Bocaiúva do Sul

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png É aldeia indígena? Cquote2.png
Qualquer um ao ouvir o nome da cidade.
Cquote1.png É nome de formiga... Cquote2.png
Alguém bem tonto confundindo com "saúva".

Bocaiúva do Sul é uma cidade da Região Metropolitana de Curitiba que recebeu esse nome por causa de um índio que adorava comer uva e enchia a boca com três cachos ao mesmo tempo, assim a cidade passou a ser chamada Bocaiúva do Sul em homenagem a esse ilustre aborígene.

Mais conto

Poupando uma sessão sobre a economia da cidade.
Trecho perigosamente profundo de um riacho de Bocaiúva do Sul.

O primeiro nome escolhido teria sido matagal queimado porém, todos achavam o nome pejorativo, além de ser uma recordação ruim de uma fogueirinha mal sucedida, que havia acabado por chamuscar até o que não precisava. Após o advento do famoso índio e o novo nome foi escolhido preferiram esse mais ninguém ligou para a questão e, com o passar do tempo, as pessoas em maioria continuaram não ligando mas, um tal de Quintino de Sousa detestava, por tudo que ele havia feito para o crescimento da cidade, tipo lograr território das imediações, ele achava um desaforo alguém que não havia em nada contribuído para a cidade e ele e sua família tanto tinham feito não tinham homenagem tão significativa, o índio que já estava um pajé de velho, disse que por ele podia mudar o nome, assim, com a prefeitura de acordo, o nome passou a ser por três dias Quintino de Sousa mas, os moradores não gostaram apesar de reconhecer o esforço de Quintino e a cidade voltou a seu nome habitual.

Desolado, Quintino voltou pra sua cidade natal, Rio de Janeiro, onde era devidamente reconhecido mas, não estava mais o mesmo e entristecia fazendo seus parentes e capangas amigos notarem. A notícia chegou à Bocaiúva do Sul e, condoído (...) o prefeito consultou a população e surgiu daí a ideia para que o Quintino de Sousa mudasse seu nome para Quintino de Sousa Bocaiúva, o prefeito achou a ideia ridícula mas, os dias passavam e não surgia nada melhor que isso, ele preocupado mandou a sugestão para Quintino, não acreditando e achando ainda que ele poderia voltar ao Paraná apenas para mandá-lo para puta que pariu pessoalmente mas, para sua surpresa, Quintino não só gostou da ideia como mudou o nome e um pouco depois voltou à Bocaiúva do Sul para continuar ajudando o prefeito e sua comissão na roubalheira emancipação da cidade.


Observações

• A população mais idosa madura da cidade diz que Bocaiúva do Sul é o paraíso por não ter violência etc etc, mas se fosse paraíso mesmo constaria no dicionário ortográfico do Google Chrome a palavra Bocaiúva.

• O sonho de todos os jovens da cidade é irem morar em Curitiba se livrando então da praga da zoação por morarem em Bocaiúva, como se Curitiba (aqui mesmo) não fosse a capital mais rural do planeta.

• Bocaíuva do Sul ficou conhecida nos bombados jornais da capital porque o antigo prefeito queria um ovniporto, na esperança de que seus parentes aliens pudessem levá-lo para o seu planeta de origem.