Brumadinho

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Vista panorâmica de Brumadinho.

Cquote1.png Você quis dizer: Ihotim?? Cquote2.png
Google sobre Brumadinho
Cquote1.png ou faculdade asa? Cquote2.png
google sobre brumadinho
Cquote1.png Where is inhotim? Cquote2.png
gringo bestão sobre brumadinho
Cquote1.png VOTE NENEM DA ASA Cquote2.png
Pessoa que divulga o partido verde sobre partido verde
Cquote1.png Você estuda no cemma? Cquote2.png
Ricardão sobre alguma menininha por ai...
Cquote1.png não,porque? Cquote2.png
menininha sobre sobre a pergunta
Cquote1.png vem cemma namorada Cquote2.png
Ricardão pedreiro sobre a meninha


Brumadinho' é a cidade paga-pau e paga-lanche de Belo Horizonte. A cidade fica em Minas Gerais e sua importância é tamanha que ninguém se lembra de seu nome ou ouviu falar dela alguma vez (só está sendo lembrada agora por causa de Inhotim e da Faculdade ASA ). Ganhou esse nome por causa de uma árvore amaldiçoada que o capeta plantou para fazer a região em que a cidade está ser um lugar bem vazio e fazer jus do nome de "lugar nenhum".

Cidade[editar]

A cidade em si foi fundada em 1955 por dois malucos que achavam que a cidade teria alguma importância devido a água que tinha e a linha do trem.

O azar deles foi ter fundado a tal cidade em uma época em que as pessoas estavam pouco se fudendo para meio-ambiente: se importavam mais com os direitos humanos, a exterminação dos judeus nazistas da face da Terra e também a corrida espacial. Todos esses temas interessavam o mundo, mas não interessavam o interior do Brasil.

A sorte é tamanha que a linha de trem hoje serve exclusivamente para retirar o minério da cidade, uma das poucas riquezas do lugar, sujando tanto a cidade que os cidadãos dos bairros e/ou distritos/comunidades minerárias são carinhosamente chamados de "pés vermelhos".

Brumadinho recebeu esse nome devido a uma ilusão do bandeirante paulista Fernão Dias, que estava doidão por uma plantação de maconha que encontrou na região onde hoje é o museu Inhotim, que ficou admirado com as serras brilhantes em Brumadinho, acreditando serem esmeraldas.

A decepção foi tamanha que como forma de amaldiçoar o lugar, Fernão Dias realizou duas proezas, a primeira, cortou o pé de maconha e plantou uma árvore amaldiçoada pelo capeta, que hoje ocupa lugar de destaque no museu Inhotim, o Tamboril; e a segunda, para que as plantas morressem próximas da serra onde acreditou haver esmeraldas, construiu uma pequena barragem com uma grande pedra em um córrego que passava pelo lugar, se tornando hoje a represa de Rio Manso, da COPASA, que abastece Belo Horizonte e região, e colocou o nome de Brumado (Distrito mais antigo da Cidade), que significa no português de Portugal uma enganação, uma falsa realidade. Brumadinho nada mais é que o diminutivo de Brumado.

Brumadinho apenas chegou a ser considerada uma cidade, porque acreditavam, em 1955, que o minério e a água serviriam para alguma coisa senão a corrupção local, que é tamanha.

Geografia[editar]

Brumadinho deu um jeito de ter praia! visite já as praias de Brumadinho!
  • Hidrografia: única coisa que dá alguma razão para Brumadinho existir, é a hidrografia de lá: existe mananciais de água pelas redondezas que servem para abastecer Belo Horizonte e Região. Enquanto Belo Horizonte explora e esgota as fontes naturais de Brumadinho, a cidade não ganha nem 0,01 centavo por litro extraído. Segundo os políticos da região, isso é algo bom... Detalhe: eles querem que Brumadinho apareça no jornal.
  • Clima: Quente feito o inferno no verão, as pessoas são assadas vivas graças ao El Ninã. É nessa época que acontece o evento "Tocha Humana" na cidade: os turistas ficam filmando as pessoas correndo enquanto pegam fogo pela temperatura. - Sobre o inverno não é necessário falar muito... "Brumadinho", nome autoexplicativo.
  • Relevo: É depressivo, pois a cidade não tem relevância.
  • Topografia: É excelente, considerando os acidentes geográficos. Segundo procurados pela justiça, "Brumadinho é um ótimo lugar para se esconder, para fugir" e se você for rico "Casa Branca e Retiro das Pedras servem para esconder você, rico, como em nenhum outro lugar".

Figuras importantes como: Marcos Valério; Cristiano Paz (irmão de Bernardo Paz, idealizador do INHOTIM); Andreia Neves (Irmã do Senador Aécio Neves); Ex - Miss-Minas Gerais e Brasil, Tatiane Barcelos; e outras personalidades se escondem na geografia da cidade.

  • Geografia Econômica: Por ser uma cidade com apenas duas fontes de renda, os habitantes trabalham exclusivamente na Vale ou na Copasa, o que gera uma crise ainda maior em caso de escassez de uma dessas riquezas minerais.

Ainda há quem diga que o Supermercado Super Luna também é um grande empregador, criando mais uma forma de trabalho na cidade (os LUNÁticos).

O museu INHOTIM contrata apenas jovens para fazê-los "escravos", trabalhando todos os dias (inclusive finais de semana e feriados) e os pagando R$ 3,40 por hora de trabalho pesado.

A você TURISTA que almeja ir ao INHOTIM, ABASTEÇA seu carro antes de chegar em Brumadinho, pois lá os comerciantes acreditam que todos são RICOS e jogam o preço da gasolina nas alturas (chega a R$ 5,00 o litro, dependendo do posto), e a Prefeitura não faz nada, porque o Prefeito é dono dos postos.

Atrações[editar]

A cidade nem se dá ao trabalho de construir alguma coisa decente que possa chamar de "demonstração" da cultura da cidade. Simplesmente a cidade não tem cultura própria. Porém, ver as pessoas dançando enquanto pegam fogo e observar o canudo gigante (ui!) que passa água para Belo Horizonte é algo totalmente novo para turistas.

Brumadinho é uma das poucas cidades de Minas que tem praia! Acontece durante as épocas das enchentes.