Ballspiel-Verein Borussia 1909 Dortmund

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Ballspiel-Verein Borussia 1909 Dortmund
Escudo do Borussia Dortmund.png
Brasão
Hino O Burussia "Criciúma" Dortimundo é o melhor!
Nome Oficial Ballspiel-Verein Borussia 1909 e. V. Dortmund
Origem Alemães Comunistas que fugiram dos campos de concentração nazistas
Apelidos Borussão da massa, Comunistas da Alemanha Oriental, Criciúma Alemão
Torcedores Borussianos, Criciumenses e Atleticanos
Torcidas Sei lá
Fatos Inúteis
Mascote Uma abelha chamada Emma s2
Torcedor Ilustre Lenin (que nem alemão é)
Estádio Signal
Capacidade 80,552
Sede Dortmund
Presidente Lenin (que nem alemão é)
Coisas do Time
Treinador Iceberg
Pior Jogador Nuvola apps core.png Kagawa (Que so fais kagalda)
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png Um ucraniano do nome escroto
Patrocinador Evonik
Time
Material Esportivo Puma
Liga Alemã
Divisão
Títulos {{{títulos}}}
Ranking Nacional 24º
Uniformes Borussia-dortmund-0708-a.jpg



Ballspiel-Verein Borussia 1909 Dortmund, o Criciúma Dortmund , também conhecido como Modinha Dortmund, é um clube médio alemão cuja única função é servir de freguês para o todo poderoso Bayern de Munique, além de revelar craques que não duram mais do que uma única mísera temporada no clube antes de ser contratado por algum outro time grande da Europa, principalmente o Bayern. É ao lado do Hamburgo e do Bayern uma das únicas equipes alemãs que ganharam a Liga dos Campeões da UEFA, e ainda por cima foi campeão mundial em cima do Cruzeiro time do coração de Bebeto e Donizete, ganhando por 2 a 0, mas o Borussia também passou muito tempo na segunda divisão, junto com o Palmeiras e o Vasco.

No campeonato alemão ele não ganha nada já que o Bayern é ajudado pela Ferderração Alemão de Fusssbol, ele só ganhou em apenas 8 oportunidades. Destacando-se porém pela quantidade massiva de vice-campeonatos. Isso porque já vem perdendo sua superioridade para times como Werder Bremen (lê-se Perder Bremen) e Schalke 04. O Borussia Dortmund sempre fica lá pelo meio da tabela entre a 2ª e 20ª colocação.

Também atende pelo nome Anti-Schalke, Time Comunista do Leste ou Time Russo. Lênin era um grande admirador desse time. A rivalidade com Schalke se deu por questões territoriais entre a Alemanha e a Rússia durante a Primeira Guerra Mundial, e pela rivalidade entre Adolfinho e Zézinho, na Segunda Guerra Mundial. São os caras que mais sacaneam o Schalke por causa da falta de um título nacional que vale a pena de ser conquistado. Sempre é o time que ajuda o terceiro colocado no final do campeonato alemão a subir para o segundo lugar. Na verdade esse time comunista só foi fundado para poder rir da cara dos nazistas trouxas que torcem para o Schalke. Eles também odeiam, como todo bom time russo alemão, o Bayern.

História[editar]

Fundação[editar]

O Borussia Dortmund foi fundada em 1909 em um pub na cidade de Dortmund. A criação do clube de futebol foi o resultado de uma vingança contra o pároco local, porque ele proibiu jogos de futebol durante a homilia. No entanto, o fundador orgulhoso do Borussia, um ateu enrustido, desejava colocar-se contra esta regra, então em uma reunião social roubou o vinho sacramental e adulterou a água benta, e claro, fundou o time de futebol. O nome ficou decidido por Ballspiel (Bola-Gato) Verein (Vegetal) Borussia (o nome de uma cervejaria) 1909 (o número do capeta) Dortmund (a cidade natal).

Borussia durante as grandes guerras[editar]

Nas décadas seguintes à sua fundação aconteceu as guerras mundiais onde a Alemanha foi explodida. O campeonato não parou, mas todos títulos foram comprados para o Shalke-04 e o Borussia foi uma das equipes que se vendeu para o time de Hitler.

Pós-guerra[editar]

Após o fim da guerra, o Borussia foi um dos primeiros times que começou a vencer o Schalke-04 depois que este parou de comprar os árbitros e os jogadores dos outros times para entregarem os jogos, isso gerou animosidade e o clássico Shalke-04 e Borussia se tornou um grande derbi alemão.

Ao longo dos próximos 20 anos, o Borussia assumiu um uniforme similar a uma banana e conquistou campeonatos num intervalo de 10 anos, para fingir ser um time bom a cada nova geração.r.

Segunda Divisão[editar]

No início da década de 70, a igreja lembrou-se dos pecadores fundadores do Borussia, e a paróquia decidiu amaldiçoar eternamente o clube, especialmente por ele usar explicitamente o número do diabo enorme no meio do escudo. Os pastores fabricaram bonecos voodoo (sim, até mesmo o Igreja usa a globalização) dos jogadores, e começaram a espetá-los todas as noites. Por razões misteriosas, todos os bons jogadores estavam repentinamente deixando o clube.

Pela falta de jogadores o Borussia foi rebaixado em 1972, e chegou a frequentar a Terceira Divisão. O time fez todo o tipo de macumba, mas mesmo assim o clube demorou quatro anos pra voltar à elite do futebol alemão, que decepção.

Temporada 1977/78 da Bundesliga[editar]

Após ficar 3 anos na segunda divisão jogando contra times como SpVgg Erkenschwick e Schwarz-Weiss Essen, retornou para a primeira divisão em 1976, mas na última partida da temporada 1977/78 da Bundesliga (um ano após subir de divisão) conseguiu a proeza de tomar 12 GOLS (!) de um time que se chama Borussia Mönchengladbach, amarelando literalmente para o verdadeiro Borussia, além de terminar o campeonato numa lixosa 11ª colocação.

Champions League de 1996-97[editar]

O Borussia foi o grande campeão da Champions League de 1996-97, e tudo graças a um grande time a uma tabela favorável que só os fez enfrentar times ruins até as semifinais. Na fase de grupos, os rivais eram KS Widzew Łódź da Polônia e FC Steaua București da Romênia, ou seja, um grupo tão competitivo quanto a primeira fase do campeonato paraibano.

Nas quartas-de-final o adversário foi o francês Auxerre, que como qualquer time francês, perdeu logo de 4x1.

Depois eliminou o Manchester United FC e a Juventus FC na final porque até mesmo o Borussia tem o direito de vencer em 100 anos pelo menos 2 times bons.

Lembrando que ainda fez a festa dos atleticanos (incapazes de ganhar algum Mundial) quando no Mundial daquele ano o Borussia passeou e venceu um péssimo time do Cruzeiro por apenas 2x0. Os jogadores alemães nem comemoraram, afinal o clube mineiro havia sido montando há 1 semana e contava com jogadores de 40 anos. Quando os jogadores do Borussia receberam esta informação no pódio nem comemoram o título.

Anos 2000[editar]

O Borussia continua sua saga de freguesia absoluta e incontestável para o Bayern de Munique. O time talvez até tenha sido mesmo bi-campeão alemão (2010–11, 2011–12), mas aí vem o Bayern e se torna tetra-campeão sempre com mil rodadas de antecedência.

O auge da freguesia borussiana ocorreu na final da Champions League de 2012-13, quando Borussia e Bayern se enfrentaram num estádio de tênis chamado Wimbledon. Tomou um gol manjadíssimo de Robben no final e ficou com um vice da Champions para o rival alemão, para não haver dúvidas de que o Borussia é vice.

Campeonato Alemão de 2014-15[editar]

Após vender metade do time para o Bayern de Munique (como sempre) a temporada de 2014-15 foi sofrível para o Borussia. O mesmo time que há 1 ano atrás estava numa final de Champions passou 10 rodadas na zona de rebaixamento. Mas como estamos falando de campeonato alemão, onde só existe um único time bom o que significa que só há duas derrotas garantidas, o Borussia conseguiu vencer 10 jogos consecutivos e se livrar de um vergonhoso rebaixamento.

Temporada 2015-16[editar]

Graças à vergonha da temporada anterior, o Borussia não jogou nenhuma competição relevante, só a Bundaliga na qual ficou num previsível segundo lugar, vice do Bayern, afinal é o maior freguês do Bayern de Munique, único time que realmente presta da Alemanha e que mete medo em alguém. Por ser uma putinha do Bayern, continuou a sua tradição de vender seus principais jogadores para o rival.

Temporada 2016-17 e a bomba[editar]

Tudo estava bem normal para a rotina do Borussia, a sua torcida conformada continuou lotando o estádio para assistir o seu time amarelar (literalmente, com m ais um uniforme feio) e agir feito time paraguaio no campeonato alemão, negando-se inclusive a ser vice, preferindo povoar o meio da tabela da competição nacional.

Tudo mudou nas quartas-de-final da Champions League daquela temporada, posição para a qual conseguiu avançar porque seus principais rivais foram times de nível de Série B do Brasil, como Legia Warsaw, Sporting CP e SL Benfica. A partida icônica foi o primeiro jogo da decisão das quartas-de-final contra o AS Monaco FC, quando a caminho do estádio um torcedor insatisfeito interceptou o ônibus do Borussia e explodiu uma bomba com a intenção de inutilizar os jogadores mais merdas da equipe, ou seja, o time inteiro, mas falhou em seu intento, só conseguindo machucar o braço de um dos jogadores que até então era um completo desconhecido e que após uns dias continuaria desconhecido. Dois dias depois a partida foi realizada normalmente, e normalmente o Borussia obviamente perdeu.

Torcida[editar]

O Borussia Dortmund tem a maior torcida da Alemanha, junto com o Schalke 04 (seu maior rival) e o Bayern de Munique. Sua torcida é conhecida como Muralha Amarela, que é mais conhecida como a torcida que mais toca o terror no mundo e que mais lota estádio. O fanatismo se explica devido à ausência crônica de títulos da equipe, então se faz necessário ser extremamente fanático para apoiar o Borussia Dortmund mesmo assim.

Títulos[editar]

  • 1 Copa do Brasil
  • Vice-campeonatos de todos os gêneros
  • 1 Série C
  • Mais vice que o Vasco
  • Torcedores modinha
  • Time que joga apenas com um jogador (Reus)