Bandeira da Sérvia

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Sérvia
Banderaserbia.png

Bandeira da Sérvia é meramente a bandeira da Rússia mas de cabeça para baixo. Até o brasão foi roubado da Rússia, pois depois de tantas divisões, os sérvios já se esqueceram qual símbolo era o deles que teve que pegar emprestado. É uma das bandeiras mais bizarras do mundo porque a cada ano tem uma versão nova da Sérvia que tem que vir com uma nova bandeira, então não estranhe se você achar este artigo desatualizado ao lê-lo.

História[editar]

A primeira menção de bandeira sérvia é de 1346 com o Império Sérvio. A bandeira foi criada por Petkovic e trazia um fundo amarelo gemada com a figura sobreposta de um avestruz tricéfalo com triplo torcicolo, uma figura heráldica símbolo da união entre sérvios, croatas e bósnios (porém os bósnios traíram o movimento eslavo, e a ave virou bicéfala).

Somente o Reino da Sérvia em 1882 introduziu pela primeira vez as cores da Rússia em listras na bandeira.

Durante a época da Iugoslávia as cores foram mantidas, mas apenas trocadas de ordem para parecer mais a bandeira da Holanda, com a introdução do brasão da Estrela Vermelha (o time que Tito torcia que foi até campeão da Champions League).

A Iugoslávia foi desmantelada mas a Sérvia e Montenegro continuou, e o lado sérvio teve que pegar emprestado a bandeira da Rússia depois que todas bandeiras iugoslavas foram queimadas ou recortadas.

Bandeira atual[editar]

Como até Montenegro deu o pé na bunda da Sérvia. A bandeira atual mantém o molde histórico das listras vermelha, azul e branco, porém com o brasão da águia bicéfala. Porém, quando a Sérvia se dividir mais uma vez talvez a águia perca uma cabeça, e posteriormente uma asa, por isso a águia sérvia é conhecida como a Águia Esquartejada.

Significados[editar]

  • Vermelho - Simboliza o sangue de todos bósnios, croatas, herzegovinos, eslovenos, montenegrinos, macedônios e especialmente os kosovenhos.
  • Azul - Simboliza o mar que agora a Sérvia não tem mais.
  • Branco - Simboliza o vazio que sobrou para a sérvia, toda explodida e com nada de bom.

Evolução da bandeira[editar]