Cádmio

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Metalman.jpg Este artigo é metálico!

Ele é revestido ou banhado a algum metal ou liga que se encontra na tabela periódica. Se você corroer este artigo, Mordekaiser vai exterminá-lo!

Wikisplode.gif
Para aqueles sem senso de humor, os espertalhões da Wikipédia têm um artigo (pouco confiável) sobre: Cádmio.

Cquote1.png Eu ainda to achando que isto chama-se Compact Disc! Cquote2.png
Um noob sobre Cd

O cádmio é um elemento químico de símbolo "Cd"-"Rom" de número atômico 48 (48 prótons e 48 elétrons) e de massa atómica igual a 112,4 u com capacidade de armazenamento de até 700MB. À temperatura ambiente, o cádmio encontra-se no estado sólido para rodar fácilemte esse Cádmio num Driver de um monitor.

Caracteristicas principais[editar]

Uma amostra de cádmio em avançado estado de oxidação.

O cádmio é um metal branco azulado, dúctil e maleável e pode se cortar se for muito bem afiado. Pode-se cortante como uma faca, por isto tome cuidado ao usa-lo. Em alguns aspectos é similar ao zinco, mas com uma péssima memória, tendo fácilmente perdas de dados com o passar do tempo.

A toxicidade que apresenta é similar a do mercúrio; possivelmente se liga a resíduos de cisteína, mas não serve para curar seus ferimentos. A metalotioneina, que apresenta resíduos de cisteína, se liga seletivamente com o cádmio em formato de um disco prateado.

Seu estado de oxidação mais comum é o +2. Pode apresentar o estado de oxidação +1, mas que é muito instável, como falado, perde fácilmente os dados gravados nesses cádmios.

Suas aplicações[editar]

  • Aproximadamente 75% do cádmio produzido é empregado na fabricação de baterias, especialmente nas baterias de níquel-cádmio para ser usado em execussões de presos em presidios americanos.
  • 25% é empregado em galvanoplastia ( como revestimento ) embora seja um péssimo acessório de roupas.
  • Alguns sais são utilizados como pigmentos para não deixar banal aquela cor esbranqueadas que você usas todo dia. Por exemplo, o sulfato de cádmio é empregado como pigmento amarelo, mas não abuse ou pode virar cor-de-fogo e te queimar por completamente.
  • Usa-se também como uma réplica de um CD verdadeiro, mas tome cuidado porque o Cádmio é instavel em computadores muito potentes.