Cadeia alimentar

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Natureza-checa.jpg
Uvas de Dalton.jpg

Este artigo é relacionado à biologia.

Provavelmente estará cheio de referências às Leis de Mendel.

Não estrague o artigo, ou você sentirá o gosto da mandioca brava.

Cadeia alimentar é um ciclo da natureza em que toda a vida deve servir para algo, tipo um comendo o outro para que nada se perca e tudo se transforme. Isso é tão perfeito que mesmo a bosta se transforma em adulbo.

[editar] Esquema

Seja na cadeia aquática ou terrestre, as pererecas são as primeiras a ser comidas.

Logo de cara você deve ver nas aulas aquela ilustração de algo circular com um grupo de bichos que estão em um equilíbrio sem brechas para algo dar errado. O problema é que algumas vezes acontece de, ao invés da cobra comer o rato, prefere um humano e o rato prefere um humano e o humano prefer uma cobra mas, disso a natureza não tem culpa alguma.

Não é preciso muito esforço para cumprir a cadeia, embora as alfaces sejam para os coelhos, vacas e humanos mas, surgem vermes que não estavem no ciclo e comem a alface antes. Isso o Horácio também costuma ficar puto da cara mas, os herbívoros (e os vermes insolentes ) ainda tem muitas opções, tipo, cenoura, pepino, mandioca... Disso também se alimentam os veados, que por sua vez podem virar alimento de bofes tigres e outros predadores.

Falando nos predadores eles podem ser o que mais há de importante na cadeia alimentar, apesar de serem tão praguejados por serem ferozes. Sim, sempre que eles devoram uma gazela descuidada, isso evita a superpopulação de veados e põe as coisas nos eixos e, também, se tivessem veados e gazelas demais, os vermes (não os mesmos que atacaram o vegetal acima) se proliferariam quando essa veadaria toda morresse e contaminaria até a água. Água sim, agora chegamos na fonte que toda a cadeia consome, porém a água é camarada e não consome ninguém, quando alguém se afoga não é culpa da água e ela não come isso mas, deixa só boiando a quem interessar possa. Sendo um humano pode até mesmo interessar a outro humano antropófago mas, isso nem estava no esquema da cadeia e pode inclusive ocasionar em cadeia de outro tipo.

[editar] Prática

Esquema facilmente compreendido.

Isso sobre o funcionamento da cadeia alimentar não mudou nada em milhões de anos mas, assim mesmo há criaturas que teimam em tentar modificar e nunca dá certo. Há pessoas por exemplo, que colocam chocolate, mel ou cenoura ou no cabelo e comendo flor, o que não tem nada a ver mas, esse não é o pior que inventam. Ha pessoas que tomam xixi, quando ele deveria ser dispensado e, já dissemos que a água é a base da cadeia dessa bicharada toda mas, nem é por passar sede que se toma xixi, isso faz parte das estranhas manias de humanos.

Na prática a cadeia funcina sim, desde que ninguém tire sua ordem perfeita, basta que você ponha na cabeça o esquema dos bichos que vai lá dos primeiros anos do fundamental, aparece até o ensino médio e pode chegar até a faculdade, dependendo do que você cursar. Nem precisaria estudadr tanto isso mas, já que tem que ser, ao menos tome cuidado com o que você come.

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas