Cafeína

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Estrutura química de Cafeína
Cafeína
Nome IUPAC
1,3,7-trimetilxantina
Fórmula química Ca10EsGa3Ci2Ga-PeGa7
Sinônimos Cafeína,
3,7-diidro-1,3,7-trimetil-1H-purina-2,6-diona
Informações gerais
Efeitos em mafagafos Sim
Efeitos alucinógenos Sim Não
É comestível? Sim, disolvido
Pode ser usado como
tempero em pizzas?
Não, anula o sabor
Informações físico-químicas
Massa molar 285,74 g/mol.
Densidade 1,58 g/cm3.
Ponto de fusão 125 °C.
Ponto de ebulição 370 °C.
Solubilidade em água 128 mg/mL (20°C).
Informações de segurança
Metabolismo cerebral
Toxicidade mediano
Inflamabilidade baixo
Meia-vida 1 hora
Excreção renal


Cafeína é uma substância encontrada nas fezes de doninhas hiperativas e que, embora não seja ideal para o consumo humano é amplamente apreciado por esses mamíferos, que se viciam em cafeína na ânsia de ficarem doidões.

Características[editar]

Considerado pela OMS como um opiáceo, a cafeína é portanto totalmente proibido pelo COI e o seu Comitê Internacional de Dopping. Atletas não podem tomar cafeína porque praticar esportes estando doidão maluco saltitando de hiperatividade não é uma atitude desportiva.

Ocorrência[editar]

A cafeína pode ser facilmente encontrada em diversos tipos de plantas pelo mundo. Como na Cola (matéria-prima da cola de sapateiro, daí o vício que pode causar), no Red Bull, na erva, e claro na planta que dá os cafezes.

Efeitos[editar]

Os nerds, sempre eles, compreenderam o poder da cafeína e os benefícios que ela traz. Essa substância os ajuda a manter suas mentes ativas durante longos períodos. Um mantra foi desenvolvido ao longo dos séculos refletindo essa filosofia. Os nerds normalmente negam-se a recitar esse mantra em outra língua que não o inglês. Eis a versão original do mantra:

Cquote1.png It is by caffeine alone I set my mind in motion, It is by the beans of Java the thoughs acquire speed, the hands acquire shaking, the shaking becomes a warning. It is by caffeine alone I set my mind in motion. Cquote2.png

Uma tradução em português foi publicada em 1973, sendo usada até hoje. Ei-lá:

Cquote1.png É pela cafeína somente que eu coloco minha mente em movimento, É pelos grãos de Java que os pensamentos adquirem velocidade, as mãos adquirem tremor, o tremor torna-se um aviso. É pela cafeína somente que eu coloco minha mente em movimento. Cquote2.png