Bandeira do Camboja

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Camboja
Bandeira do Camboja.png

Bandeira do Camboja formado por três listras, duas azul e uma vermelha, uma versão do contra da bandeira do Laos, mas ao invés de uma bola de golfe, a gravura do Angkor Wat desenhado por uma criança.

História[editar]

Inicialmente o Camboja teve as suas bandeiras coloniais. A primeira foi feita pelos franceses reconhecidos por seu compromisso com a estética e boiolagem. O uso do formato britânico na bandeira foi proposital, os franceses sempre tiveram vergonha de suas colônias inúteis na Indochina.

Em 1970 Lon Nol criou a República Khmer e uma nova tosca bandeira foi adotada azul com um cantão vermelho onde estava a gravura de uma nave espacial. Havia ainda três estrelas simbolizando respectivamente cada uma das únicas três coisas possíveis de se fazer no Camboja: 1 - Plantar arroz; 2 - Preparar arroz; 3 - Comer arroz.

Com a criação do Kampuchea Sadocrático em 1975 pelo sádico Pol Pot, a nova bandeira vermelha comunista foi hasteada com a figura de um pênis em ereção dourado representando que o governo literalmente foderia com a população.

Em 1979 com a República Popular do Kampuchea, o pinto na bandeira foi substituído por uma mina terrestre, mas o simbolismo de que o povo seria massacrado por um genocídio continuou o mesmo.

Com o fim da República Sadocrática do Camboja, o Estado do Camboja teve a bandeira de Liechtenstein adotada por breves 3 anos, pois foram os soldados liechtenstenianos que a ONU mandou para conter as insatisfações dos 7 cambojanos que restaram vivos no pais.

Vale lembrar a existência da bandeira UNTAC (Autoridade Transitória das Nações Unidas no Camboja) entre 1992 e 1993, que conforme todas bandeiras da ONU tinha um fundo azul, mas com a errônea gravura do mapa do Lesoto, afinal ninguém é obrigado a saber como é o mapa do Camboja.

Bandeira atual[editar]

A atual bandeira cambojana já foi usada entre 1948 e 1970 pelo Antigo Reino do Camboja. Em 1993 foi readotada e trata-se da mesma porcaria da bandeira do Laos. Como faltam símbolos ao país e desenhar um arroz na bandeira não pareceu uma boa ideia, desenharam no centro uma nave espacial, o templo de Angkor Wat.

Significados[editar]

  • Azul - Simboliza o mar, único jeito de fugir do país.
  • Vermelho - Simboliza o genocídio cambojano.
  • Angkor Wat - Por ser a única cois que existe no Camboja além de mato e arroz, este belo templo xintoísta foi colocado na bandeira.

Evolução da bandeira[editar]