Berimbau

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Não se deixe enganar pela simplicidade da bolinha oca...


Cquote1.png Só quero ouvir o Berimbau Cquote2.png
Capoeirista sobre Berimbau.
Cquote1.png Uuuiii! Chega a dar nojo disso... Cquote2.png
Gay tapando os ouvidos e correndo sobre Berimbau.
Cquote1.png Quantas oitavas ele atinge? Cquote2.png
Nerd sobre a extensão do Berimbal.
Cquote1.png Este instrumento é muito complexo! Cquote2.png
Japa tentando tocar uma sonata de Beethoven.
Pode parecer algo arcaico e nada sofisticado, mas é O INSTRUMENTO. Eu sei que você prefere mil vezes pegar numa coisa tipo harpa que combine mais com seus dedinhos delicados como os de Davi, ou meter a boca em um chique saxofone, mas quem conhece a ginga da capoeira só quer ouvir o berimbau.

[editar] Surgimento

Não era preciso juntar muito material para fazer um ritmo e saber oque faria um som ficar dahora pra lutar ou dançar capoeira. Quando viram que haviam conseguido o instrumento perfeito, sem frescuras, mas que soava bem nos ouvidos sem maiores irritações, foi a alegria da senzala toda. Só negão, que entende de som melhor do que ninguém, pra fazer a maravilha que é o berimbau. Além de tudo é vistoso sem que, porisso, custe caro demais. Claro que na África eles já possuiam algo parecido, mas faltava um certo charme brazuca.

Só para mostrar como se toca o Berimbal, o negão é especialmemnte pra você.

É a bolinha do saco mais charmosa e vistosa que alguém pode comtemplar, e basta apenas uma corda pra tudo sair do jeito que a torcida gosta. Não são as palmas que vão ofuscar o nobre som do berimbau, mas ajudam a deixá-lo alegrinho e com o acompanhamento que ele gosta: palmas humanas. falando nisso ele não é tão simples de ser tocado: há que se ter um certo jeito e um pouco de treino, apesar de parecer não é tão simples: se você acha que é como tocar chocalho, volte para o jardim da infância e lá fique agitando seu chocalhinho e chamando a mamãe: você não está pronto para o instrumento da capoeira, muito menos para lutar capoeira sem torcer alguma coisa e chorar igual mocinha já na primeira tentativa.

[editar] Monobola

De início a bolinha do Berimbal tinha vergonha de ser uma bolinha oca e de uma corda só, mas depois foi aos poucos sendo convencida de sua grandeza e foi pra roda cumprir sua nobre função. Ela só não entra no samba porque lá já tem outros instrumentos, inferiores diga-se de passagem, mas ela não queria ofuscar ninguém e ficou sendo a rainha da capoeira. Também tinha vergonha de formar um instrumento monobola, mas monobolas geram filhos sem problemas, então formou-se, finalmente, o Berimbal.

Não teve mais qualquer crise existencial e mesmo sendo um instrumento aparentemente tribal e arcaico, não mais foi intimidado. Ele é tocado em qualquer lugar sem maiores problemas, e daí começa o gingado da capoeira que sem o Berimbal não poderia ser tão energizante, ora qualquer capoeirista sabe que se movimenta melhor depois de ouvir o berimbau.

[editar] Tocar também



Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas