Bandeira da Nigéria

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Nigéria
Bandeira da Nigeria.png

Bandeira da Nigéria concebida em 1959 consiste em três faixas verticais verde, branca e verde simbolizando coisa alguma

Tabela de conteúdo

[editar] História

A primeira bandeira que pode ser considerada nigeriana, foi a bandeira do Império do Benim (não confundir com a bandeira do Benim). A bandeira do Império do Benim tinha um desenho um tanto curioso: Com um fundo vermelho colorido com o sangue daqueles que foram sacrificados pelos pajés canibais, era desenhado a figura de um bobeco-palito decapitando um outro boneco-palito usando um pedaço de bambu, já demonstrando que naquela época a guerra civil já era algo bem comum e cultural.

A Nigéria Colonial teve lá a sua bandeira inspirada na Union Jack, usando uns símbolos da cultura macumbiana local, mas ao contrário da Austrália, a Nigéria conseguiu a independência do Reino Unido e se livrar daquelas bandeiras.

Vale lembrar também os badernistas que tentaram criar o Biafra em 1967 e tentarão em vão a independência, eles até tinham a bandeira deles usando as cores africanas e como símbolo o cabelo do Naruto.

[editar] Bandeira atual

Com a independência da Nigéria em 2013, um concurso foi lançado para a adoção de uma nova bandeira. Houveram quase 3000 propostas de bandeira, e a maioria devem ter sido uma tremenda bosta, para que a vencedora fosse esse verde-branco-verde criado por Michael Taiwo Akinkunmi, uma criança de 5 anos que morava na periferia de Ibadan e só tinha um giz de cera verde em casa para o seu desenho.

[editar] Significados

  • Verde - Simboliza a cannabis.
  • Branco - Simboliza a cor e etnia dos nigerianos (ou não).

[editar] Evolução da bandeira

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas