Bomberman

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa


Virtualgame.jpg Bomberman se trata de um jogo virtual (game)
Enquanto isso, um noob zera mais um jogo usando cheat.

Bomberman
Bomberman.gif
Bomberman para Nintendinho
Desenvolvedor Hudson Soft
Ano 1983
Gênero Labirinto
Plataformas Todas possíveis
Avaliação
(Dr. Roberto)
88%
Idade para jogar 18 (Terrorismo, incitação à violência)

Cquote1.png Você roubou meu ovinho! Cquote2.png
Seu amigo sobre você dando uma de ladrão
Cquote1.png The Bomb has been planted Cquote2.png
Counter Strike sobre Bomberman
Cquote1.png Bem feito o amarelo não presta pra nada mesmo! Cquote2.png
Seu amigo sobre o que veio no ovinho roubado
Cquote1.png Meu jogo preferido Cquote2.png
Bin Laden sobre Bomberman
Cquote1.png Esse barbudo filho da %&@ explodiu meu bonequinho Cquote2.png
George W. Bush sobre Bin Laden e Bomberman
Cquote1.png Você não pode jogar isto, filho. Este jogo incita o terrorismo Cquote2.png
Seu pai sobre Bomberman
Cquote1.png AAAAA, me encurralaram!!! Cquote2.png
Garoto alemão doido sobre Bomberman
Cquote1.png Ôrra mêêêu, esse jogo é bombado hein! Cquote2.png
Mais um paulista sobre bomberman
Cquote1.png Ganhei do Bobobotine. Cquote2.png
AAA sobre seu rival Botine.
Cquote1.png Paiê, quero i no parque pra vê se é assim que explode Cquote2.png
Bin Laden quando era criança sobre Bomberman

Uma amostra da qualidade gráfica de Bomberman 3D

Bomberman é um jogo produzido pelas organizações Al Qaeda, em união com a empresa PCC, onde o personagem principal (homônimo ao jogo) elimina seus inimigos com bombas enormes. O herói do jogo tem a aparência de um ninja robótico e, vez ou outra, costuma ser derrotado pela própria bomba. Muitos outros jogos bombásticos surgiram depois, dando sequência à série Bomberman.

Tabela de conteúdo

História

Tudo começou em mil novecentos e lá vai BOMBA, quando um projetista da Al Qaeda Games mostrou um escopo do game que hoje seria conhecido como Bomberman.
Bomberman versão tamagotchi
O pequeno projeto tratava-se de um tabuleiro de xadrez, mas com bombas e robôs no lugar das peças costumeiras.

O chefe de projeto achou a ideia bacana e colocou em prática a produção do jogo. 75 anos depois, o jogo estava pronto e foi lançado no mercado. As vendas do jogo foram um verdadeiro estouro (entenderam o trocadilho?) e, semanas após o lançamento, todos os exemplares disponíveis foram vendidos, ou seja, todos os 6 exemplares.

Bombinha

Em 1983, o game foi lançado para computador, mas só tinha 1 fase. Anos após o lançamento para computador, o jogo ganhou mais 10 fases, porém com o mesmo gráfico, as mesmas cores e os mesmos objetivos, além das bombas estarem no mesmo lugar.

O game conseguiu atrair a atenção do público, e, em menos de 20 anos, já havia conquistado o coração de mais de 50 pessoas. Com todo esse sucesso, o game teve versões para todos os consoles e projetores do jogos possíveis, desde Atari, até Wii, tendo versão até para tamagotchi e Brick game (alguém ainda se lembra disso?). O prestígio do game foi tanto que os produtores receberam o prêmio Dinamite de Ouro.

Objetivos

Os objetivos do jogo são: Explodir paredes, explodir pisos, explodir muros, explodir robôs, explodir casas, explodir prédios, explodir pontes, explodir ambientes, explodir árvores, explodir macacos, explodir monstros, explodir queijo, explodir caixas, explodir postes, explodir carros, explodir motos, explodir pessoas, explodir ruas, explodir prédios, explodir copos, explodir cabeças, explodir computadores, explodir bananas, explodir garrafas, explodir melancias, explodir cobras, explodir baleias e explodir qualquer outra coisa que atravessar seu caminho.

Proibição e fim da era Al Qaeda

Crossover Bomberman Megaman

Em muitos países, o Bomberman foi proibido, sob alegação de ser um jogo que incitava a violência. E isso é verdade. Muitas crianças começaram a explodir seus cachorros, se sentindo na pele de aço do personagem principal do jogo. O jogo também deu a inspiração para a corporação Al Qaeda abandonar o seguimento de jogos e partir para um novo empreendimento; o setor de terrorismo. Como o mercado de homens-bomba estava em alta, muitos fãs da série Bomberman ficaram orfãos, pois a Al Qaeda havia abandonado de vez a produção do game.

Uma empresa de vendas de acessórios de pesca comprou os direitos do game, além de promulgar a lei de violência em games, fazendo com que a série Bomberman fosse novamente aceita nos países onde havia sido vetada. Sendo assim, Bomberman retornou aos mercados e lojas pouco tempo depois e a série teve outras continuações.

A AQG (Al Qaeda Games) abandonou o projeto Bomberman para se dedicar à venda de homens-bomba

A polêmica da violência nos jogos voltou a atacar nos últimos anos, e o game Bomberman foi uma das vítimas. Muitos programas de televisão e revistas divulgaram possíveis mensagens ocultas nos cenários do jogo Bomberman. Alguns meses depois, toda a polêmica terminou, quando descobriram que as mensagens nos cenários eram erros gráficos que pareciam com mensagens de ataque. Uma destas mensagens era Fukk Busch. Os produtores de Bomberman processaram as duas divulgadoras de mentiras notícias, ganhando cerca de 666 milhões de dólares no ano de 2005.

O jogo

Um Super Sentai de Bomberman!

O jogo em si possui diversas movimentações, itens e explosões. Devido aos níveis super-complexos, o jogo conta com vários tipos de controle, além da jogabilidade aparentemente difícil de ser manejada. Também, algumas edições do jogo incitam a zoofilia, uma vez que Bomberman pode montar em cangurus emos (Detalhe que comprova a opção sexual distorcida e a preferência por ser enrabado) das mais diversas cores!

Todas as versões apresentam objetivos iguais. Mesmo aqueles com gráfico 3D, o objetivo principal é explodir os demais. Nos jogos mais atuais, explodir uma parede pode demorar alguns minutos a mais; por serem mais realistas, Bomberman precisa colocar a roupa protetora, achar os acessórios da bomba, montar a bomba, acender o pavio, esperar a contagem. Nos jogos antigos bastava apertar um botão do joystick para a explosão acontecer.

Gráficos

Versão live-action de Bomberman.
Pequena explosão vista no jogo

Os gráficos do game Bomberman ultrapassam a barreira dos 1000 frames por hora, contando com imagens em 1D (uma dimensão), com cores homogêneas, que se misturam ao cenário do jogo, deixando o jogador vidrado nas belas imagens que o game produz.

Alguns símbolos e mensagens, muitas vezes, enfeitam o cenário do jogo. É possível ver quadrados mágicos de pixels, letrinhas e pequenas falhas nos cenários, que pode adicionar uma diversão e dificuldade a mais no jogo. Às vezes a tela fica toda preta por alguns minutos. Esta tela preta é proposital, para dificultar ainda mais o jogo, e permitir que o jogador possa testar as habilidades perceptivas.

Jogabilidade

Preparar um ataque

Com objetivos muito complexos, que vão desde explodir até demolir coisas, o jogador se vê em um campo de batalha, com robôs furiosos e bichos esquisitos. Você pode controlar seu personagem por todo o cenário e colocar bombas em todos os lugares, sem a preocupação com leis e com políticos complexados.

O jogo não se resume apenas a explodir bichos. Você pode explodir as paredes também. E se bater uma loucura, você pode explodir seu próprio personagem. Suas bombas são infinitas, e ninguém descobriu até agora onde o personagem guarda tantas bombas, muitos dizem que é no bolso mais nada foi provado ainda. Com isto, você não precisa ficar procurando bombas no cenário, basta tirar do bolso, ou de qualquer outro lugar. Para quem gosta de games de estratégia militar, Bomberman é um prato cheio.

Movimentação e controle

Bomberman possui uma variação incrível de movimentos. O personagem pode andar para frente, andar para trás, andar para os lados e pode até ficar parado. É preciso se acostumar muito bem aos comandos do game, pois você terá que se movimentar para todos os lados e jogar bombas, uma tarefa bem complicada.

Itens

No jogo, você poderá encontrar muitos itens, inclusive bombas. Os itens principais são as bombas pretas, as bombas negras, as bombas afro-descendentes, as bombas redondas, as bombas esféricas, as bombas explosivas, as bombas detonantes e as bombas com pavio.

Dicas

Para você se sair bem no jogo, umas pequenas dicas serão (in)úteis. Não encoste em nenhum bicho, não exploda você mesmo pois, apesar do jogo chamar bomberman (homem-bomba), o personagem precisa ficar vivo até o fim, não jogue bombas perto de você e não ultrapasse o sinal vermelho. Feito isso, você poderá ir bem longe.

O personagem

Bomberman é um ninja robótico terrorista que explode as coisas sem um motivo aparente. Uma mistura de Megaman, Power Ranger, Jiraya, Teletubbie, Voltorb e Bin Laden, que adora explodir as coisas. Usa uma roupa branca, com partes azuis e um pomponzinho rosa no capacete de motoqueiro. Suas luvas e sapatos também são cor-de-rosa. Carrega bombas maiores que a própria cabeça. Algumas pessoas acham que isto é uma manobra de Darth Vader para a conquista mundial.

Recomendações

Este jogador pôs muitas bombas em um mesmo lugar

Algumas pessoas recomendam o game Bomberman:

Versões Disponíveis

Um dos 200000000 modelos de bomba disponíveis no jogo
  • Bomberman
  • Bomberman II
  • Bomberman III
  • Bomberman Party
  • Bomberman 98
  • Bomberman 2000
  • Bomberman XP
  • Bomberman Vista
  • Bomberman 7
  • Bomberman IV
  • The Lord Of The Bomb: The Fellowship of Bomberman
  • The Lord Of The Bomb: The Two Nuclear Bombs
  • The Lord Of The Bomb: The Return of Bomberman
  • Bomberman V
  • Bomberman's Holiday
  • Bomberman Collection
  • Bomberman VI
  • Bomberman - The Empire Strikes Back
  • Bomberman Chronicles

Ver lista completa: Versões disponíveis

Artigos relacionados

O criador da Bombergames anunciando uma nova expansão, ou seria uma nova explosão?
Você esqueceu alguma coisa...
Bomberman ganhou o Trofeu Gamístico jogo mais explosivo pra Super NES Venceu
v d e h
v d e h

Enjoy Hudson!
Sculpture samurai.jpg
Jaspion metaltex.jpg

Made in Japan

Este é um artigo com tecnologia do sol nascente né.
E computadores 100 vezes melhores que o que você tem...

Se vandalizar,vai levar pancada do Ultraman

Este artigo é sobre um MAN! A miserable little pile of secrets!

Action Man | Agente Rothman | Akuman | Aquaman | Ass Man | Balde-man | Bagman | Bakuman | Bananaman | Barman | Batman | Bayman | Beakman | Bikkuriman | Blankman | Bomberman | Booger Man | Bravoman | Buttman | Cameraman | Candyman | Carnavalesco Man | Cartman | Changeman | Chaveiro Man | Cheetahman | Coxinha Man | Cutman | Denjiman | Devilman | Doberman | Duffman | Dr. Eggman | Dynaman | Fatman | Fartman | Fiveman | Freeman | Flashman | G-Man | Gatchaman | Gingaman | Great Saiyaman | He-Man | Hitman | Inazuman | Iron Man | Jetman | Journeyman | Jumpman | Kikkoman | Kinnikuman | Konami Man | Lion Man | Liveman | Lizardman | Machine Man | Macho Man | Maconhaman | Man Man | Maskman | Mash Man | Megaman | Metroman | Middleman | Moth man | Mudman | Multi-Man | Mupy Man | MysteryGuitarMan | Oil Man | Overman | Pac-Man | Pandaman | Pepsiman | Pornoman | Protoman | Pulseman | Rain Man | Ratman | Rayman | Riderman | Rothman | Sacola Man | Sandman | Scatman | Shadow Man | Spectreman | Spider-Man | Slender man | Superman | Sushiman | Taxman | Ultraman | Vectorman | Warpman | Weidman | Woman | Wonder Man | X-Man | Zebraman


 
v d e h
v d e h

Bomberman

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas
Outras línguas