Art déco (arquitetura)
Art déco é um estilo de arte e arquitetura que ficou famoso nos anos 20. Esse tipo de design surgiu na Europa na década de 1910 com características simples e menos extravagantes que a arte antecessora de Nouveau. Essa arte é também conhecida por inspirar o subgênero de ficção nerd retrofuturistica o dieselpunk.
Com apenas vidros reciclados e cimento, já se podia ver a grande obra que ficaria famosa e daria uma nova cara a sociedade. Por conta da primeira guerra mundial, fazer um prédio ficou ainda mais fácil, então nada melhor do que impressionar os outros com alguns materiais de quinta e um jogo de luzes.
História[editar]
Antecedentes[editar]
Antes da Art Déco existir a art Nouveau dava o que falar causando polemicas com suas extravagancias de cores vibrantes, principalmente o ouro, isso porque o mundo passava por uma época de merda pura sorte onde todo mundo dava o cu e ninguém se importava muito o que os outros faziam.
Foi então que a guerra estourou e o ouro usado para decorar até a faixa da rua começou a ser usado na fabricação de armas.
Clímax[editar]
Com poucos materiais, a arte déco foi confecciona pela classe mais baixa da Alemanha os favelados, foi apenas em 1917 que ela se tornou de luxo quando começaram a deixar igual a Art Nouveau ainda mais gay com estofados coloridos e papeis de parece de flores.
Um grupo mais bruto começou a fazer casas apenas com cimento e vidro com alguns detalhes de esculturas de pessoas peladas na parede. As cores variavam entre branco e sépia mostrando serem anti-cores. O couro e a madeira eram os materiais mais usados para fazer os moveis, tais como poltronas e acentos.
O vidro também foi um material muito usado nesse período, com ele faziam-se lustres e lamparinas, já que a iluminação no ambiente de art déco era muito importante para dar a impressão de um importante lugar, não foi a toa que apenas teatros e arranha-céus formam privilegiados com esse design, ou você já viu uma casa no subúrbio com essa arquitetura?
Outros matérias incluíam mármore utilizado muito em pilares, escadas e vasos. As peles de animais também eram de muita cobiça, a caça de onças e ursos resultou numa grande economia lucrativa, mas que depois foi toda pro ralo devido a grande depressão.
No Brasil[editar]
A art déco não é conhecida no Brasil devido a demora da arte chegar em terras tupiniquins, pois quando ela ia vir pra cá Oscar Niemeyer já desenhava no papel higiênico como seria a arquitetura de Brasilia. O que podemos ver dessa arte é a obra de Tarsila do Amaral que viu uma oportunidade de fugir daqui e ir conhecer um pouco de cultura estrangeira, mas foi burra ao voltar, mesmo assim sambou na cara de todos ao mostrar seu trabalho de escola o Abaporu.