de leite
Santo Local

Ps : Se for andar de carro , não se esqueça que lá é uma cidade onde as pessoas andam na rua e os carros em lugar nenhum !

60px-Bouncywikilogo.gif
Para aqueles sem senso de humor, os espertalhões da Wikipédia têm um artigo (pouco confiável) sobre: Arantina.

Cquote1.png Você quis dizer: Argentina Cquote2.png
Google sobre Arantina

Cquote1.png Você quis dizer: Fim de Mundo Cquote2.png
Google sobre Arantina

Cquote1.png Experimente também: Terra onde Judas Perdeu as Botas Cquote2.png
Sugestão do Google para Arantina

Cquote1.png Experimente também: Arantina GO (filial) Cquote2.png
Sugestão do Google para Arantina

Cquote1.png Na União Soviética, Arantina desconhece VOCÊ!! Cquote2.png
Reversal Russa sobre Arantina

Cquote1.png Icso non ecziste! Cquote2.png
Padre Quevedo sobre Arantina

Cquote1.png Amanha teremos céu nublado com possibilidade de chuva, geada e temperatura de 20 graus negativos, terremoto, erupção, furacão e tsunami Cquote2.png
Previsão do tempo sobre Arantina


Arantina é uma pobre cidadezinha desconhecida, com passado, presente parado e até agora sem futuro. Mas nem por isto deixa de ser uma cidade de primeira, se colocar a segunda sai dela. Não há muito o que se fazer (nada mesmo), e a grande virada na vida de um arantinense é quando ele sai de lá. Moradores afirmam que a cidade se localiza no Sul de Minas Gerais [1] [carece de fontes], mas como nunca foi encontrada em nenhum mapa de Minas, acredita ser mais uma mentira de seus habitantes. Ela possui uma secretaria de turismo, a expectativa é que a partir de 2299, apareçam os primeiros visitantes que não tenham parentes lá. O passatempo preferido é ficar o dia todo na janela ou nas praças tomando conta da vida dos outros, para depois contar tudo nas rodas de tricô e crochê.

Para os jovens não resta muitas opções senão ficar em barzinhos e tomar bebidas fortes (como Ypioca, Contini, 51, Selvagem, Conhaque) para enfrentar o frio da cidade. Cerveja é consumida durante o dia apenas no verão ou no carnaval (somente visitantes), pinga por todos a todo momento

História[editar]

"O Buraco é mais em Baixo"

Antes da emancipação, Arantina era um detrito distrito de Bom Jardim de Minas (que de bom só tem o nome). A cidade foi afundada por Edison Arantes do Nascimento (vulgo Pelé), em 1 de março de 1969. Epaaa!!!!(Você deve estar se perguntando), se foi Pelé que fundou esta cidade, por que ela se chama Arantina e não Pelétina? Calma, tudo tem explicação. Isto foi antes dEle ser conhecido como Pelé! A cidade recebeu a nome de Arantes, que vem do sobrenome do meio de Pelé. Epaaaa!!!! (você de novo) O nome da cidade não é Arantina!? Não se Aflija esta é uma longa história (ou não), que você vai conhecer logo abaixo.


Várzea do Paiol FC
Reconstituição da partida do time de Pelé e Maradona

Nascido no Sul de Minas, Pelé estava despontando como grande promessa nos campos de várzea. Certa vez Ele teve o desprazer de jogar bola em Várzea do Paiol (antigo nome de Arantina), aonde várzea era o que não faltava. E havia um velho paiol de onde era a campo de concentração antes das partidas de futebol nos campos de várzea de Várzea do Paiol. Ele fez QUASE mil gols, disse QUASE (exatamente 999) pelo Várzea do Paioliense (se diz Várzea do Paiol-iense) como era conhecido o Várzea Do Paiol Futebol Clube, que faltou só 1 gol para chegar a mil gols na carreira amadora.


Diz à lenda que para matar um homem de Três Corações, era necessária uma faca de Três Pontas e um homem de Várzea do Paiol, mas Pelé derrubou este mito e disse: “Eu AFUNDEI Várzea do Paiol”, a população do detrito distrito entendeu que Ele estava ‘fundando’ a cidade, sendo assim Pelé proclamou:

“— Edison Arantes do Nascimento (mesmo antes de ser conhecido por Pelé Ele já se referia na terceira pessoa), é o afundador fundador desta cidade. [...] Mas Várzea do Paiol não rola, Entende? (já falava 'entende', deve ser por se comunicar com os povos nativos da região, entende?) ela vai se chamar Arantes” (Pelé considerava Várzea do Paiol um nome muito feio para uma cidade, ainda mais uma fundada por Ele).


Nesta época chegava da Argentina Diego Tramando Armando Maradona, que ficou sabendo das historias de Edison, e da cidade fundada por Ele. Diego chegou a Arantes e desafiou Edison para uma partida em um campo de várzea, reclamando que a cidade deveria se chamar Argentina Maradonita. O jogo foi marcado para o dia 1 de março de 1969, o time de Pelé entrou em campo contra o time de Maradona, Pelé fez 8 gols e Maradona fez 9 (todos com a mão), mas um gol de Maradona foi deliberadamente anulado, devido a um impedimento na cobrança de um escanteio, já que a especialidade do time de Pelé era a linha de impedimento nas cobranças de escanteio.


O jogo terminou empatado em 8x8. Diego cheirando Armando Maradona inconformado com o gol anulado iniciou uma revolta em que eLE e, mas 21 jogadores enfrentaram os 300 de Esparta. A batalha foi sangrenta só encerrada com o acordo de Xerxes e Leônidas cada um representado respectivamente pelos seus diplomatas Maradona e Pelé. O Acordo previa que a cidade veria ter um nome mesclado de Arantes e Argentina, surgindo o nome Arantes + Argentina = Arantina (aff!!).

Localização[editar]

Ninguém que chegou lá, voltou...

Ninguém sabe como ir, e assim como a morte, quem foi nunca mais voltou para contar.

Provavelmente, Arantina está localizada (ou não), entre o triângulo das bermudas e/ou a ilha de Lost, ou pior ainda... no ACRE! Sendo assim não adianta procurar no mapa, GPS (Gays, pans e Simpatizantes), Google Earth ou Google Maps.


Moradores afirmam que a cidade se localiza na Sibéria, devido ao frio extremo (para onde Stalin enviava seus inimigos políticos para construir ferrovias).

Turismo[editar]

Arantina não parece nos guichês de agencias de viagens, de rodoviários e afins. A cidade é visitada por ex-moradores e parentes, entretanto sempre há alguns infortunados sortudos que caem de pára-quedas por lá e eles levam uma certeza: Quem vem a esta cidade, nunca mais retorna a ela.

Festas[editar]

Conheça as festas localmente famosas, que agitam a vida dos moradores, ou não.

Folia de Reis[editar]

Que folia!

Tudo começa com a bobiça dos palhaços (vulgo "moradores"), pulando na rua e gritando iiirhuuU, é a Folia de Gays Reis (25 de Dezembro a 6 de Janeiro). Aonde vários foliões saem nas ruas vestidos como os soldados de Xerxes, um melhor que o outro.

Carnaval[editar]

Em Fevereiro é realizado o Carnaval (segundo Capitão Óbvio). Geralmente tem música com bandas famosas (pelo menos na cidade), acompanhada da ilustre participação da melhor escola de samba de Arantina (e única), chamada "Ekimorrão" ou "Equimorrão" (ninguém sabe como se escreve, ou não sabem escrever mesmo), com a mesma letra de música, mesmos dançarinos com as mesmas roupas e o mesmo Fusquinha caindo aos pedaços conversível. É maravilhoso! Sem falar nos BROCOS, tem de tudo quanto é tipo: de times (que se você acha que é Atlético Mineiro ou Cruzeiro você está enganado, aqui 51% da população torce pelo BotaOVO do Rio de Janeiro, 51% torce para o Framengu e os outros 51% torce para outros times que não é bom quebrar a cabeça para pensar ou pesquisar); Blocos de carnaval como o Broco du Boi, que é a festa preferia da população, aonde os cornos da cidade saem gritando "Cadê o boi?', 'Comendo a vaca', 'cadê o boi?...", vestidos de mulas (com bonecos de mula, já que não é preciso se vestir para parecer uma), João-Bobo (idem comentário anterior). E são milhares e milhares de blocos muito loucos, desengraçados, venha e faça o seu! Pode-se vestir de mulher, de homem, Drag Queen e do jeito que você normalmente se veste, que no Carnaval (e o ano todo), está liberado mudar de sexo. Só não se empolgue muito porque às vezes a festa é realizada perto do cartório, vai que você muda mesmo.

Aniversário[editar]

Cavalgada em comemoração ao aniversário da cidade. Obs.: Não era o aniversário neste dia.

A Cavalgada, festa para comemorar o aniversário do município. Costuma ser realizada em Março, mas depende do "governante". Tanto que nunca foi realizada na data de fundação da cidade. A "festa" é um monte de bobos (moradores), andando a cavalo! Antigamente tinha um bolo, o número de metros do bolo era igual a número de ânus anos da cidade. O bolo era muito pequeno e a cidade muito nova, logo somente os mais esfomeados conseguiam comer alguma coisa. Cantavam parabéns (torcendo para terminar para comer) e quando achavam que já podem atacar, vinha o pronunciamento do prefeito (merda!). Sopravam as velinhas para longe do bolo (com as mãos), e atacavam. Todos levavam sacolas plásticas para levarem o máximo que puderem para a casa. Infelizmente esta linda festa acabou. Logo agora que a cidade estava ficando mais velha e teria mais bolo...

Festas de Igreja[editar]

São realizadas o ano inteiro. Elas tem o mesmo intuito que Edir Macedo e RR Soares, arrecadar dinheiro da população e usar em "obras" da mesma.

Festas Juninas[editar]

Dança de caipiras, realizadas em Junho aonde se dançam catira e gritam "olha a cobra...", E os moradores empolgados respondem "uiii", "é mentira", decepcionados "aff seu chato!".

Festas Julinas[editar]

Dança de caipiras, o que muda é que elas são realizadas em Julho.

Torneiro leiteiro[editar]

Em Agosto, a maior festa da cidade! Ela dura dos cinco dias, com shows todas as noites do evento. Mas o principal motivo da festa, são os vaqueiros que ficam tirando leite... das vacas, dos bois, dos cabritos e outros animais da roça. Que posteriormente é dado à população. Ganha quem ao final da festa tiver tirando o maior número de leite.

Culinária[editar]

Como todo mineiro, o arantinense adora pão de queijo, queijo, leite e derivados, feijão tropeiro, angu com couve, queijo e pão de queijo. Mas o arantinense gosta de variar, é claro, ás vezes eles comem sua mulher.

Dados Gerais[editar]

  • Área total do município: 89.9999999 km²
  • Área da zona rural: 89,9999998 km²
  • Área da zona urbana: 0.0000001 km²
  • Ponto mais elevado: Alto do Cú ralinho Curralinho com 1379 metros de altitude.

Infra-estrutura/saneamento[editar]

  • Rede de água: Lagos e rios
  • Rede coletora de esgoto: Rios e lagos (que posteriormente são consumidos diretamente do rio, sem qualquer tratamento pela população da cidade vizinha de Andrelândia).

Curiosidades[editar]

Brasão da cidade
  • O primeiro rádio chegou em Arantina em 1940, e desde lá até os dias de hoje não passa de um indispensável enfeite de mesa (já que não tem emissoras por perto).
  • 90% dos moradores de Arantina nasceram em Andrelândia. O restante em outras cidades.
  • É uma cidade "turística" situada no Circuito das Águas de Minas Gerais.
  • Em 2020 Arantina sediará a copa da confederações paulistanas
  • Cidade responsável por lançar os bordões: etchu, e axa né capaiz?, e nois, uhuuul nova iguaçu , aoooo potencia, ao trem que pula.....
  • A novela Avenida Brasil utilizou a cidade para gravar a cenas de Carminha e da casa da mãe Lucinda (oioioi)

Educação[editar]

Sim nóis temus inducassaum! Nóis num é már inducado cum ningueim.

  • Escolas

Tumbleweed01.gif


Aki teim iscola sim, teim a, a, a, akela q era rosa i agora eh marela i tambéim teim akela cuma cuadra nu mei ah... esqci u nomi mais tardi eu vortu i colocu u nome aki viu. Purkê eu memu istudei lah.

Imagem panorâmica[editar]

Clique para abrir em outra janela


Dialeto[editar]

Verdadeiro sentido de "treim bão dimais da conta sô!!!"

O dialeto da cidade e o "treim", tudo que o arantinense fala termina em treim (vá gostar de trem tanto assim na China).

  • Estou com tanta fome que comeria um treim = Excesso de fome
  • Que treim é esse? = Pergunta sobre o objeto que está em suas mãos
  • Vou comprar este treim = Sobre a questão acima
  • Treim bão. = Só pode ser dinheiro ou mulher

Outras palavras

  • Antionti = Antes de ontem.
  • Apanhar = Não é tomar uma surra, no sentido de comprar, trocar. Ex. Cquote1.png Vou apanhar um cavalo Cquote2.png.
  • Bão = Bom.
  • Bêbo = Bêbado. Ex. Cquote1.png Onti chegui mei bêbo Cquote2.png.
  • Caboco (caboclo) = Fulano, rapaz (sujeito indeterminado), Ex. Cquote1.png Veiu treis cabocos Cquote2.png.
  • = Você.
  • Custoso = Difícil, trabalhoso.
  • Disgramado = Desprovido de graça (desgraçado).
  • Fedaputa = Arteiro, bagunceiro (criança), filho de mulher desprovida de honra (adulto).
  • Isturdia = Estes dias, passado recente. Ex. Cquote1.png Isturdia vi sua irmã Cquote2.png.
  • Manerar = Reduzir, ir devagar. Ex. Cquote1.png Manera ai Zé Cquote2.png.
  • Marvada = Pinga, cachaça artesanal.
  • Muntuá = Amontoar, fazer monte.
  • Óia = Olha, veja.
  • Treva = Mau, estorvo. Ex. Cquote1.png Minha treva Cquote2.png.

Atividades[editar]

Você pode fazer inúmeras atividades nesta cidade tão agitada. Tais como:

  • Respirar e fazer fotossíntese

Ou então...

  • Fazer fotossíntese e respirar.

Noite[editar]

Você pode ir a uma balada boate discoteca (galpão de telha brasilit, com antigos toca-discos da cce, que mais parece uma caixa de abelha, com lâmpadas incandescentes pintadas), chamada Over Night!!

Nunca o nome de uma espelunca danceteria, combinou tanto. Só mesmo em um fim de noite (quando tudo que tinha para dar ERRADO, já deu), para se entrar lá.

Comida[editar]

Se você estiver em Arantina e bater aquela fome, vá ao restaurante e pizzaria do PIRIGOSO(isto mesmo com “i” depois do “P”). Lá você encontra a melhor carne humana para seu rodízio. Porém tome cuidado para não esquecer de pagar a conta. De lá só se sai devendo uma vez! Como o próprio nome diz,ele é "Pirigoso" (ai que meda).

Paixão municipal[editar]

A cada quatro anos, a população se reúne com fervor, fazendo festa, ondulando bandeiras, colocando faixas e pintando o muro.

Seria a Copa do Mundo?

Não...

Olimpíadas?

Também, não...

Então que raios seria?

São as eleições municipais!! \o/


Em Arantina, vigora um sistema político denominado Destilação. Sim é isto mesmo que você leu destilação. É fácil de entender, nele você é desti lado, ou então, você é do outro lado. Simples, não? E a cidade se divide em uma febre para ver quem vai ganhar.

Você deve estar se perguntando: Se cada pessoa é de um lado, o maior deveria ganhar sempre, ou não? A resposta é simples, quem decide a eleição são os indecisos. Esta é a terceira esfera do sistema político da destilação. A MASSA DE MANOBRA. Para você que é burro leigo, não se trata de espaguete estacionando carros. A massa forma a parcela da população que serão iludidas pelas mais incríveis, audaciosas, espetaculares e arrojadas (faltou vocábulos), tcharam...

Uma forma de conhecer os poucos habitantes, é visitar a cidade nessa época. Todos se reúnem. É uma alegria pra quem gosta de circo, ora com tanta palhaçada, fica difícil não se divertir. O pior que quem nem mora em Arantina vota AQUI e ainda OPINA! Vai entendeer?

Promessas de campanha[editar]

Vejamos algumas das propostas:

  • Trazer o litoral para Arantina (seria mais fácil desmontar a cidade e levar até ele), transformando-a no primeiro município de Minas a ser banhando pelo mar.
  • Construir apartamentos e mansões na beira da futura praia, e distribuí-las para a população pobre (ou seja, todos).
  • Criar uma moeda local, o Dorla e distribuir Dr$:10.000.000,00 para cada habitante, eqüino, canino, felino e qualquer outro animal que more lá.
  • Fazer de Arantina a primeira cidade flutuante do mundo.

Outras táticas igualmente infalíveis[editar]

Veja outras táticas eleitoreiras audaciosas.


Lemas de Campanha[editar]

“Prometa tudo o que puder. Cumpra se puder”

“Prometer não custa nada”

“Prometo e não nego, cumpro se eu puder”

Criticar oposição[editar]

Esta é uma tática que o presidente Mula Lula, aprendeu em aqui. Falar mal da oposição é grátis, não precisa ser verdadeiro e funciona muito bem. É emocionante ver as trocas de elogio de tão alto nível, entre os prováveis futuros comandantes da cidade. Como se diz o ditado popular: “exemplo vem de cima”, e todos se espelham muitos nos seus representantes.Um fala mal do outro, mas depois todos se unem e viram amigos!

Eleições 2008[editar]

Nosso perfeito prefeito!
Saiuuu de campo!

Sim, finalmente é chagada a grande hora. Depois de toda torcida, das promessas, dos comícios, e de tudo mais, chegou à hora da verdade. De um lado Kaká, pesando menos de 20Kg e do outro Paulo Henrique Ganso, pesando bem... mais que isto.


Acostumados aos seus “currais eleitorais” e votos de cabresto. Os arantineses ainda não se aprenderam a usar a urna eletrônica (incluem-se os governantes). Dos seus 2400 eleitores, 2399 anularam seus votos. E a eleição foi decidida por um voto e de morador vindo de outra cidade.

Veja a tabela de votos.

Candidato Votos Resultado
Votos nulos 2399 Vencedor!!
Paulo Henrique Ganso 1 Eleito!!
Kaká 0 Perdedor
Outros perdedores 0 Perdedores
Votos em Brancos (racismo) 0 Perdedores
Negros, pardos (cotas), homossessuais e outras maiorias minorias 0 Perdedores


Coisas que só acontecem em Arantina...


Eleições 2016[editar]

Novamente, coisas que só acontecem em Arantina...

No pleito de 2016, mesmo após a Lava Jato, eleições presidenciais, impítman, miShell temer e outros embates no plano Federal, os dois maiores partidos e rivais resolveram deixar suas diferenças de lados e formar uma aliança inédita no Brasil. Para derrotar os Demos Democratas, PT e PSDB formaram uma coligação para o bem, e tentar evitar que a cidade caia nas trevas. Neste intento foi necessário convocar o PMDB para fazer frente a ameaça.

Formaram a coligação PT / PTB / PMDB / PSDB "Unidos para Salvar Arantina", nesta ordem, com PT e PSDB ficando ficando em lados opostos (note que a função do PTB é separar PT do PSDB/PMDB). Contra os DEM / PRTB / PP "A Onda Negra".

Infelizmente o esforço não surtiu resultado, e a cidade viverá mais 4 anos nas trevas (ou não).

Ver também[editar]


Ligações externas[editar]