Balaiada

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Temível revoltado da balaiada
A Balaiada foi uma sangrenta revolta ocorrida em mil oitocentos e trinta e oito no Brasil no estado do Maranhão.
Foi mesmo um balaio de gatos Bananais

Tudo aconteceu quando o Imperador D. Pedro II aumentou o imposto sobre a fabricação, comércio e exportação de balaios, bolsas de palha e cestas de vime em 10 réis por balaio & acabou com todas as folhas de bananeira do Brasil. Imediatamente todos os balaistas e fumantes de folhas de bananeira das províncias se revoltaram e atacaram a Guarda Nacional com centenas de milhares de balaios e bananeiros que provocaram grande confusão e debandada das forças do governo. Além dos altos impostos que eram cobrados na exportação de charge, tipo de carne. (tá sabendo! Estudou?)

Para resolver o Balaio de Gatos Bananais, foi chamado o Duque de Caxias que a ferro e fogo submeteu os revoltados. Para pacificar totalmente a região, o Duque decretou uma anistia que nenhum homem que estivesse carregando um pedaço de palha ou de bananeira exportada de Cuba seria atacado.

Como consequência da balaiada, a produção de chapéis de palha foi seriamente afetada. O Brasil perdeu mercado mundial nos artigos de palha para o México e seus sombreros. Durante anos as quadrilhas juninas sofreram a falta de chapéis de palha e folha de bananeira...

Depois de toda essa confusão, Duque de Caxias fugiu com D. Pedro para Portugal, e o matou na noite de seu 4º casamento.

Este artículo es un esbueço escribido por un autor profirriente en portuñol.
Usted puede ayudar a epandirlo este artículo consiertandolo.