Caipora (lenda)

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Você quis dizer: Curupira? Cquote2.png
Google sobre Caipora (lenda)
Cquote1.png Você quis dizer: Catapora? Cquote2.png
Google sobre Caipora (lenda)
Cquote1.png Experimente também: Cai fora! Cquote2.png
Sugestão do Google para Caipora (lenda)

Caipora é mais uma lenda criada pelos índios para tentar espantar o homem branco da floresta. Mas só o que quer fazer mal aos animais e a floresta. A Caipora é também, mais uma entidade de proteção à floresta criada pelo imaginário indígena, já são tantos protetores da floresta que daqui a pouco os animais terão que realizar uma eleição para escolher os verdadeiros protetores da natureza, os que realmente protegem, não os que dizem que protegem mas nunca apareceram para ajudar em porra nenhuma.

Biografia[editar]

Jogador de futebol tentando se passar por Caipora.

A Caipora é prima bem próxima de outra figura mitológica brasileira, o Curupira. Porém o que os diferencia é que o provavelmente o Curupira seja deficiente físico, já que este geralmente aparece apenas montado em cima de um porco do mato, seu bicho de estimação e meio de transporte.

Wikisplode.gif
A nossa sátira autorizada, a Wikipédia, tem um artigo sobre: Caipora (lenda).

Diz a lenda que a Caipora é, assim como o Curupira, protetora da floresta e da natureza, mas principalmente, dos animais. Ela é preta, com cabelos vermelhos e tem os pés virados para trás. Mas, a Caipora destaca-se também por ser uma exímia negociadora, e sempre faz "acordos de caça" com os caçadores, dizendo-lhes o quê e a quantidade do que podem caçar, sempre pedindo de volta fumo e cachaça para continuar alimentando seu vício. Caso algum caçador não respeite o "acordo", ele é atormentado por Caipora até que fique completamente louco ou se cague de medo. Isso se a Caipora não estiver bêbada ou ligada, pois se ela estiver, ela deixa para fazer as maldades dela quando o caçador resolver retornar à floresta.

Apesar de ser tratado como mentira lenda, existem relatos de caçadores e fazendeiros que afirmam ter visto a Caipora alguma vez em sua vida. A descrição geralmente é a mesma, muito parecida com a descrição do Curupira, só que ao invés de estar montado em seu porco como o Curupira, ela corre muito e emite sons esquisitos, fazendo com que a pessoa sinta mais medo ainda.

Características[editar]

Caipora se preparando para mais uma noite de aventuras e armações!
  • Muitas pessoas que afirmam te visto a Caipora descrevem esta como sendo um menino ou menina preto, de cabelo vermelho, pés virado pra trás. Outros dizem que este além dessas características, também segura um cachimbo e usam gorro vermelho. Outros vão mais além e afirmam que além de todas essas características, a Caipora tem apenas um olho e às vezes usa camisa do Flamengo e do Internacional de Porto Alegre;
  • A Caipora tem o pode de ressuscitar qualquer animal morto, desde que este tenha sido morto sem a sua permissão. Relatos afirmam que vários animais já conseguiram mentir para Caipora pra poder ressuscitar um parente seu que havia sido morto ou que morreu sem querer, para isso, eles a enchiam de cachaça e maconha;
  • Por ser muito veloz, e quase se mover a velocidade da luz, apenas os cavaleiros do zodíaco de ouro poderiam vê-la. O que não é verdade, já que inúmeros caçadores que não são cavaleiros ou algo do tipo afirmaram terem visto-a na floresta.
  • Em alguns locais do Brasil, dizem que a Caipora e o Curupira tem uma relação extra-conjugal. Eles não podem ser descobertos por Tupã, já que este é o pai de Caipora e é muito ciumento, o que acarretaria na morte do Curupira.

Ver Também[editar]