Borduguês:

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Bem-vindo(a) à Desziglobédia

A enziglobédia livre de gondeúdo e gue qualguer um bode edidar.

54 939 ardigos · 190 570 imagens

Ajuda

Embaijada

Bergundas

Bolítigas

Mídia

Gondribuir

Ardigo em destague
Fernão de Magalhães e as boas-vindas dos filipinos.

Fernão Joaquim de Magalhães foi um dos maiores navegadores portugueses da História. Porém, navegou sob bandeira espanhola, porque os portugueses não sabem valorizar grandes pessoas. Fernão de Magalhães é o primeiro morto a dar a volta no mundo em um barco e a roubar os créditos da viagem daqueles que sobreviveram.

Magalhães propõe para os reinos português e espanhol uma viagem suicida à oeste. Como os portugueses ainda achavam, e alguns até hoje, que a Terra era quadrada, não aprovaram o projeto, pois a oeste se encontrava apenas o fim do mundo. Os espanhóis, por sua vez, aprovaram a ideia, pois a rota tradicional estava muito congestionada e como a Espanha era mestre em banditismo - "Por que no te callas?" - , não gostavam de topar com a frota da coroa britânica nem com os portugueses que na época infestavam as Índias.

Depois de anos preparando uma esquadra com a bandeira espanhola e amaldiçoando os portugueses mal-agradecidos, Fernão de Magalhães reuniu 5 caravelas, 256 homens, 0 mulheres, 20 litros de água potável de bica, 50 litros de azeite, 7 varas de bambu, 5 sachês de sal, 13 Gaspachos e 200 peneiras de água salgada e zarpam do Porto de Madrid em 20 de setembro de 1519.

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter Share on Google+




Nezde dia...


Valando nizo, vozê zabia...


Imagem da vez
 
Abresentação
Batata desciclo sem texto.gif
Bem-vindo(a) à Desziglobédia, uma (dez)enziglobédia esgrida com a golaboração de zeus leidores. A Desziglobédia é um zite de humor debochado e seu gondeúdo não debe zer levado a zério. Dodas as nozas regras e bolídicas gonvergem para um só bringípio: zer engrazado e não abenas idioda. É um bringíbio amoral, mas que imblica numa édica subjagente. Significa que, no âmbito da Desziglobédia, só bodem ter brogedênzia as grítigas que se refiram à qualidade diverdida de um ardigo. Não tem, bordando, nenhum sendido dendar defender os méridos morais ou ardízdicos de algo que você gosta (banda, filme, personalidade, brograma, gâme, etc.) e que tenha zido zaganeado num ardigo da Desziglobédia. Ezas coizas não inderezam nem um honorável bouquinho aqui.


Bardizibação
Dodos bodem bublicar gondeúdo onrine desde que não sejam vândalos ou desresbeidem as regras. Dendre as diverzas báginas de ajuda à zua disbozizão, estão as que esbligam como griar um ardigo, edidar um ardigo ou inserir uma imagem. Em cazo de dúvidas, não hesite em bergundar e dar sua abnião.


Gomunidade
A gomunidade bem crezendo dia bós dia. Borém brezisamos de mais golaboradores para bodermos ambliar o número de ardigos em língua borduguesa e expandir, melhorar e gonzolidar os que já exisdem.


Brojetos irmãos
A Desziglobédia existe graças à entidade sem fins lucrativos Fundazam Desziglomidia. A Desziglomidia opera vários projetos em diversas línguas, sempre com gondeúdo livre:


Lista completaComeçar uma nova edição