Barro Alto (Goiás)

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Barro Alto é uma das vilas do estado do Vale do São Patrício, cuja capital é Ceres. Barro Alto é muito famosa (tá bom! É lógico que essa porra de cidade não é nada famosa... fica como força de expressão) pela grande quantidade e variedade de barro, lama e terra removida de seu solo, ninguém sabe para que serve, mas carregamentos cheios de barro de Barro Alto vão todo dia pra Goianésia.

A origem do nome singular desta cidade reserva diversos e inúmeros mistérios. Qualquer forasteiro se pergunta como uma cidade pode ter um nome tão imbecil e a sua população se orgulhar disso? Cientistas tentam entender as origens do nome "Barro Alto" para aquele conjunto pífio de gente isolada em algum lugar do centro de Goiás. Dizem que os antigos bandeirantes que por ali paravam sempre ficavam com diarreia ao almoçar nas higiênicas tavernas, e assim surge a expressão "Barro Alto". Outra teoria diz que a cidade cultivava adubo a partir de fezes de vaca, tudo aquilo dava um fedor insuportável, e a expressão "Barro Alto" ganhava mais popularidade. O nome pegou de vez quando mineradoras chegaram na cidade e começaram a remover as montanhas locais, deixando só o barro lá no alto.

História[editar]

As vezes a população leva a sério demais o nome da cidade.

Fundada no século XIX por um português chamado Joaquim, a sua esposa Maria, a mulher morreu na noite de núpcias do casal, quando Maria pediu para Joaquim "pega seu negócio de fazer xixi e me mata!", e então Joaquim pegou seu penico e matou a esposa. Todavia, Joaquim comeu uma de suas escravas e perpetuou aquela que seria a população de Barro Alto.

Com o tempo, todo tipo de pilantra passou por lá para grilar as terras, então ainda da coroa, e vender para o MST, causando assim o desenvolvimento econômico e cultural da cidade a que vemos hoje o esplendoroso resultado, um dos piores PIBs de Goiás.

Em 1951 é construída a GO-080, uma estrada de barro para Goianésia, o importante centro onde o povo de Barro Alto passou a vender seu precioso esterco. A famosa Capela de Nossa Senhora d’Abadia é construída em 1956 para comemorar o crescimento da cidade, mas ninguém se importa, se torna apenas mais um ponto de encontro de mendigos mesmo.

Hoje é uma cidade que ninguém está nem aí.

Economia[editar]

Barro Alto se destaca na economia rural de Goiás como a maior cidade do mundo exportadora de merda de cavalo e vaca (esterco) para ser transformada em adubo ou refeição.

Destaca-se também no setor minerador, onde os administradores burros da cidade ficam observando caminhões e caminhões levarem quase todo dia toneladas de níquel extraído do solo de Barro Alto, deixando para trás só o barro, e levando as riquezas para Goianésia. por isso os melhores puteiros sempre estão em Goianésia.

População[editar]

Conhecidos como Povo da Areia, a população de Barro Alto ficou mundialmente conhecida após serem homenageados e imortalizados como caricaturas na obra de George Lucas, Star Wars. O vestuário, a língua e os costumes retratados no filme respeitaram o povo de Barro Alto, retratando-os fielmente. Um bando de caipira acostumados com o calor e material em reuso.

Esportes[editar]

Barro Alto se destaca como referência local para esportes radicais no barro, como motocross, corridas de jipes, e atolamento criminoso de vacas no brejo. Também é em Barro Alto que é realizado anualmente o Campeonato Goiano de "Luta na Lama Nu", torneio que classifica o campeão para a etapa nacional dos jogos.