Benedito Novo

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Luís Henrique da Silveira.jpg Se quésh quésh, se non quésh, dish!

Este artigo é catarinense! Já entrou em coma alcoólico na Oktoberfest, sabe o que é boi-de-mamão, tem um poster do Guga e pensa que é alemão!

Venha para o lado barriga-verde da força você também!

Gnome-searchtool blue.png Benedito Novo é uma pequena cidade desconhecida.
Você pode estar perdendo seu tempo à-toa ao ler sobre essa joça.
Judas perdeu as botas aqui.

Sciences de la terre.svg.png
NovoWikisplode.gif
Para aqueles sem senso de humor, os espertalhões da Wikipédia têm um artigo (pouco confiável) sobre: Benedito Novo.

Benedito Novo é um município brasileiro do estado de Santa Catarina, a colônia dos emos nazistas e italianos que queriam fugir da Segunda Guerra Mundial para não levar uma surra dos comunistas.

Geografia

Esta cidade está a 130 metros de altitude, muitas velhotas com falata de ar e problemas de respiração morrem ai devido essa altitude. Sua população, em 1847 era de 666 habitantes (estimativa - IBGE) Está a cerca de 45 km de Blumenau Municípios limítrofes:

  • Norte: Rio dos Cedros, Classe Baixa, pobretões.
  • Leste: Timbó, Rodeio, Ascurra, classe média
  • Sul: Ibirama, ricões.
  • Oeste: José Boiteux, Doutor Pedrinho, classe baixa-média.

História

Segundo registros, do Professor Julius Scheidemantel e do Pastor Nelson Weingäertner,os nerds da cidade constam referências sobre “O Rio Benedito ou Benedicto” (que era novo, daí o nome de Benedito Novo, criativo hein!) Benedicto em latim significa “o abençoado”, pois ele era o único novo da cidade.. Assim, devido a sua riqueza em peixes, esse seria o responsável pelo nome da cidade Benedito Novo. No início da colonização, segundo documentos depositados na pedra fundamental da Igreja Evangélica Luterana de Benedito Indaial, as novas terras demarcadas receberam o nome “Benedito Linha Nova”. Mas já em fins de 1890(666!) esta denominação foi alterada pela primeira e última vez em Benedito Novo. Existe ainda uma outra formulação do nome, em lugar de “Beneditto Novo” também era corrente “Benedicto Novo”. Versão popular Segundo a versão popular o nome do município de Benedito Novo originou-se da homenagem dos fundadores a um escravo foragido, de nome Benedito, mais esse já estava tão velho que já se podia enterrar, uma pessoa muito generosa e prestativa. Benedito era filho do velho Benedito. O casal Benedito(que confuso!), residente na localidade de Carijós (Indaial), tinha vários filhos, e um deles veio residir em Benedito Novo. Esta denominação surgiu pelo modo de designar a região onde residia Benedito. O pai Benedito tinha uma canoa com a qual servia a comunidade e navegava pelo Rio Benedito - dado esse nome justamente por ele conhecer muito bem o Rio. Benedito, o novo, “filho” do velho Benedito, pode ter sido muito útil aos, considerados, pioneiros da fundação do Município: Joseph Peyerl, Johan Maus e Anton Werling. Exímio canoeiro, auxiliou os imigrantes, que, em agradecimento a ele, nomearam o local com seu nome. Diz-se também que o velho Benedito subiu o Rio Benedito e ao chegar denominou a localidade, com o nome de Benedito Novo em homenagem a nova conquista realizada

Emancipação

Uma lei, criou o distrito Benedito-Timbó, a Benedito Novo dos caipiras Timbó! Integrante do município de Blumenau. Essas malditas leis criaram Timbó para acabar com a felicidade dos caipiras, subdividindo-o em distritos: sede, Encruzilhada, Rodeio e Benedito Novo.Então outra maldita lei criou o munícipio de Rodeio, composto do território de Rodeio e Benedito Novo, até então distritos de Timbó. Benedito Novo passou a ser distrito de Rodeio, condição em que continuou até sua emancipação. No ano de 1949, foi criado o distrito de Doutor Pedrinho, desmembrado da área do distrito de Benedito Novo. Então Benedito Novo se fundiu com Rodeio. A solenidade de instalação aconteceu no dia 29 de dezembro daquele ano. Doutor Pedrinho passou a ser distrito de Benedito Novo. Em 1989, no dia 1º de junho, Doutor Pedrinho foi desmembrado de Benedito Novo tornando-se município .