Campeonato Brasileiro de Futebol de 1980

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Bolsa delícia.jpg Ordem para os pobres, progresso para os ricos.

Oxi, meu rei, este artigo vem do Brasil, visse? Ele joga futebol, come feijoada, exporta diplomatas, puxa o saco dos EUA, paga imposto pra caralho e põe a culpa no governo pela ausência de Prêmio Nobel.

Aviso importante: Clubismo aqui NÃO, cazzo!
A Desciclopédia é um site de humor, logo, NINGUÉM aqui se importa pra quem você torce, seja a Ponte Preta, o Paulínia, o Campinense ou o São Caetano. Seja engraçado e não apenas idiota.
Cquote1.png Foi aqui aonde eu brilhei! Cquote2.png
Zico sobre Campeonato Brasileiro de Futebol de 1980

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1980 foi o primeiro vencido pelo Flamengo de Zico, que durante toda a década de 1980 iria colecionar títulos nacionais e internacionais, galacciais e até mesmo Universais.

O que rolou neste ano?[editar]

A CBD foi desmembrada após o fuzilamento feito pela Ditadura Militar e surgiu a CBF. Os clubes mais tradicionais passaram a pressionar a recém-criada confederação a reformar o Campeonato Brasileiro, que vinha crescendo ano a ano em número de participantes, tendo chegado ao recorde de 94 clubes no ano anterior, onde conquistar o título seria como se vencessem a guerra no Iraque.

Finalmente, a CBF decidiu dividir o campeonato em três divisões: a Taça de Ouro (com os 40 clubes mais fortes da época com bastante bate-bate e quebra-quebra), a Taça de Prata e a Taça de Bronze, além da Taça de Ferrugem para o pior time da equipe. Mas, ao aplicar de forma particular as recomendações da Fifa sobre acesso e descenso, a CBF criou um inédito mecanismo de "acesso intermediário", no mesmo ano das competições: as 4 equipes melhor classificadas na primeira fase da Taça de Prata passariam a disputar a segunda fase da Taça de Ouro para que se fodão para competirem pela Taça de Ferrugem. As demais equipes da Taça de Prata permaneceriam na sua competição, disputando o título do torneio, e ainda duas vagas para a Taça de Ouro do ano seguinte, que acabaram ficando uma zona de guerra, muitas faltas e cartões vermelhos rolarão no jogo inteiro.

A fórmula da disputa[editar]

  • Primeira Fase: 40 clubes divididos em quatro grupos, aonde cada um ficaria de quatro para receber um meia nove, onde só irião para a segunda fase os que aguentavão o tranco.
  • Segunda Fase: Os 28 clubes classificados na primeira fase mais os quatro primeiros colocados na primeira fase da Taça de Prata e para ver quem disputaria a Taça de Ferrugem, totalizando 32 clubes, são divididos em oito grupos com quatro clubes em cada. Em dois turnos, classificando-se para a terceira fase os dois primeiros colocados em cada grupo dos primeiros e dos últimos colocados dos piores times.
  • Terceira Fase: Quatro grupos com 4 clubes em cada, turno único, e classificando-se para a fase final o primeiro de cada grupo enquanto os demais não ficarião com porra nenhuma de competição.
  • Fase Final Semifinais e final: Em partidas de ida e volta, classificando-se sempre o clube com o melhor resultado na soma de placares naquele que tivesse a maor pica. Nas seminfinais, o mando de campo no 2º jogo e a classificação em caso de empate vão para o clube com melhor campanha durante o campeonato, onde valia tudo para ir nas finais, até mesmo pancadaria intensiva. Nas finais, a vantagem (tanto no mando de campo quanto no duplo empate) é do clube com a melhor campanha na semifinal, fodendo com aquele que se esforçou-se muito na final do jogo, sendo o Zica o Rei deste ano.