Avestruz

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Caso raro de avestruz com dentes.

A avestruz (em Portugal, o avestruz, mais a frente será explicado o porque dessa duvida) é uma Ave não voadora, originária da África, que leva o nome científico galinhio gigantus. É um animal bem boiola, pois adora enfiar a cabeça em um buraco e deixar a bunda de uma maneira bem desprotegida. Também são bastantes suspeitos por serem da família das emas.

Avestruzes são considerados a segunda maior espécie viva das Aves, perdendo apenas para o Patolino.

Tabela de conteúdo

[editar] Descrição

Um aveztruz... Ou será uma ema?

Avestruzes normalmente pesam de 90 a 130 kg, embora alguns avestruzes "machos" tenham sido registrados com pesos de até 155 kg. Na maturidade sexual (entre 2 e 4 anos de idade, quando se decidem da opção sexual, observe que muito cedo), avestruzes machos podem possuir de 1,8 m a 2,7 m de altura, enquanto as fêmeas alcançam de 1,7 m a 2 m.

Possui dimorfismo sexual: nos adultos, o macho tem plumagem preta e as pontas das asas são brancas, enquanto que a fêmea é cinza. O dimorfismo só se apresenta com um ano e meio de idade. Apenas para papagaiar as coisas, pois não tinha nenhuma necessidade ser mais colorido.

As pequenas asas vestigiais são usadas por machos como exibição para fins de acasalamento.Deixando cada vez mais manchas em sua reputação já que não usa a asa para voar e sim como acessorio.


[editar] Características

São aves polígonas e não migratórias. Adapta-se com facilidade e vive em áreas montanhosas, savanas ou planícies arenosas desérticas, assim como as emas e os emos, se propagam em qualquer lugar. Seus hábitos alimentares são onívoros, o avestruz come ervas, folhagem de árvores, arbustos e todo pequeno vertebrado e invertebrado que consiga capturar, vive numa dieta rigida para ser o gostosão.

Embora não voe, por ter asas atrofiadas(não é só as asas que são atrofiadas, mais isso não vem ao caso), as longas, fortes e ágeis pernas, permitem que ele atinja até a velocidade de 80 km/h com vento favorável (média de 65 km/h), pois em uma só passada cobre 4 a 5 metros, assim como os Dodrios. Tem o pescoço longo, a cabeça pequena, e tem dois dedos muito grandes (em cada pata) que se assemelham a cascos.

[editar] Comportamento

Não nega seus instintos de ave!

Avestruzes vivem em grupos nômades de 5 a 50 aves que frequentemente viajam juntos com outros animais ruminantes, tais como as zebras e as vacas. Eles se alimentam principalmente de sementes, big macs e outros produtos vegetais-trangeicos; ocasionalmente eles também comem animais como pintos e sapos, comem tanto sapo que não sobra lugar para a perereca. Como não possuem dentes, eles engolem pedrinhas que ajudam a esmagar os alimentos engolidos no papo. Eles podem ficar sem água por muito tempo, vivendo exclusivamente da umidade das plantas consumidas como a cannibis. Entretanto, eles gostam de água e tomam banhos frequentemente juntos.

Raro exemplar de avestruz-vampiro.

Com visão e audição aguçadas, eles podem detectar predadores tais como leões de uma grande distância.



Avestruzes são ovíparos. As fêmeas porão seus ovos fertilizados em um único ninho comunitário, um buraco escavado no chão e com 30 a 60 cm de profundidade. Ovos de avestruz podem pesar 1.4 kg e são os maiores ovos de uma espécie viva (e as maiores células únicas), embora eles sejam na verdade os menores em relação ao tamanho da ave. O ninho pode conter de 15 a 60 ovos, com um ovo médio tendo 15 cm de comprimento, 12 cm de largura, e peso de 1.4 kg. Eles são brilhantes de esbranquecidos. Os ovos são chocados pelas fêmeas de dia e pelo macho à noite, aproveitando as cores diferentes dos dois sexos para melhor camuflagem. O período de gestação é de 35 a 45 dias. Desculpa para fazer alguma viadagem, observe que é a noite que o macho choca o ovo, ou seja a noite ele virá ema.


[editar] Avestruzes e humanos

No passado, avestruzes foram muito caçados por suas penas e seu rabo, que costumavam ser muito populares como ornamentos em chapéus de mulheres e em outros acessórios. Suas peles eram também valorizadas para fazer couros finos. No Século 18, eles foram caçados quase à extinção. A criação para o comércio de penas começou no Século 19. O mercado de penas colapsou depois da Primeira Guerra Mundial, mas a criação comercial para penas, e mais tarde por peles, decolou durante os anos 70. Avestruzes na Arábia e Sudeste da Ásia foram caçados até a extinção em meados do Século 20. Mas com a nova aceitação ao mundo aos aestruzes, eles estão seguroso.

Hábito comum entre avestruzes.

Avestruzes são grandes o bastante para que uma pessoa pequena possa cavalgá-lo; normalmente a pessoa segurará nas asas enquanto cavalga. Eles foram treinados em algumas áreas do norte da África e na Arábia como montarias de corrida e para MMORPG de nerds para serem comprados pelos free accounts,já que cavalo é coisa de quem paga. Corridas de avestruz nos Estados Unidos foram criticadas por organizações dos direitos humanos ou dos animais, não se sabe, entretanto há pouca possibilidade de isto se tornar uma prática comum devido ao fato de que os animais são difíceis de montar.

Avestruzes são classificados como animais perigosos na Austrália, nos EUA e no Reino Unido. Existem vários incidentes registrados de pessoas tendo sido atacadas, mortas, roubadas e estrupadas . Machos grandes podem ser muito territoriais e agressivos e podem atacar e escoicear com muita força usando suas pernas. Mas se a coisa apertar, ele irá usar o plano B, que é se esconderemum buraco para não ser reconhecido.


[editar] Ver também

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas
Outras línguas