Avicennismo

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Uma convenção de avicennistas.

Cquote1.png Você quis dizer: Avicentrismo Cquote2.png
Google sobre Avicennismo
Cquote1.png '-'.jpg Cquote2.png
Kierkegaard sobre Avicennismo

Avicennismo é uma escola da filosofia islâmica que nada mais é que um platonismo e aristotelismo com pequenas adaptações inserindo a palavra "Deus" ali e acolá nas teorias platonistas e aristotelianas. E assim se constitui o avicennismo, com o objetivo de ter alguma coisa, mesmo que tosca, para representar o islamismo na filosofia.

Pensamento[editar]

O avicennismo é extremamente abrangente, uma vez que Avicena por ser filósofo, tinha que ganhar a vida e acabou por trabalhar como pastor, cangaceiro, taxista, operador de telemarketing, padeiro, DJ e cartomante. Toda essa experiência lhe permitiu escrever obras sobre diversos temas, desde gramática, geometria, o papel dos tatus no movimento dos materiais arqueológicos, física, sexualidade dos Camelidaes, jurisprudência, teologia, terrorismo. Mas se destacou mesmo foi na filosofia islâmica e nas explicações mirabolantes sobre a existência de um Paraíso machista repleto de virgens.

Filosofia[editar]

O escrito mais importante do avicennismo é sem dúvida o Kebab al-Sfiha (A Cura da Ignorância) onde aborda temas que variam desde a culinária de um bom kibe cru até filosofia da percepção de mundo do ponto de vista de uma ameba.

É bom saber que a mitologia islã é digna de um enredo de saga de Cavaleiros do Zodíaco ou Nasīr al-ladin al-Tūsī Jäfar, compondo o princípio filosófico da obra Mil e uma noites.

Ontologia[editar]

03:00 horas? Hora de orar. Não importa o que for.

Avicena foi o primeiro filósofo que estudou o ser, tentando meio que forçadamente dar uma lógica para esse conjunto disforme de carne e pensamentos reconhecidos como ser, pecador e angustiado pelo medo da morte e do Inferno. Para o avicennismo a ontologia se divide em dois grupos. O primeiro é o existencialismo que crê na superioridade de Mulla Sadra e o segundo grupo acreditam no essencialismo e na superioridade de Shahab al-Din Suhrawardi. Não sabe o que é Mulla Sadra? Ou Shahab al-Din Suhrawardi? Não se preocupe, o avicennismo é exatamente isso, ficar inserindo aleatoriamente entidades da cultura e religião islâmicas em frases aristotelianas.

Avicena foi mais um a apoiar o argumento ontológico que diz encontrar a lógica da existência através da existência de Deus, provando a sua existência a priori só porque disse que sua existência implica na existência de Deus.

Cosmologia[editar]

Para o avicennismo o universo é formado por três ordens: Inferno, Purgatório e Paraíso o mundo terrestre, o mundo celeste, e Deus.

Do mundo terrestre, a inteligência obtida através de uma intuição mística advinda de um trago de narguilé batizado, estabelece contato com o mundo celeste. Deus por sua vez, além de ser ato puro e o primeiro motor de coação para a humanidade andar na linha (como no pensamento do aristotelismo), representa o Ser necessário, cuja essência se equipara à sua própria existência e que constitui a base de todas as possibilidades, e do continuum espaço-tempo.

Empirismo[editar]

O avicennismo fala muito da tal tabula rasa, um conceito do latim (para parecer mais intelectual) que diz que o ser humano nasce extremamente burro, e durante sua vida adquire conhecimento até morrer ligeiramente menos burro de quando nasceu, após uma vida inútil como indivíduo descartável.

Verdade[editar]

Cquote1.png A verdade é o que você acreditar ser Cquote2.png
Avicena sobre a definição de verdade para o avicennismo

O avicennismo duvida da verdade e da crença verdadeira justificada. Para esta filosofia o charlatanismo se sobressai e estabelece o controle da mente dos mais fracos, convencendo-os de uma mentira como verdade.

Lógica[editar]

Para o avicennismo, a lógica se externa através da indução, pois dedução é coisa de frutinha, e árabes não gostam de homossexualismo.

É curioso destacar que o avicennismo considera o vegetarianismo uma imensa incoerência ilógica, pois aceitando que um vegetariano se propõe a essa condição por pena da dignidade dos animais que morrem cruelmente em abatedouros, essas mesmas pessoas cagam para a dignidade dos vegetais como seres vivos indefesos, e também para a dignidade do próprio corpo que tende a se tornar um magricela amarelado cheio de deficiências nutricionais.

Medicina[editar]

Para a medicina o avicennismo contribuiu com o livro al-Qanun e inovadoras teorias alternativas. Com experiências testadas empiricamente e consagradas no mundo árabe, a medicina avicennista afirma entre tantos tópicos coisas como:

  • Que a Coca Cola é um espermicida.
  • Dissolver Sal de Frutas Eno num suco de maracujá que parece de acerola mas tem gosto de eucalipto, é um anti-gás eficiente que previne enfartos.
  • O chulé é psicológico. As pessoas que pensam ter chulé têm, e as que pensam não ter, não têm.
  • Uma cura inovadora para a dor causada pelo veneno de picadas de cascavel do Deserto do Saara é pegar a sua cimitarra e cortar a cabeça do enfermo, acaba com a dor na hora.