Cálcio

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Metal story.jpg Este artigo é metálico!

Ele é revestido ou banhado a algum metal ou liga que se encontra na tabela periódica. Se você corroer este artigo, Mordekaiser vai exterminá-lo!

Cálcio é conhecido e importante elemento químico metal alcalino-terroso que só nos lembramos quando quebramos o braço com fratura exposta, ou quando a sua avó sofrendo de osteoporose rola a escada abaixo.

Características[editar]

Cálcio pra dar e vender.

O cálcio é um elemento maleável, resistente, queima em cor avermelhada, não-tóxico, não-inflamável e serve como veneno contra rato.

É o responsável pela coloração branca do leite, do cal, do giz, do talco e do crack.

Papel biológico[editar]

O cálcio forma os ossos, é o único elemento possível para fazer um osso perfeito. Da clavícula às falenges dos dedos do pés.

Além disso, o cálcio tem uma importantíssima importância para as funções enzimáticas do baço, e por isso é um mineral obrigatório em coisas como Sucrilhos e Danoninhos.

Quase todo leite é rico em cálcio. Todavia o leite de burra não é recomendado para a obtenção de cálcio, principalmente se for confundido com gesso.

História[editar]

O cálcio foi inicialmente descoberto acidentalmente por Humphry Davy, em 1808, quando numa tentativa de fazer um leite ovomaltine, confundiu o achocolatado com mercúrio. Nessa eletrólise obteve uma amálgama que destilada originou um resíduo sólido facilmente oxidável, era o cálcio. Todavia ele não ficou convencido que aquilo era cálcio isolado.

Somente anos depois, que o filósofo Seu Madruga, numa tentativa de desnatar leite de burra, isolou o componente com cal formando gesso, o anodo submergiu uma parte de carbonato no interior da pasta funcionando como catodo, formando assim o cálcio, que se demonstrou facilmente oxidável.

Utilidades[editar]

O cálcio é componente de diversos importantes e populares minerais, entre eles o mármore, a calcita (não confundir com calcinha), calcário e dolomita. O cálcio é também o componente primordial do alucinógeno cal e também do cimento (não cheire cimento, ele causa distúrios neurais irreversíveis). Todavia, a maior utilidade do cálcio é na composição do giz (sulfato de cálcio - CaSO4). Já imaginou ter aulas só com o professor falando sem parar?