Bolonha

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Mafiapre.jpg PORCA MISÉRIA!!! PORCA DESCICLOPÉDIA!!!

Questo è un vero e proprio articolo italiano ed è stato controllato dalla Cosa Nostra Siciliana. Metti le mani su questo articolo, che Germano Mosconi se la prende con te, Cazzo!

Chi vuole spaghetti e polpette?

Macarraopre.jpg
Panorama da cidade a bolonhesa Bolonha

Cquote1.pngVocê quis dizer: BolonhesaCquote2.png
Google sobre Bolonha

Cquote1.png Nostra macarronada a bolognesa è pio bella... Cquote2.png
Nativo sobre Macarronada a Bolonhesa

Bolonha é uma comuna italiana, situada na região de Emília-Romanha (da qual é capital), que é conhecida pela Macarronada a Bolonhesa, seu prato mais consumido. Foi aí que nasceu o inventor do rádio, Guglielmo Marconi, o grande herói da cidade.

[editar] História

A cidade foi originalmente fundada por Etruscos, mas começou a ficar significativa quando pertencia ao Império Romano, o qual lhe deu o nome de Bolonia.

Neste período, a Bolonha era uma grande fornecedora de uvas e vinhos para os generais romanos, o que era bastante comum. Porém, a Bolonha tinha um pessoal que estudou as propriedades do vinho e conseguiu fazer um superior.

Guglielmo Marconi, o herói de Bolonha

O sucesso do vinho foi tanto que a cidade foi incubida de fazer vinhos e não mais plantar uva. Isto era uma glória, pois ao invés de plantar uvas, os habitantes poderiam cultivar alimentos que realmente davam dinheiro no exterior, como a mandioca, a cenoura e Romã, o glorioso produto de Emília-Romanha.

Com a queda do Império Romano, os Bárbaros saquearam tudo o que havia na cidade: Romãs, Cenouras, Mandiocas (que, a propósito, vários adoravam) e, é claro, vinhos (embora preferissem hidromel).

Sem dinheiro para financiar a cidade, o povo teve de plantar de novo para colher no próximo ano. Quando chegou o próximo ano, os bárbaros vieram e saquearam novamente.

Cquote1.png Que putaria! Cquote2.png
Você sobre fato acima

Desanimados, os moradores foram morar em outra região. Só voltaram quando as cruzadas bárbaras haviam sido extintas.

Mas a felicidade não durou muito tempo, pois Napoleão Bonaparte anexou a Bolonha aos seus territórios. Com isso, ele pôde alistar quantos peões quisesse para invadir a Rússia.

Muitos partiram e poucos (mais precisamente nenhum) retornaram. O ânimo da cidade estava baixo, quando o grande inventor da cidade, Guglielmo Marconi, disponibilizou um dispositivo para ser usado em mensagens de socorro, o qual ficou conhecido como rádio. Este é sem dúvida o grande orgulho da cidade. Alguns anos mais tarde, o mesmo Marconi inventou um tipo de molho muito bom, o qual foi utilizado, principalmente, para a macarronada.

Por esses dois feitos, Marconi foi contemplado como herói de Bolonha. Desde então, todas as instituições públicas, ou levam o nome de Guglielmo ou o nome de Bolonha.

[editar] Construções Importantes

  • Aeroporto Guglielmo Marconi
  • Universidade de Bolonha
  • Casa de Guglielmo Marconi
  • Praça de Bolonha
  • Restaurante de molho a Bolonhesa Guglielmo Marconi
  • Prefeitura de Bolonha
  • Estátua Municipal de Guglielmo Marconi
  • Estufa de Romãs da Prefeitura Municipal de Bolonha
Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas
Outras línguas