Campeonato Brasileiro de Futebol de 1981

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Hoe.jpg Passa a certeira! Perdeu, preibói!

Oxi, meu rei, este artigo vem do Brasil, visse? Só fala de futebol, come feijoada, exporta travestis, puxa o saco dos EUA, paga imposto pra caralho e põe a culpa no governo pela dificuldade de atendimento médico.

Aviso importante: Futebolismo aqui NÃO, cazzo!
A Desciclopédia é um site de humor, logo, NINGUÉM aqui se importa pra quem você torce, seja o Sport, o Goiás, o Náutico ou o Paulínia. Seja engraçado e não apenas idiota.
Cquote1.png Aqui ainda tinhamos um time campeão! Cquote2.png
Guarani sobre Campeonato Brasileiro de Futebol de 1981

Cquote1.png Nós também tavamos na elite, mano! Cquote2.png
Operário-MS sobre Campeonato Brasileiro de Futebol de 1981

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1981 foi vencido, pela primeira vez, pelo Grêmio após a propina muito esforço para este time vencer.

O que rolou neste ano?[editar]

Também pela primeira vez, a CBF adotou como critério de acesso à Taça de Ouro os resultados dos Campeonatos Estaduais, ou seja, quem venceu no Estadual tava com a grande vantagem sobre os demais que não conseguião nem sequer o terceiro colocado. Portanto, participaram do Campeonato Brasileiro de 1981, os 6 primeiros colocados do campeonato paulista, os 5 primeiros do carioca, os que fizerão 69 campeões e o vice de RS, MG, PR, BA, PE, CE e GO... entre outros.

Mais o campeão e o vice da Taça de Prata do ano anterior (Londrina e CSA) que na atualidade não estão nem sequer na Série E do brasileirão. Para a segunda fase, sobem ainda os 4 primeiros colocados na primeira etapa da Taça de Prata do mesmo ano (ou não).

O Palmeiras, que foi mal classificado no campeonato paulista daquele ano, por jogarem mal pra caralho, começou o Brasileiro na Taça de Prata (série B), mas subiu para a Taça de Ouro na segunda fase, juntamente com Náutico, Bahia e Uberaba após muito quebra-quebra entre os times.

O campeão e o vice da Taça de Prata de 1981 foram, respectivamente, Guarani e Anapolina, como sempre, ao menos nas décadas de 70 e 80. O torneio Taça de Bronze foi abolido nesse ano porque os times estavão tão violentos que nem valeria ver estes jogos.

A fórmula da disputa[editar]

  • Primeira Fase: Quatro grupos com dez clubes cada. Turno único com os clubes se enfrentando dentro de cada grupo, tendo muito quebra-quebra e empurra-empurra. Muitos cartões amarelos e vermelhos huv naquela fase. Classificando-se para a segunda fase os sete primeiros colocados de cada grupo que cometiam menos faltas, o que seria quase impossível.
  • Segunda Fase: Os 28 clubes classificados na primeira fase e mais Náutico, Palmeiras, Bahia e Uberaba, vindos da Taça de Prata; são organizados em oito grupos com quatro clubes em cada, onde teriam novamente ter que ficarem de 4 e fazerem meia nove para poder se classificarem. Em turno e returno, enfrentando-se dentro de cada grupo, classificando-se para a terceira fase os dois primeiros colocados de cada grupo que aguentarem o tranco.
  • Fase final (com oitavas-de-final, quartas-de-final, semifinais e final finalmente): sistema eliminatório, com jogos em ida-e-volta, tendo o clube de melhor campanha o mando de campo no segundo jogo. Não houve muito quebra-quebra neste ano, já que os times mais violentos não puderão tentar conquistar as taças de bronze ou de ferrugem como no ano passado, onde na final dos times se este terminasse empatado, aí sim a disputa seria por pênaltis, onde daí que o Grêmio levou a melhor neste ano.

Campeão[editar]

Campeão Brasileiro de 1981
Série A
Imparesa.JPG

Resident Evil
(1º título)