Bandeira do Paraguai

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira do Paraguai
Bandeira do Paraguai.png

Bandeira do Paraguai anuncia a chegada ao Fantástico Reino de Ciudad del Este, muito comum em pequenos enclaves no Brasil, conhecidos como "feiras".

História[editar]

A primeira ideia de bandeira paraguaia surge em 1811 quando os bravos guerreiros paraguaios lutam pela emancipação do seu país como a primeira República genuinamente pirata do mundo, e para tanto criam uma bandeira com o símbolo da pirataria.

Naquele mesmo ano de 1811, em agosto, é aprovado uma mudança da bandeira. Na ocasião, o Primer Congreso General pegou a bandeira da Espanha e a falsificou criando assim a versão da bandeira do Paraguai com faixas vermelho, amarelo e azul.

Posteriormente até foi criada uma bandeira em homenagem à Larissa Riquelme, representando a fartura desta mulher que é um orgulho paraguaio por não possuir nada falsificado, porém o brasão que simbolizava isso era perfeitamente confundível com um pênis, então esta versão foi substituída em 1842.

Bandeira atual[editar]

Em 1842 El Congreso Extraordinario del 25 de noviembre de 1842 faz uma versão falsificada e genérica da bandeira da França, criando assim a atual bandeira paraguaia,. que também parece a bandeira dos Países Baixos, e da Iugoslávia também.

A bandeira possui dois versos diferentes, com o objetivo de deixar mais difícil de falsificarem. A frente vemos a inscrição "Made in Taiwan" e atrás o curioso brasão de um cachorro carregando uma cabeça de Smurf fincada numa lança, o que simboliza o ódio paraguaio pelos hermanos argentinos, conhecidos no Paraguai como "smurfs".

Significados[editar]

  • Vermelho - Simboliza o sangue daqueles que morreram tentando atravessar a fronteira levando muamba ilegal.
  • Branco - Espaço para escreverem o que bem entender, e mostrar o "made in Taiwan" para demonstrar a origem de fabricação da bandeira.
  • Azul - Simboliza o Rio Paraná que demarca a fronteira a ser superada.

Evolução da bandeira[editar]