Beşiktaş Jimnastik Kulübü

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
(Redirecionado de Beşiktaş)
Ir para: navegação, pesquisa
Beşiktaş Jimnastik Kulübü
Escudo do Beşiktaş.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Beşiktaş Terazi Lastik Jimnastik Biz Size Geldik Bitlendik Hamama Geldik Temizlendik Bol Bol Bol Son Dersimiz Futbol Klubü
Origem Bandeira da Turquia Turquia- Istambul
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote Brasão da Turquia???
Torcedor Ilustre Seu Zé
Estádio Bebezinhos Iwanuê Stadium
Capacidade 9494198283019
Sede EX-Tambul
Presidente Mustafa Balparmak Denizli
Coisas do Time
Treinador Mustafa Balparmak Denizli
Pior Jogador Nuvola apps core.png Qualquer um quando o cigano não joga
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png Mexe con mi familia vai leva facada
Patrocinador Vodka no telefone
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Turco
Divisão Süper Lig
Títulos Tomar 8×0 do Liverpool
Ranking Nacional
Uniformes



Beşiktaş Jimnastik Kulübü é um time secundário e esquecido da Turquia, fadado a ser eternamente o terceiro lugar em seu país, por mais que se esforce nunca consegue superar Fenerbahçe e Galatasaray. Muito raramente supera um deles, mas aí não supera o outro e fica no máximo em segundo lugar, posição a qual seus torcedores consideram como título.

O time é sediado no lado europeu de Istambul, e tenta forçar rivalidade com o Fenerbahçe por causa disso, mas o time do lado asiático despreza o Beşiktaş e só se importa em vencer do Galatasaray, sendo assim o time do Beşiktaş precisa criar rivalidade com o İstanbul Başakşehir, um time de seu mesmo bairro mas que nem tem graça de jogar, e a única emoção é quando ambos entram no torneio de quem possui o nome mais esquisito e retardado de se pronunciar.

História[editar]

Fundação[editar]

O time foi inaugurado ainda na época do Império Otomano no ano de 1908. O motivo de sua existência era evitar que o campeonato turco (otomano no começo) fosse apenas um jogo entre Fenerbahçe e Galatasaray. O Beşiktaş portanto serviria de sparring para os dois principais times antes dos mesmos decidirem o campeonato. O time foi extremamente bem sucedido e mesmo após 100 anos de sua fundação se manteve firme como terceiro time da Turquia.

A partir de 1959[editar]

No ano de 1959 o futebol turco veio a se profissionalizar, e ocorreu então o primeiro campeonato turco. Em seu ano de estreia o Beşiktaş não decepcionou, e adivinhem! Ficou num honroso terceiro lugar atrás de, adivinhem! Fenerbahçe e Galatasaray. Todavia foi o rebelde campeão turco do ano seguinte em 1960, um acidente que as vezes acontece porque Fenerbahçe e Galatasaray também são duas porcarias que não merecem lá tanto respeito assim.

Com medo de ser campeão outras vezes, o Beşiktaş perdeu o ritmo de time mediano terceiro colocado, e na década de 70 começou a ficar é em 10º na Turquia quase todo ano. Neste período o tal de Trabzonspor foi a terceira equipe turca, e os anos de glória de terceiras colocações do Beşiktaş só foi voltar a ocorrer a partir da década de 90.

Anos 2000[editar]

Atingiu seu auge nos anos 2000, quando a Turquia teve direito de ter dois times na Liga dos Campeões e mais alguns na Copa da UEFA, sendo assim as massivas terceiras colocações e vice-campeonatos rendiam ao Beşiktaş a chance de aparecer no cenário europeu e apanhar de lavada, como no memorável 8x0 para o Liverpool FC em 2008.

O auge do time foi a conquista do tri-terceiro lugar do campeonato turco de 2012-13, 2013-14 e 2014-15.

Títulos[editar]