Buriti Alegre

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar

Buriti Alegre é o nome de uma cidade pequena bem porcaria localizada lá do Triângulo Mineiro... Espera, nem nisso, fica na bosta de Goiás mesmo... É... não tem salvação.

História[editar]

A macabra entrada da cidade.

Povoado fundado em 1910 quando umas freiras doaram algumas terras para a criação de uma fazenda para a produção de pequi, manga e goiaba. Caipiras surgiram do nada para integrar a recém criada roça, e o povo feliz começou a se reproduzir e dar origem ao povoado e aos primeiros buritinenses.

Foram construídas diversas palhoças onde passaram a residir os palhaços. Casas de palhas e barro são comuns até hoje em Buriti Alegre, que é conhecida por esse nome justamente devido às antigas casas construídas com folhas de buritizeiros... A parte do alegre ninguém sabe até hoje porque...

Durante anos Buriti Alegre era considerada oficialmente um curral de Catalão, mas já em 1927 tornou-se município independente porque a prefeitura de Catalão era esperta e não queria um pedaço de terra que fica dando apenas prejuízo já que produz nada e os turistas que vão para a região vão apenas para o meio do mato ou do lago e não gastam nada na cidade.

Atualmente, Buriti Alegre não passa de uma cidade miserável que vive na sombra da prosperidade do Triângulo Mineiro fisgando um turista ou outro para visitar o seu lago.

Geografia[editar]

A avançada, bela, estruturada e moderna prefeitura municipal de Buriti Alegre.

Buriti Alegre fica na região do encontro do rio Corumbá com o rio Paranaíba. Graças à Usina Hidrelétrica de Itumbiara que represou esses rios, vários hectares de cerrado nativo foram violentamente transformados num charco pantanoso que para os caipiras habitantes de Buriti Alegre é confundido como sendo "praia". Mas como para goiano uma lagoa e um tantinho de areia já é praia o bastante, eles ainda usam essa região como ponto turístico.

Economia[editar]

Todas raças de bovinos fracassados de Uberaba acabam em Buriti Alegre, sendo a cidade especializada na pecuária de quinta qualidade. Em 2006 foi criado um abatedouro frigorífico de aves, o qual uma empresa de alimentos famosa acabou comprando para criar uma indústria de Nuggets. Hoje a economia de Buriti gira em torno do frigorífico e dos galpões de frangos de corte.

Turismo[editar]

  • Lago das Brisas - Uma imensa poça criada do dia para a noite para produzir energia elétrica para Itumbiara, a sua existência fudeu com muita fazenda, mas o seu tamanho que chega ao dobro da Baía de Guanabara é um ótimo lugar para o povo ir se refrescar do calor médio de 50°C de Buriti Alegre. O local é relativamente afastado, no território de Corumbazul, por isso inexiste qualquer fiscalização sendo normal avistar lanchas cuja lotação normal que deveria ser de umas 8 pessoas estar apinhada com 40 playboys e patricinhas fazendo festa. Isso explica porque todo ano há nafrágios na região e mortes por afogamento.
  • Antiga Cadeia Pública - A cadeia macabra mal-assombrada é o grande atrativo turístico no núcleo urbano de Buriti Alegre. Funcionou com presídio entre 1930 e 1982 e hoje em dia encontra-se amaldiçoado. Considerado pior que o Inferno, aquele presídio era para onde os piores ladrões de goiaba de Uberlândia eram mandados. Depois de um motim o presídio foi fechado. Depois que foi desativado a prefeitura deu mil e uma utilidades para o edifício, já até abrigou a sede do Clube Buriti Esporte de Truco. Atualmente é a sede da Fundação Nacional de Saúde, da Banda Municipal e da Associação dos Alcoólicos Anônimos.