Associação Ferroviária de Esportes

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Associação Ferroviária de Esportes
Escudo da Ferroviária.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Ferro Aviária de Esportes
Origem link={{{3}}} São Paulo- Araraquara
Apelidos AFE, Ferrinha
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio Fonte Luminosa
Capacidade 23.453 pessoas
Sede
Presidente Welson Alves Ferreira Júnior
Coisas do Time
Treinador Edson Só
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador Cultrale, Damha
Time
Material Esportivo Lupo
Liga Campeonato Paulista
Divisão Série A2
Títulos
Ranking Nacional 637°
Uniformes



Associação Ferroviária de Esportes é o mais tradicional pior time de São Paulo, sediado na cidade de Araraquara. Glorioso time e orgulho dos araraquarenses em eras passadas. Seus admiradores costumam lembrar que a Associação Ferroviária de Esportes era o único time capaz de vencer o time do Pelé, que foi o melhor nas rodadas do campeonato de 180 a.C. entre outros inúmeros feitos.

História[editar]

Fundação[editar]

Campo do time nos dias atuais.

Clube fundado em 1950, ano em que já existiam mais de mil time em São Paulo. Foi um verdadeiro dilema escolher as cores do time, pois já haviam times de tudo quanto é cor espalhados por aí, e a ideia era não plagiar ninguém e ter uma identidade própria. No final sobraram as opções de uniforme rosa, uniforme cor-de-burro-quando-foge ou uniforme laranja. A primeira opção foi logo descartada por ser uniforme de treino do Atlético Mineiro, e a cor laranja foi escolhida pois Araraquara sempre foi líder em produção de suco de laranja. Todavia, por falta de tinta na impressora, a coloração saiu cor-de-burro-quando-foge, a mesma adotada pelo Juventus.

Tri-campeonato do Interior[editar]

Na década de 60, como alguns times não tinham a menor chance no Campeonato Paulista tradicional, a Federação Paulista realizava um campeonato café-com-leite reunindo times menores do interior para iludi-los que são vencedores em alguma coisa. A Ferroviária, ´por exemplo, foi tri-campeão dessa porcaria, e não tem vergonha nenhuma de por três estrelas de latão sobre o escudo em referência ao título.

Decadência[editar]

Torcida Unida e Fracassada

Até 1997 a Ferroviária só enganava, mas entao finalmente rebaixa no estadual e começa o calvário pelo qual ficou (des)conhecida. O time foi rebaixado para a Série A2 paulista em jogo provavelmente com o São Paulo de uma era pré-Ceni ou nos tempos do Zetti, e no ano seguinte foi rebaixado para a Série A3, e assim por diante através de um longo ciclo de rebaixamentos até culminar na Série Z-3 do campeonato paulista e nunca mais se ter notícias do time.

Desde então os araraquaranos se esforçam e torcem pela volta dos antigos tempos de esplendor. Mas o time está superando o refluxo e conseguindo avanços. Seu lema atualmente alterna-se periodicamente entre "Rumo a quarta divisão", "Rumo a segunda divisão", "Rumo a terceira divisão" e ocasionalmente "Rumo a primeira divisão".