Associação Cultural e Desportiva Potiguar

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Aviso importante: Clubismo aqui NÃO, cazzo!
A Desciclopédia é um site de humor, logo, NINGUÉM aqui se importa pra quem você torce, seja o Ceará, o Fortaleza ou o Bahia. Seja engraçado e não apenas idiota.


Associação Cultural e Desportiva Potiguar
Escudo do Potiguar de Mossoró.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Associação Cultural e Desportiva Potugal de Mossunga
Origem link={{{3}}} Rio Grande do Norte Mossoró
Apelidos Cabra Macho
Torcedores Machos... Machocados
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote cabra
Torcedor Ilustre
Estádio Novelão
Capacidade 5.000
Sede Cu do mundo
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo Garra Team
Liga Campeonato Potiguar
Divisão Série B
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Cquote1.png Você quis dizer: Futebol de português no Brasil Cquote2.png
Google sobre Associação Cultural e Desportiva Potiguar
Cquote1.png Era o meu time de coração, chê! Cquote2.png
Felipão sobre Associação Cultural e Desportiva Potiguar

Associação Cultural e Desportiva Potiguar (populrmente Potugal de Mossunga) é um clube brasileiro de futebol da cidade de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte, feito por portugueses.

História[editar]

O Potiguar foi fundado em 11 de fevereiro de 1945, fruto da fusão de dois clubes do município: o Esporte Clube Potiguar e a Sociedade Humorística do Mossunga, todos sendo portugueses pernas de pau.

Em 1951, o Potiguar viria a conquistar seu primeiro campeonato (ex-Flamengo e Seleção Brasileira) e Bira (que jogou no futebol europeu), entre outros, foram os responsáveis pelas primeiras conquistas do clube, após muito quebra-quebra no campo.

2004: O seu ano de glória[editar]

O ano de 2004 ficou marcado na história de Mossoró, devido a dois fatos: a decisão da Copa RN entre as duas principais equipes da cidade e a inédita conquista do título estadual pelo Potiguar após a propina ao juíz muita garra no campo.

Imperdível convocação do confronto do século! entre Potiguar e a Seleção Israelense de Futebol.

Na campanha do título do Campeonato Estadual, o Potiguar foi disparado a melhor equipe da competição, vencendo os seus jogos com um futebol fácil e maravilhoso, contendo muta porrada, expulsões, invasão de campo,m as ao menos jogavam bonito no campo de futebol (ou não). O Potiguar terminou a 1° fase em 1° lugar no grupo do interior, nas quartas de finais, a equipe eliminou o Caicó após dois empates, nas semifinais passou pelo São Gonçalo, após vencer o primeiro jogo por 1x0, o time mossoroense empatou em Natal, indo para a final contra o América, milagre isto. Na final, conquistou o título sobre o América, com direito a uma goleada por + de 8000 a 0 em cima do adversário, na primeira partida da decisão.

Após a conquista estadual, ocorrida em abril, o Potiguar estaria em outra final em outubro, na da Copa RN (Rumo à Nada). O adversário era o Baraúnas, seu maior rival. Porém, o Potiguar perdeu as duas partidas da decisão (1 a 0 e 2 a 0), mas no final fem um (6 a 9) na dureza. Em 2005, o Potiguar seria novamente vice-campeão da Copa RN. O time alvirrubro, perdeu o jogo do ida para o ABC por 1x0, e venceu o jogo de volta por 3x2, mas ficou com o vice campeonato por ter levado dois gols na Casa da Mãe Joana.

Ranking da CDF[editar]

  • Posição: 11 (um atrás do outro)
  • Pontuação: 34 pontos na corrida e mais 35 no ataque (totalizando 69 pontos)