Bandeira do Iraque

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Iraque
Bandeira do Iraque.png

Bandeira do Iraque é o modelo oficial de metade das bandeira dos países árabes (ver bandeiras do Iêmen, Síria, Egito e Império Alemão). Formada portanto por três listras horizontais em vermelho, branco e preto com um rabisco verde ao centro.

Tabela de conteúdo

[editar] História

Como a Mesopotâmia nunca teve bandeira, a primeira bandeira iraquiana é de 1924 criada após a Primeira Guerra Mundial que culminou com a conquista do Kuwait em todo Iraque. Por isso a bandeira era muito similar à atual bandeira do Kuwait, embora algumas cores possam estar trocadas, é que o desenhista não sabia suas posições precisamente.

No ano de 1959 foi a vez do Afeganistão conquistar o Iraque, e portanto a bandeira foi trocada pela bandeira afegã da época de três cores na vertical entre preto, branco e verde-fungo, com o único diferencial de ao centro trazer o brasão de armas de destruição em massa que o Talibã ocultou lá no deserto.

Porém, em 1963 a bandeira iraquiana assume o formato atual, mas com a gravura de três refinarias de petróleo, mas infelizmente como todos sabem Saddam Hussein senil queimou todas suas refinarias depois da Guerra do Golfo e por isso a bandeira teve que ser trocada outra vez em 2001, agora trazia três estrelas e a frase "Uala!" em árabe que significa "Fuck Bush".

Com a conquista dos Estados Unidos do Iraque como seu 52° estado ultramarino, uma bandeira fora das cores pan-árabes foi proposta em 2004, mas infelizmente foi rejeitada e a bandeira adotada foi a similar da atual mas com uma bandeira estadunidense colada por cima dos rabiscos.

[editar] Bandeira atual

Quando Barack Obama anunciou a retirada das tropas americanas do Iraque para ver se invadem outro lugar (tipo o Irã) a atual bandeira foi adotada em 2008, agora sem as estrelas porque isso era coisa do demônio partido Ba'ath restando apenas a inscrição em alfabeto árabe Tunak Tunak Tun que traduzindo significa Deus é Grande.

[editar] Significados

  • Vermelho - Simboliza o sangue iraquiano derramado depois de tanto ser invadido.
  • Branco - Simboliza as areias do deserto.
  • Preto - Simboliza o petróleo.
  • Rabisco - Introduzido para que ninguém confunda Iraque e Iêmen.

[editar] Evolução da bandeira

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas