Brian Boru

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
21892694.jpg EIRINN GO BRACH!

Este artigo é irlandês. Ele mora no fim do Arco-Íris, resistiu aos vikings e aguenta chuva o ano inteiro. O autor é um católico fanático que fala galês misturado com inglês e bebe cerveja até desmaiar.

60px-Bouncywikilogo.gif
Para os neo-ateus que preferem acreditar em mentiras, os supostos experts da Wikipédia têm um artigo sobre: Brian Boru.
Brian Boru mostrando o seu vibrador a sua espada, em que usará contra os seus inimigos Vinknianos

Brian Bórumha mac Cennétig, conhecido em inglês como Brian Boru (ou um riquinho que sabia usar uma espada) nasceu perto de Killaloe, no moderno condado de Clare, na Irlanda, sendo mais um das zeelites que sabia matar, ao menos naquela época existiam reis desses tipos.

A sua breve história[editar]

Estado anais a muitos irlandeses que o Brian foi em seu ano 88, quando ele caiu na Batalha de Clontarf em 1014, em um golpe baixo nop meio de suas pernas. Se for verdade, isso significaria que ele nasceu tão cedo quanto 926 ou 927 parido pela Dercy Gonçalves (ou não). Outras datas de nascimento dado em retrospecto são 923 ou 942, já que eles esqueceram de anotar quando esse Brian Boru havia nascido.

Ele foi um dos 12 filhos de Cennétig Lorcáin mac (m. 951), rei de Dál Cais e rei de Tuadmumu (Thomond, no norte de Munster) e da Dercy Gonlçalves (apesar dela ter mais de 8 trilhões de filhos paridos pelo mundo). Cennétig também foi descrito como rígdamna Caisil, o que significa que ou ele era herdeiro ou candidato (provavelmente o escolhido do papai) para a realeza de Cashel ou Munster e virar o Rei da Irlanda. Posteriormente ele se tornou o Rei de todo o reino de Munster com a morte do seu pai cometido pelo próprio filho por sede de poder, como qualquer monarca desejava.

A luta para a Irlanda[editar]

Brian deixou claro que suas ambições não satisfeitos pelo compromisso de 997, quando, no ano de 1000, ele liderou um exército de Munster, Leinster-Dublin combinados em um ataque a Alto Rei Máel Sechnaill Domnaill mac está em casa 'província de Meath, liderando uma grande chachina matando mais de 8 mil opositores ao seu reinado. A luta sobre quem vai controlar toda a Irlanda foi renovado, com mais guerras e mortes. O mais importante aliado do Sechnaill Máel era o rei de Connacht (após a propina recebida), mac Cathal Conchobar mac Taidg (O'Connor), mas este apresentou uma série de problemas mentais, ficando louco por causa do que ta ocorrendo.

A sua morte[editar]

Brian Boru morreu numa Sexta-Feira Santa, 23 de Abril de 1014, durante a batalha de Clontarf, em que defrontava os Vikings, qiuerendo-se se fazer de valentão atacou um Vinking, acabando sendo morto por um deles. Sem o seu heróico líder, a Irlanda caiu no caos e na anarquia dinástica, e nunca mais voltou a ficar unida sob o domínio de um irlandês, pois sabiam que tudo daria merda se um Irlandes voltasse a reinar por lá.

Viking.jpg
v d e h
Os bárbaros vêm aí... Olê olê olá!