Biografia sem relevo enciclopédico

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Este é um texto roubado descaradamente da Wikipédia.

O CONTEÚDO ABAIXO É SEMI-SÉRIO! Para bom entendedor, apenas uma ironia basta


Wikipédia produções

Uma biografia sem relevo enciclopédico (ou uma "biografia sem graça") é um tipo de artigo da Desciclopédia normalmente proposto para eliminação. Não confunda relevo enciclopédico com artigos de montanhas.

Embora estas páginas sejam um construto amorfo (Eu nem sei o que significa construto, nem amorfo) e seja difícil desenvolver um critério específico para diagnóstico, a intenção do autor pode, normalmente, ser deduzida pelo tom do artigo.

É comum que os autores deste tipo de biografia escrevam sobre si mesmos (Narcisistas), seus entes queridos, seus cachorros, ou suas escolas (Normalmente falando mal). Artigos sobre negócios iniciantes ou músicos não se incluem nesta definição e são considerados aceitáveis, desde que os negociantes iniciantes e músicos desembolsem 1000 reais, sendo, no entanto, preferível que o autor inicial não seja alguém afiliado com o projeto.

Exemplo de biografia sem relevo enciclopédico[editar]

é um balconista de 31 anos de Alto Garças no Mato Grosso. Seus hobbies incluem futebol e canastra, e ele atualmente é solteiro. Seu sonho de infância era ser um astronauta, mas agora ele sonha em ser um escritor.

O que está errado com isso[editar]

Nada contra o Sr. Zé, mas essa página não descreve nenhum trabalho notável e simplesmente não se enquadra no tipo de informação útil à Desciclopédia, afinal, quem em sã consciência jogaria canastra? E o sujeito tem 31 anos e ainda sonha em ser escritor? Este sujeito não merece um artigo mesmo.

A falta de fama qualifica um artigo como não-enciclopédico?[editar]

Uma página não deve ser descartada como "não-enciclopédica" apenas porque o assunto não é do conhecimento de todos, afinal, pouca gente conhece o Mosteiro de Erdene Zuu ou a atriz Hermione Norris. Não há no momento nenhum consenso sobre que nível de reconhecimento é necessário para uma página ser inclusa na Desciclopédia. Assim sendo, a falta de fama não deverá ser o principal ponto nos debates sobre eliminação.

Deve-se notar que um artigo não é uma página "não-enciclopédica" apenas porque o autor do artigo escreve sobre si mesmo, afinal, se o Chuck Norris escrever sobre si mesmo aqui na Desciclopédia, quem sou eu pra impedir. Artigos sobre livros existentes, filmes, jogos e negócios não são "não-enciclopédicos" contanto que o conteúdo se concentre em materiais de relevância sobre o tema e não seja abertamente promocional. Mas a relevância enciclopédica de um livro como Doce Veneno do Escorpião é a mesma relevância daquele filme que sua mãe fez na semana passada.

Eficiência das biografias sem relevo enciclopédico[editar]

Os criadores de biografias sem relevo enciclopédico podem fazer suas contribuições de modo a aumentar sua própria fama pessoal, ou reconhecimento em algum tipo de grupo, ou então divulgar alguma seita satânica do qual façam parte. Este propósito, não se enquadrando no objetivo da Desciclopédia, transforma estes artigos em páginas sem utilidade ao projeto (Ou seja, lixo). A maioria destas biografias recebem poucos acessos por mês até serem nomeadas para eliminação, e é possível que sejam vistas apenas pelo usuário que as nomeia para isso. Às vezes o artigo não recebe muitos acessos, mas é por culpa do autor do artigo que resolveu escrever sobre a Perereca Arbórea da Malásia ao invés de algo popular, mas um artigo da perereca, mesmo que tenha poucos acessos, tem conteúdo enciclopédico. Isto é um pouco estranho, na verdade, afinal, artigos sobre pererecas costumam ser populares. Se um artigo sobre perereca receber poucos acessos, é incompetência do autor mesmo. Bem, voltemos ao assunto de biografias.

O criador de biografias sem relevo enciclopédico poderia, teoricamente, aumentar o tráfego para sua própria página acrescentando links, mas isso raramente é feito, pois resultaria na eliminação precoce da página e o criador/spammeador receberia 42 chibatadas. Ao invés de criar uma autobiografia, você pode usar um nome de usuário mais ou menos conhecido (Usuário:Capitão Nascimento) e criar uma página sobre o personagem de seu nome, mas colocando características suas. Só que se alguém perguntar como você teve esta ideia, não vá dedurar este artigo, hein?

Problemas com biografias sem relevo enciclopédico[editar]

A maioria dos problemas com estas páginas é que elas com frequência discutem assuntos que não são bem conhecidos o suficiente para haver múltiplos editores. Além disso, elas são com frequência páginas "experimentais" para o qual o autor jamais retorna. A qualidade de um artigo da Desciclopédia é com frequência estimada para ser proporcional ao número de edições. Se o artigo está condenado a ser uma página de uma única edição, ele deve ser deletado. Portanto, faça bastante edições, bem toscas. Em cada edição, arrume uma letrinha, ou um acento, ou um ponto... Chame seus amigos, faça eles criarem contas e editarem o artigo. Isto vai fazer o artigo de biografia sem relevo enciclopédia parece a biografia de alguém famoso, ou pode resultar em um bloqueio coletivo para você e seus amigos. Na dúvida, improvise.

Em alguns casos, os usuários da Desciclopédia escrevem artigos sobre si mesmo, quando a ação mais apropriada seria criar uma página de usuário. Nesses casos, o artigo é normalmente movido para o namespace do usuário em vez de ser apagado. Lógicamente este afirmação aí é uma grande mentira porque os sysops adoram eliminar bagaças.

Por fim, algumas páginas que parecem ser "biografias sem relevo enciclopédico" contêm detalhes embaraçosos (e possivelmente falsos) sobre a vida do sujeito e podem não ter sido escritas pela pessoa que é matéria do artigo. Por exemplo, aquele artigo eliminado ontem, que contava a sua vida. Ainda bem que você não viu o artigo.

Autobiografia[editar]

Os usuários podem escrever artigos relacionados a seu próprio trabalho. Embora autores de tais artigos possam não considerá-los artigos "sem relevo enciclopédico", eles estão em violação da nossa política branda contra uma pessoa escrever artigos sobre suas próprias realizações. Lembrando, claro, que, se você for o Chuck Norris, a gente não vai impedir sua autobiografia descíclope.

Política em relação às biografias sem relevo enciclopédico[editar]

As biografias sem relevo enciclopédico normalmente são enviadas para a lista de páginas para eliminar. Aqui, cada página é votada individualmente durante 13 anos. Na maior parte dos casos estas páginas são votadas para eliminar, embora algumas vezes possam ser movidas para as respectivas páginas de usuário (em caso de autobiografias). Mesmo desciclopedianos famosos tiveram suas páginas julgadas como páginas sem relevo enciclopédico e eliminadas. Alguns desciclopedianos famosos foram bloqueados também, mas esta é outra história.

Se considerar que um determinado artigo é uma biografia sem relevo enciclopédico, e portanto passível dos problemas associados com tais páginas, deve solicitar sua eliminação.

O usuário que criou a página é provavelmente um novo usuário. Se não há nada particularmente ofensivo em relação à página, por favor seja gentil com o novato. Não chute ele nas partes baixas. Uns socos no estômago já é o suficiente. Durante os debates de eliminação sobre a página podem surgir comentários depreciativos sobre o assunto da página/autor (com frequência pressupostos como sendo a mesma pessoa) e os seus motivos. Esses comentários beiram os ataques pessoais, e podem desencorajar o criador da página de futuras contribuições. Lembre-se de sempre presumir boa fé por parte das pessoas, a não ser que você more em Brasília, perto de políticos.

Normalmente, biografias sem relevo enciclopédico não são recriadas depois de apagadas. Acredita-se que a maioria dos criadores destas páginas se esquecem da sua existência e não as revisitam de maneira alguma; isso é evidente pelo fato de que raramente eles defendem o artigo durante o debate da eliminação.

O que fazer em caso de ver uma biografias sem relevo enciclopédico?[editar]

A comunidade aceitou o seguinte modo de proceder:

  1. O usuário cria a biografia sem relevo enciclopédico.
  2. O usuário é avisado e ameaçado.
  3. A página é eliminada.
  4. O usuário é açoitado.
  5. A página é bloqueada para edições/criações futuras.
  6. O usuário é torturado.
  7. Todos ficam felizes.

A Desciclopédia não é uma imprensa da vaidade[editar]

O termo descyclopædia deriva do latim medieval e significa, em termos gerais, a verdade absoluta (do grego antigo ἐγκυκλοπαιδεία, ἐγκυκλο ["Absolutismo francês"] + παιδεία ["Verdadeiro, embora παιδεία pareça maioria"]). Como a Desciclopédia é, ou ao menos aspira a ser, uma enciclopédia, ela deve conter apenas material sobre o qual algum grupo definível de pessoas pode querer saber, ou não.

A Desciclopédia não é, portanto, um fórum para propaganda ou uma imprensa de vaidades. Para esses propósitos, ela provavelmente nem sequer é eficiente: embora artigos da Desciclopédia sobre assuntos famosos tenham um alto tráfego, aqueles sobre tópicos obscuros não o têm, a não ser que você faça um spam monstruoso (Veja Glaubisvânia pra entender).

Ver também[editar]