CGA

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar


CGA (que significa "Cores Gays, A-mi-ga!") é uma placa de vídeo criada pela IBM para seu merda computador IBM PC 5150, feita para mostrar gráficos com cores muito feias "bonitinhas". Ela é notória por suportar apenas duas paletas diferentes de 4 cores, sendo as 4 cores as piores e mais feias possíveis.

História[editar]

Veja os incríveis gráficos supercoloridos que a CGA pode gerar!

Quando a IBM estava desenvolvendo o IBM PC, ele era planejado para vir com a placa de vídeo MDA, que mostrava apenas texto em preto-e-branco. Mas próximo do lançamento, notou-se que a maioria dos outros computadores da época podiam mostrar gráficos coloridos. Então, os engenheiros da IBM pegaram o chip Motorola vagabundo usado na MDA, espetaram 1KB de RAM nele, fizeram algumas gambiarras, e conseguiram fazer um chip feito para mostrar texto em preto e branco mostrar gráficos coloridos em 16 cores diferentes. O problema foi que devido à quantidade baixíssima de memória disponível para a placa de vídeo, só era possível mostrar 2 ou 4 cores na tela em modo gráfico, e devido ao estado de pobreza da IBM, só podiam ser usadas duas paletas de cores. Então o engenheiro eletrônico daltônico, após uma sessão de cheiramento de gatinhos, construiu duas paletas de 4 cores para a placa de vídeo, baseado na sua imaginação. As paletas foram aprovadas pelo chefe do projeto da CGA, que no momento estava sob efeito de LSD, e achou as cores lindas.

Os compradores dos PCs IBM 5150 logo notaram que a placa de vídeo era grotesca, e haviam muitos outros computadores capazes de mostrar gráficos melhores e com mais cores que a CGA, como o MSX, o Commodore 64, o Atari 800 e até o Apple II, que se utilizava de gambiarras ainda mais fuderosas para mostrar 6 ou 16 cores na tela de uma vez

Vendo a insatisfação dos compradores, a IBM finalmente tomou vergonha na cara e lançou a placa de vídeo EGA, que era uma placa de vídeo de verdade e não um monte de gambiarras, tinha maior resolução, mostrava 16 cores ao mesmo tempo de uma paleta de 64 cores, suportava sprites e rolagem de tela.

Modos de vídeo[editar]

A CGA pode mostrar os seguintes modos de vídeo:

A outra paleta de cores da CGA.
  • Modo texto 40x25: Um modo de vídeo que mostrava texto colorido em 16 cores diferentes.
  • Modo texto 80x25: O mesmo modo acima, mas com o texto espremido para caber mais texto na tela.
  • Modo gráfico 320x200: O infame modo gráfico que mostra 4 grotescas cores de 2 paletas diferentes.
  • Modo gráfico 640x200: Um modo gráfico preto-e-branco de "alta resolução" com pixels totalmente espremidos.

Há boatos de que ao conectar a placa de vídeo CGA em uma televisão, era possível mostrar 16 cores na tela nos modos 320x200 e 640x200 usando alguns truques, embora as imagens ficassem bem borradas. Isso não podia ser confirmado na época, pois pouquíssimas televisões tinham entrada RCA, e os donos das TVs que tinham RCA eram ricos e usavam computadores com placas de vídeo bem mais potentes. Nossa equipe de chinchilas conseguiu uma placa de vídeo CGA e uma TV para testar a hipótese, mas infelizmente elas não conseguiram descobrir como fazer para supostamente mostrar as 16 cores, já que a televisão não queria ligar.

Há ainda outros boatos de que há uma terceira paleta de cores no modo 320x200, e que há um modo 160x100 com todas as 16 cores acessível via gambiarras, mas isso ainda não pôde ser confirmado por nossos macacos altamente treinados, já que por algum motivo os programas que eles fazem acabam travando o computador.

Especificações[editar]

  • Chip de vídeo: Motorola MD6845
  • Memória RAM: 1 KB
  • Saída de vídeo: Conector RGBI de 9 pinos e saída composta RCA
  • Largura de banda de memória: 384 bytes/s
  • Barramento de memória: 0,32 bits
  • Quantidade de cores suportadas: 16 cores

Curiosidades[editar]

  • A CGA tem as especificações perfeitas para rodar Tibia com os gráficos no máximo.
  • O Laptop da Xuxa utiliza um protótipo da placa de vídeo CGA, com resolução bem reduzida e apenas duas cores.
  • A CGA não é capaz de desenhar os míseros 64000 pixels da tela inteira em 1 frame. (isso é sério!)
  • A CGA é usada em letreiros de neon, pela sua capacidade de mostrar as cores azul-bebê e rosa-choque ao mesmo tempo.

Vídeo[editar]

Nossa equipe obteve acesso a uma fita de vídeo raríssima, obtida clandestinamente do lixão da IBM, que demonstra um protótipo da CGA capaz de mostrar 1024 cores na tela ao mesmo tempo:

Segundo informações obtidas por nossa equipe de pesquisa, este protótipo estava sendo secretamente desenvolvido paralelamente à CGA, por um engenheiro com alguma sanidade mental que percebeu que a horrível paleta de 4 cores da CGA não era uma boa ideia. Segundo relatos, quando o projeto foi descoberto, o engenheiro foi demitido, pois o chefe de projeto, sob efeito de LSD, desmaiou ao ver a enorme quantidade de cores mostradas na tela, e teme que o mesmo acontecesse com os usuários.