Báb

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar

Siyyid Ali-Muhammad (Xiraz, 20 de outubro de 1819 — Tabriz, 9 de julho de 1850), conhecido como o Báb (A janela porta), foi um profeta da Pérsia, que dizia ser o Mahdi.

Biografia[editar]

Báb, ao ler esse artigo.

Siyyid 'Ali-Muhammad nasceu na Pérsia, em Xiraz, seu pai morreu quando ele era pequeno e por isso el foi forçado a vender balinha no transito pra ajudar a família. Mas Siyyid não era uma criança comum, ele era superdotado, por isso a mãe dele mandou ele ir embora morar com o tio, e o tio dele era um xiita fanático e forçava ele a ficar recitando o Alcorão o dia todo, e Siyyid achava aquilo muito chato e fugiu de casa. Anos mais tarde ele voltou pra casa, e falou que era o novo "Manifestante de Deus" e que seu novo nome é "Báb" (Porta).

Manifestação de Deus[editar]

O Báb!

O Báb se tornou a nova Manifestação de Deus, e isso já aconteceu no passado com Adão, Noé, Hud, Saleh, Rama, Krishna, Abraão, Ismael, Isaque, Jacó, José, , Moisés, Arão, Zoroastro, Davi, Salomão, Elias, Eliseu, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Buda, Confucio, Zacarias, João Batista, Jesus, Maomé e mais uma porrada de gente, e que agora estava acontecendo com ele, e Báb falou que ele é o Mahdi profetizado por Maomé, e começou a pregar por aí, seu primeiro discípulo foi uma mula, e logo o Báb começou a reunir discípulos por toda a Pérsia.

Martírio[editar]

Os xiitas da Pérsia, já estavam ficando putos com ele, então, levaram ele pra cadeia, e resolveram que ele ia ser fuzilado em praça pública como castigo por sair falando merda por aí. O Báb foi amarrado, os fuzileiros mandaram ele fazer seu último pedido, e ele disse "Quero fumar meu último baseado.", e eles deram pra ele e depois que ele fumou, a fumaça subiu e os soldados começaram e atirar, foi no meio daquela fumaça que eles não viram o Báb sair correndo dali. Mas tarde eles acharam o Báb e levaram pra ele pra praça e dessa vez fuzilaram o coitado sem pena e deixaram ele igual uma peneira.


Precedido por
Maomé
Manifestação de Deus
23 de maio de 1844 - 9 de julho de 1850
Sucedido por
Bahá'u'lláh